Bacharelado em Teologia

O chamado para o bacharelado é o chamado a colocar-se pessoalmente a serviço de Cristo a partir do dom que já foi presenteado por Deus.

Teologia a serviço da vida

Bacharelado em Teologia

Apoio 

ao Discente

Políticas de apoio pedagógico e financeiro aos discentes!

O apoio educacional-pedagógico, psicológico, pastoral e financeiro aos estudantes é desenvolvido pela FLT por meio dos seguintes programas e ações:

  1. Programa de Recepção de Calouros: programação cultural, educativa, social e recreativa; apresentação da estrutura organizacional e administrativa da FLT, informações e orientação sobre procedimentos de atendimento às necessidades e curiosidades que possam ocorrer. O programa visa facilitar a inserção social no campus da FLT e preparar o estudante para a vida acadêmica.
  2. Oferta de Bolsas Trabalho, que contribuem na formação acadêmica, ética, cidadã e na qualidade de vida dos discentes. Bolsas Trabalho visam ainda assegurar aos estudantes igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas, reduzindo os efeitos das desigualdades socioeconômicas, culturais e individuais.
  3. Apoio à participação em eventos, por meio de financiamento parcial de passagens terrestres intermunicipais e interestaduais.
  4. Fornecimento de seguro de vida a todos os estudantes.
  5. Ouvidoria: Realização de reuniões regulares de representante da direção geral com os representantes do DAAC e os representantes de turma, visando atender demandas diversas que surgem nas diversas turmas e implantar melhorias.
  6. Projeto de apoio aos estudantes com histórico de dependência em substâncias psicoativas, de modo que esses estudantes participem em Grupo de Apoio a dependentes e familiares, bem como sejam colocados em contato com uma Comunidade Terapêutica parceira (CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança – Unidade São Bento do Sul).
  7. Oferta de diversas possibilidades de apoio financeiro: 1) Programa de Bolsas de Estudo da FLT; 2) FFAFT – Fundo de Financiamento e Auxílio à Formação Teológica; 3) Crédito educativo da AACETEOL – Associação dos Amigos do CETEOL; 4) FORMAR – Fundo de Formação Teológica da MEUC.
  8. Intermediação de colocação profissional junto a entidades religiosas que absorvem os egressos da FLT – Programa de Acompanhamento a Egressos e de Inserção no Mercado de Trabalho.

Links:

Programa de Integração de Calouros
Programa de Acompanhamento de Egressos e Inserção no Mercado de Trabalho
Programa de Acompanhamento Psico-Pastoral
Regulamento de Bolsa Trabalho
Programa de Bolsas de Estudo

 

Bacharelado em Teologia

Políticas 

 

Políticas de estímulo à permanência do discente

A FLT tem estimulado os acadêmicos à permanência no curso de graduação. Além de todas ações que você encontra na Política de apoio pedagógico e financeiro, e que contribuem para a permanência do discente no curso, a FLT adota também as seguintes estratégias:

Atendimento pedagógico ao discente (feito pelos docentes, conforme escalas de horários de atendimentos semanais);

  1. Atendimento pastoral ao discente (feito pelos docentes, conforme escala de horários de atendimentos semanais);
  2. Programa de Acompanhamento Psico-pastoral: atendimento individualizado aos discentes a partir de demandas na vida particular, social, educacional e profissional. Inclui diversas ações de docentes, da capelania acadêmica da FLT, e de profissionais da área da psicologia.

Conheça o Programa de Acompanhamento Psico-Pastoral.

 

Mecanismos de Nivelamento

A FLT possui mecanismos de nivelamento, que é feito mediante oferta de monitorias nas disciplinas em que há dificuldades acadêmicas, módulos de nivelamento a calouros (de português, p. ex.), atendimento adicional de docentes para estudantes com dificuldades acadêmicas, tanto calouros quanto veteranos. A monitoria promove a iniciação do aluno nas atividades de planejamento, organização e realização situações didáticas, como forma inclusive de estimular a intervenção profissional. Em especial, porém, a monitoria funciona como mecanismo de nivelamento, provendo suporte didático-pedagógico a estudantes com dificuldades ou interessados em avançar nos seus conhecimentos.

Link:

Programa de Nivelamento da Graduação.

Políticas referentes à organização estudantil

O Corpo Discente da FLT está organizado em um diretório acadêmico, o DAAC – Diretório Acadêmico Artur Clebsch, que é o órgão de classe próprio, regido Estatuto próprio, e que recebe da FLT o apoio e o incentivo ao seu funcionamento.

A Faculdade Luterana de Teologia estimula ainda a participação e representação estudantil no CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e no Conselho Superior da FLT, resguardada a proporcionalidade docente, prevista em lei.

A FLT incentiva e promove a participação de discentes nas atividades de Pesquisa e Extensão.

Com a finalidade de promover o convício, a integração, a cidadania e a cultura, a FLT promove regularmente também atividades culturais, desportivas e acadêmicas.

De forma geral, são promovidas diversas ações em direção a uma cultura de reflexão e participação acadêmica, do envolvimento em movimentos estudantis e uma política institucional inclusiva e democrática.