EXTEnSÃO

Curso Básico de

Interpretação da Bíblia

Esse curso tem por objetivo introduzir os participantes nos principais métodos de interpretação bíblica, considerando os gêneros literários do AT e do NT (narrativas do AT; Salmos; leis do AT; Livros de Sabedoria; Profetas; Evangelhos; Parábolas; Cartas do NT; Atos dos Apóstolos; Apocalipse). Os últimos encontros visam capacitar o participante para o preparo de uma mensagem bíblica, a partir de subsídios teóricos e práticos. O curso é ideal para ser oferecido em comunidades, em nível local ou regional. Estende-se por 10 encontros semanais ou mensais, a combinar com a FLT.

O curso se justifica pela:
•
Necessidade de fornecer subsídios bíblico-teológicos e práticos para lideranças de comunidade na área da pregação;
• Falta de preparo e de prática de líderes e colaboradores da igreja na leitura bíblica e na interpretação de textos;
• Falta de habilidades e de treinamento na transmissão oral da palavra de Deus;
• Necessidade de preparar pessoas da comunidade que colaborem na área da pregação nos mais diversos níveis do trabalho.

Prof. Dr. Roger Wanke
Coordenador do Curso
roger.wanke@flt.edu.br

O curso tem por objetivos:
• Oportunizar conhecimentos, metodologias e ferramentas na área da interpretação de textos bíblicos;

• Capacitar os participantes a interpretar e pregar a palavra de Deus, em especial, os principais tipos de literatura do AT e do NT;
• Capacitar os participantes nas regras básicas da oratória;
• Encorajar e treinar os participantes para falar em grupos e em público.

Disciplinas:
Módulo 1: Introdução geral e Princípios da Interpretação bíblica I
Módulo 2: Princípios da Interpretação bíblica II
Módulo 3: O preparo e a estrutura de uma pregação
Módulo 4: Interpretação das Narrativas do Antigo Testamento
Módulo 5: Interpretação dos evangelhos (incluindo parábolas)
Módulo 6: Interpretação de Atos do Apóstolos
Módulo 7: Interpretação das leis do Antigo Testamento
Módulo 8: Interpretação dos Profetas
Módulo 9: Interpretação das cartas do Novo Testamento
Módulo 10: Interpretação de Salmos
Módulo 11: Interpretação dos Livros de Sabedoria
Módulo 12: Interpretação do livro de Apocalipse
Módulo 13: A pregação como comunicação – Os ouvintes da pregação
Módulo 14: A pessoa do pregador e o conteúdo da pregação
Módulo 15: Exercícios de pregação

O curso foi planejado para capacitar:
• Lideranças e pessoas que colaboram com o anúncio da palavra de Deus nas comunidades;

• Presbíteros, diáconos, catequistas, missionários, obreiros/ministros;
• Presidentes de comunidades cristãs;
• Líderes e colaboradores do ministério com crianças, adolescentes e jovens;
• Líderes e colaboradores do ministério com casais e famílias;
• Dirigentes de estudos bíblicos;
• Toda pessoa interessada em se aperfeiçoar na área da interpretação bíblica e da pregação.

Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia simples da carteira de identidade.
– 01 foto recente.
Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
– Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso. As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.
Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um “Manual do Aluno“, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Claus Schwambach (diretoria@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);

Você tem interesse nesse curso?

O Curso Básico de Interpretação da Bíblia é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Não há turmas em andamento

Carga horária: 450 horas aula

Período de realização: As aulas acontecerão uma vez ao mês, sexta e sábado.

Horários: Sexta-feira das 19h00 às 22h20min. Sábado das 08h00 às 12h30min; das 13h30min às 18h50min

Local do Curso: Edifício Presbiteriano de Educação Cristã
Rua Visconde de Faria 264, Campo Grande, Santos.

Valores Do Curso:

Taxa de inscrição: R$ 100,00