Bacharelado em Teologia

O chamado para o bacharelado é o chamado a colocar-se pessoalmente a serviço de Cristo a partir do dom que já foi presenteado por Deus.

Teologia a serviço da vida

Bacharelado em Teologia

Linhas de formação 

Teológica 

O curso de bacharelado em teologia da FLT está inserido, quanto à sua linha de formação, dentro da rica tradição teológica e humanística protestante luterana e dentro do herança teológico-espiritual do Pietismo enquanto movimento de revitalização das igrejas da Reforma. A tradição protestante luterana tem por característica, desde seus primórdios, o resgate do legado teológico patrístico e ecumênico dos primeiros séculos do cristianismo em seus embates com as tradições filosófico-culturais da Antiguidade e da Idade Média. A partir das contribuições dos reformadores, em especial de Martim Lutero, a tradição protestante se constituiu numa das muitas forças históricas que resultaram no desenvolvimento do mundo moderno e inclusive pós-moderno. A tradição protestante foi, nesse sentido, uma tradição que desde seus primórdios buscou articular-se em formato acadêmico-científico no âmbito universitário, dialogar criticamente com o mundo moderno, com a ciência, a cultura e a tecnologia, bem como com novos movimentos ideológicos, filosóficos, religiosos e culturais que foram surgindo ao longo dos séculos. Já a tradição do Pietismo contribuiu para a intersecção entre piedade e erudição, comunidade e academia, e fomentou o desenvolvimento de uma teologia comprometida com os desafios da edificação e revitalização de comunidades, bem como da missão, da evangelização e da diaconia. Assim, a linha de formação específica do curso de bacharelado da FLT, que se materializa nas características de seu currículo e de seu perfil do egresso, é a desta rica tradição protestante luterana e pietista, aberta ao diálogo crítico e construtivo ecumênico, interreligioso, inter- e multidisciplinar, no horizonte do mundo plural e da cultura globalizada pós-moderna.

Conheça o perfil de nossa formação teológica, que permite perceber as principais características que perpassam o curso como um todo.

 

.