Pós-graduação

Especialização em Dependência Química e Prevenção

O presente curso de pós-graduação lato sensu visa preparar profissionais que atuam na prevenção, no tratamento e na reinserção social de dependentes químicos para compreenderem melhor a problemática da dependência de substâncias psicoativas e os diversos modelos de tratamento. Inclui uma ênfase especial na temática da prevenção, sendo um curso especialmente adequado para todas as pessoas que atuam ou desejam atuar em comunidades terapêuticas.
Trata-se de um curso presencial de pós-graduação lato sensu (cf. Resolução nº 1, de 6.4.2018, publicada no DOU em 9.4.2018), para o qual a FLT expedirá certificado aos estudantes que apresentarem, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e média 7,0 (sete vírgulas zero) em cada disciplina cursada, e tiverem cursado o mínimo de 360 horas.

Objetivo Geral

Formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem de forma geral nas áreas de Prevenção, Comunidade Terapêutica, Saúde Mental e Grupo de Apoio, dentro da visão de um ser humano Bio-psico-social-espiritual-ambiental-historico e cultural, com ênfase e qualificação aprimorada na área da prevenção.

Objetivos Específicos

1. Proporcionar conhecimentos básicos acerca das multifacetas da dependência química, que muitas vezes são de difícil diagnóstico e tratamento quando associados a quadros psiquiátricos e comorbidades.
2. Identificar os conceitos básicos sobre dependência química, comunidade terapêutica, saúde mental e grupo de apoio/mútua ajuda e suas aplicações na prevenção, diagnóstico, acolhimento, tratamento e acompanhamento de pessoas afetadas pela dependência química e suas comorbidades bem como no apoio aos seus familiares codependentes. 
3. Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços básicos de atendimento a dependentes químicos, portadores de transtornos mentais e seus familiares, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de tratamento, acolhimento, acompanhamento e apoio.
4. Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados as novas formas de tratamento e abordagem em saúde mental, acolhimento em comunidade terapêutica, prevenção e acompanhamento e apoio através de grupos de mútua ajuda.
5. Proporcionar aos alunos uma visão geral da questão da dependência química, prevenção, comunidade terapêutica, saúde mental e dos grupos de apoio mútua ajuda, em especial dos mecanismos geradores de dependência de SPA`s, transtornos mentais e codependência em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de intervenção, tratamento, acolhimento e apoio, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã.
6. Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico e do codependente.
7. Proporcionar uma formação mais específica e aprofundada sobre todos os assuntos diretamente ligados à área de ênfase do curso, que é a da prevenção.
8. Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química, Prevenção, Comunidade Terapêutica, Saúde Mental e Grupo de Apoio, com ênfase para os temas ligados à prevenção.

A matriz curricular do curso é composta pelas seguintes disciplinas, contendo a seguinte carga horária:

1. Introdução ao cenário da dependência química – 10h
2. Epidemiologia da dependência química – 10h
3. Histórica, conceituação e Classificação das principais drogas – 20h
4. Farmacologia e Dependência Química – 10h
5. Políticas Públicas e Dependência Química – 10h
6. Antropologia integral e Dependência Química – 10h
7. Comorbidades e Dependência Química – 10h
8. Psicoterapias de modificação de comportamento – 10h
9. Introdução à Saúde Mental e as dependências de substâncias psico-ativas no contexto da psiquiatria – 10h
10. Terapia Familiar – Perspectiva Sistêmica – 20h
11. Introdução à Comunidade Terapêutica [Origem/história e método] – 10h
12. Introdução à Prevenção em Dependência Química – 10h
13. Psicoterapias humanistas, existencialistas e intrapsíquica- 10h
14. Introdução a Grupos de Apoio e Mútua Ajuda em Dependência Química – 10h
15. Cuidando do Cuidador – 10h
16. Metodologia da Pesquisa Acadêmica – 10h
17. Metodologia do Ensino Superior – 20h
18. Codependência – 10h
19. Dependência Química e seus diferentes públicos – 10h
20. Espiritualidade e Dependência Química – 10h
21. Ética e Bioética – 10h
22. Equipes multidisciplinares, visão transdisciplinar e redes de atendimento à Dependência Química – 10h
23. Reinserção Social, relação comunitária e prevenção da recaída – 20h
24. Aconselhamento em Dependência Química – 20h

Disciplinas específicas da ênfase em prevenção

25. Impactos da sociedade pós-moderna, da mídia e da dependência de substâncias psicoativas na família – 10h
26. Ciclo Vital e vulnerabilidades à dependência de substâncias psicoativas – 10h
27. Modelos pedagógicos e contribuições para a prevenção – 20h
28. Teorias de mediação de aprendizagem como instrumentos de prevenção – 10h
29. Didática Pedagógica na prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas – 10h
30. Prevenção em medicina primária, secundária e terciária – 10h
31. Importância da espiritualidade e das entidades religiosas na prevenção da dependência de substâncias psicoativas – 10h
32. Esporte e Cultura como ferramenta de prevenção da dependência de substâncias psicoativas- 10h
33. Prevenção familiar e resiliência – 10h
34. Prevenção continuada em coletivo escolar – 10h
35. Prevenção, Políticas Públicas e Dependência Química – 10h

O presente curso possui uma carga horária total de 410 horas.

Profissionais graduados em qualquer área, tanto do setor público, privado ou ONGs, como da área pastoral ou diaconal das Igrejas, profissionais que atuem ou tenham interesse em atuar na área da dependência química e comunidade terapêutica

 

Para matricular-se no curso será necessário:
1) Preencher e enviar o Formulário de inscrição (disponível mais abaixo, nessa página);
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Reunir os Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação;
– Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
– Cópia simples da carteira de identidade;
– Cópia simples do CPF;
– 01 foto recente 3X4;
– Cópia simples do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.

Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um “Manual do Aluno“, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Rolf R. Krüger (rolf.kruger@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O curso de Dependência Química e Prevenção é a sua oportunidade para estudar com profundidade técnica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Não há turmas em andamento

Docentes do Curso

Ma. Brigitte Klemz Jung

Esp. Egon Schlüter

Ms. Guilherme Falcão Farias

Esp. Luís Carlos Kuchenbecker

Me. Marcos Roberto Gehring

Esp. Osvaldo Christen Filho

Dr. Carlos Tadeu Grzybowski

Ma. Etel Elen Fischer

Esp. João Paulo Becker Lotufo

Dra. Maika Arno Roeder da Silva

Ma. Maria Roseli Rossi Ávila

Dr. Rolf Roberto Krüger

Dr. Tadeu Lemos

Esp. Carlos Theodoro

Dr. Gerson Joni Fischer

Me. Jorge Luiz Barbosa da Silva

Me. Marciano Tribess

Dra. Marilze Wischral Rodrigues

Ma. Roseli M. Kühnrich de Oliveira