Bacharelado em Teologia

O chamado para o bacharelado é o chamado a colocar-se pessoalmente a serviço de Cristo a partir do dom que já foi presenteado por Deus.

Teologia a serviço da vida

Bacharelado em teologia 2021

ENADE  – Exame Nacional de Desempenhos de Estudantes

Como todas as IES – Instituições de Ensino Superior, também a FLT e e seus estudantes participam das avaliações do ENADE, e possuem um conceito ENADE.

O que é o Enade?

O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. O ENADE ocorre num ciclo de 3 em 3 anos para cada área do conhecimento.

Bacharelado em Teologia

Sobre o

ENADE e o IGC (Índice Geral de Cursos)

 

Objetivos

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Sobre os resultados e o IGC (Índice Geral de Cursos):

Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa nº 19, de 2017. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Conceito ENADE do Bacharelado da FLT

No último ciclo avaliativo a FLT a FLT obteve o conceito ENADE 4, que atesta a excelente qualidade de sua formação teológica.

 O Conceito ENADE é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no ENADE. Seu cálculo e divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do Exame.