Curso de Extensão

Aperfeiçoamento em Assessoramento Pastoral Familiar

O Curso de Assessoramento Pastoral Familiar visa capacitar o assessor familiar: pessoa com chamado para atender a família em seus multiformes aspectos.

Oportunizar aos participantes que atuam na área da ajuda, o ferramental teórico-prático que lhes permita um melhor desempenho junto às famílias de sua comunidade em um nível de intervenção primária. O curso parte de princípios da psicologia, bem como de vivências e orientações com base em sólida teologia cristã.

Com este curso a FLT – em parceria com EIRENE do Brasil, aspira desafiar os estudantes a aprofundarem sua reflexão e sua prática social e diaconal em relação a família e seus problemas, para que seu serviço profissional, pastoral ou voluntário em prol da saúde familiar seja pertinente e eficaz.

TEMAS:

• Ciclo Vital das famílias
Fundamentos de Psicologia
• Comunicação Conjugal e Familiar
• Sociologia da Família na América Latina
• Fundamentos Bíblico-teológicos do Casamento e da família
• Sexualidade e Família
• Acompanhamento Pastoral em Crises
• Posturas em Aconselhamento Familiar

Carga horária: 150h/a

Profissionais das ciências humanas e da saúde, missionários, pastores, líderes leigos cristãos que atuam em ministérios voltados para casais e para a família, estudantes de teologia e profissionais da área de ajuda.

Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia simples da carteira de identidade;
– 01 foto recente.
Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
– Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso. As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.
Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um “Manual do Aluno“, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Claus Schwambach (diretoria@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O curso de Assessoramento Pastoral Familiar é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Não há turmas em andamento

Lista de Docentes

Ma. Adelaide Graeser Kassulke

Esp. Carlos Theodoro

Ma. Kitty Kurzawa Furstenau

Esp. Aparecida Coelho Fernandes

Esp. Ingrid Forster Bayer Giraldi Costa

Dr. Rolf Roberto Krüger

Dr. Carlos Tadeu Grzybowski

Esp. Leonora Ciribelli

Esp. Ursula Regina Schmidt Affini Felix