Nos dias 24 e 25 de abril a FLT realizou mais uma Jornada Acadêmica, reunindo os estudantes de todas as turmas dos cursos de Bacharelado em Teologia e dos Cursos Bíblicos Vida e Missão e Vida e Música. A Jornada Acadêmica tratou do acolhimento de pessoas que vivem relacionamentos homoafetivos em comunidades cristãs. O palestrante convidado, referência do cenário brasileiro na área, foi o Missionário Willy Torresin de Oliveira, ex-diretor do Movimento Exodus e fundador e Diretor do ministério cristão Paz com Deus, que há 20 anos atua no ministério voltado especificamente à área da redenção da sexualidade humana. 

De forma muito aberta, tratou-se de questões ligadas à construção da sexualidade, dos desafios pessoais, dos sofrimentos vivenciados por pessoas em prática sexual homoafetiva ou que simplesmente expressam sua sexualidade de forma diferente daquela considerada geralmente como “normal” dentro das comunidades cristãs. Abordou-se o sofrimento causado e potencializado pelas próprias realidades de desprezo e exclusão em comunidades cristãs, e sobre como lidar com a questão nas comunidades, de maneira que sejam acolhedoras. A comunidade acadêmica foi desafiada ao fomento de uma nova atitude, ao acolhimento, ao diálogo sincero com pessoas que lutam e lidam com questões de sua identidade de gênero e homossexualidade, sem que haja a imposição de determinados comportamentos morais como pré-requisito para que esse acolhimento se concretize em nível de comunidades cristãs. 

Abordou-se ainda a importância das comunidades manterem e promoverem um diálogo claro com pessoas homoafetivas, sobre as possibilidades existentes dentro da nova perspectiva da identidade presenteada por Deus em Jesus Cristo.

Prof. Dr. Vítor Hugo Schell