Pós-graduação

Especialização em Dependência Química e Grupos de Mútua Ajuda

O presente curso de pós-graduação lato sensu visa preparar profissionais que atuam na prevenção, no tratamento e na reinserção social de dependentes químicos para compreenderem melhor a problemática da dependência de substâncias psicoativas e os diversos modelos de tratamento. Inclui uma ênfase especial na temática dos grupos de apoio ou mútua ajuda. É um curso especialmente adequado para todas as pessoas que atuam ou desejam atuar na área da dependência química ou atuar na prevenção e na formação e acompanhamento de grupos de apoio e mútua ajuda. 

Trata-se de um curso presencial de pós-graduação lato sensu (cf. Resolução nº 1, de 6.4.2018, publicada no DOU em 9.4.2018), para o qual a FLT expedirá certificado aos estudantes que apresentarem, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e média 7,0 (sete vírgulas zero) em cada disciplina cursada, e tiverem cursado o mínimo de 360 horas.

Objetivo Geral

Formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem de forma geral nas áreas de Prevenção, Comunidade Terapêutica, Saúde Mental e Grupo de Apoio, dentro da visão de um ser humano Bio-psico-social-espiritual-ambiental-historico e cultural, com ênfase e qualificação aprimorada na área dos grupos de apoio.

Objetivos Específicos

1. Proporcionar conhecimentos básicos acerca das multifacetas da dependência química, que muitas vezes são de difícil diagnóstico e tratamento quando associados a quadros psiquiátricos e comorbidades.
2. Identificar os conceitos básicos sobre dependência química, comunidade terapêutica, saúde mental e grupo de apoio/mútua ajuda e suas aplicações na prevenção, diagnóstico, acolhimento, tratamento e acompanhamento de pessoas afetadas pela dependência química e suas comorbidades bem como no apoio aos seus familiares codependentes. 
3. Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços básicos de atendimento a dependentes químicos, portadores de transtornos mentais e seus familiares, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de tratamento, acolhimento, acompanhamento e apoio.
4. Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados as novas formas de tratamento e abordagem em saúde mental, acolhimento em comunidade terapêutica, prevenção e acompanhamento e apoio através de grupos de mútua ajuda.
5. Proporcionar aos alunos uma visão geral da questão da dependência química, prevenção, comunidade terapêutica, saúde mental e dos grupos de apoio mútua ajuda, em especial dos mecanismos geradores de dependência de SPA`s, transtornos mentais e codependência em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de intervenção, tratamento, acolhimento e apoio, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã.
6. Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico e do codependente.
7. Proporcionar uma formação mais específica e aprofundada sobre todos os assuntos diretamente ligados à área de ênfase do curso, que é a de Grupos de Apoio
8. Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química, Prevenção, Comunidade Terapêutica, Saúde Mental e Grupo de Apoio, com ênfase para temas relacionados aos grupos de apoio.

A matriz curricular do curso é composta pelas seguintes disciplinas, contendo a seguinte carga horária:

  1. Introdução ao cenário da dependência química – 10h
  2. Epidemiologia da dependência química – 10h
  3. História, conceituação e Classificação das principais drogas – 20h
  4. Farmacologia e Dependência Química – 10h
  5. Políticas Públicas e Dependência Química – 10h
  6. Antropologia integral e Dependência Química – 10h
  7. Comorbidades e Dependência Química – 10h
  8. Psicoterapias de modificação de comportamento – 10h
  9. Introdução à Saúde Mental e as dependências de substâncias psicoativas no contexto da psiquiatria – 10h
  10. Terapia Familiar – Perspectiva Sistêmica – 20h
  11. Introdução à Comunidade Terapêutica [Origem/história e método] – 10h
  12. Introdução à Prevenção em Dependência Química – 10h
  13. Psicoterapias humanistas, existencialistas e intrapsíquica- 10h
  14. Introdução a Grupos de Apoio e Mútua Ajuda em Dependência Química – 10h
  15. Cuidando do Cuidador – 10h
  16. Metodologia da Pesquisa Acadêmica – 10h
  17. Metodologia do Ensino Superior – 20h
  18. Codependência – 10h
  19. Dependência Química e seus diferentes públicos – 10h
  20. Espiritualidade e Dependência Química – 10h
  21. Ética e Bioética – 10h
  22. Equipes multidisciplinares, visão transdisciplinar e redes de atendimento à Dependência Química – 10h
  23. Reinserção Social, relação comunitária e prevenção da recaída – 20h
  24. Aconselhamento em Dependência Química – 20h

Disciplinas específicas da ênfase em Grupos de Apoio

  1. O tratamento do codependente no grupo de mútua ajuda – 20h
  2. Grupos de Mútua Ajuda: História, conceituação e Práxis I – 20h
  3. Grupos de Mútua Ajuda: História, conceituação e Práxis II – 20h
  4. Introdução aos Grupos de Apoio Kids: um olhar sobre a criança oriúnda do contexto da Dependência Química – 20h
  5. Reinserção Social. A formação de vínculos e a construção das relações sociais – 10h
  6. O perfil do facilitador: o processo de escuta e a ética profissional- 10h
  7. Prevenção da Recaída – 20h

Carga horária total de 410 horas.

O presente curso destina-se a profissionais graduados em qualquer área do ensino superior, independente se atuem no setor público, privado ou em ONGs, ou ainda se atuem na área pastoral e/ou diaconal de Igrejas. Destina-se também a professores, profissionais liberais, e a quaisquer pessoas que atuem ou tenham interesse em atuar na área da dependência química, da prevenção, do tratamento e de grupos de apoio ou mútua ajuda.

 

Para matricular-se no curso será necessário:
1) Preencher e enviar o Formulário de inscrição (disponível mais abaixo, nessa página);
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Reunir os Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação;
– Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
– Cópia simples da carteira de identidade;
– Cópia simples do CPF;
– 01 foto recente 3X4;
– Cópia simples do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.

Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um “Manual do Aluno“, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Rolf R. Krüger (rolf.kruger@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

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Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O curso de Dependência Química e Grupos de Mútua Ajuda é a sua oportunidade para estudar com profundidade técnica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

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Turmas em andamento

Não há turmas em andamento.

Docentes do Curso

Ms. Guilherme Falcão Farias

Dr. Euler R. Westphal

Me. Marciano Tribess

Me. Jorge Luiz Barbosa da Silva

E-mail:jlsaude54@gmail.com
Curriculum Lattes

Esp. Sirlene Andrade Zermianni

Ma. Roseli M. Kühnrich de Oliveira

Dr. Carlos Tadeu Grzybowski

Esp. Egon Schlüter

Esp. Luís Carlos Kuchenbecker

Ma. Maria Roseli Rossi Ávila

Dr. Rolf Roberto Krüger

Dr. Tadeu Lemos

Esp. Carlos Theodoro

Esp. Edel Ristow

Dr. Francisco Lotufo Neto

Dr. Gerson Joni Fischer

Dra. Maika Arno Roeder da Silva