Institucional

Avaliação Institucional

Histórico Credenciamentos

A FLT – Faculdade Luterana de Teologia tem suas origens ligadas a um seminário maior, criado em 1988, chamado de CETEOL – Centro de Ensino Teológico, ocasião em que surgiu o curso livre de bacharelado em teologia . Com o reconhecimento dos cursos de teologia como cursos que poderiam fazer parte do ensino superior reconhecido pelo governo brasileiro no ano de 1999, os dirigentes do CETEOL encaminharam ao MEC os documentos visando o credenciamento de uma faculdade e a respectiva autorização para seu funcionamento. Após visita de uma comissão avaliadora do MEC em novembro de 2000, a instituição obteve seu credenciamento inicial, sendo autorizada a funcionar como faculdade de teologia e a oferecer um curso de teologia reconhecido pelo MEC. Esse credenciamento inicial deu-se através da Portaria MEC 1.915, de 22 de agosto de 2001, assinada pelo Ministro da Educação, Dr. Paulo Renato de Souza, e publicada no DOU – Diário Oficial da União em 24 de agosto de 2001.

A partir desse momento, a instituição alterou seu nome e sua sigla, passando a chamar-se FLT – Faculdade Luterana de Teologia. A FLT foi a 1ª Instituição de Ensino Superior a oferecer o Curso de Bacharelado em Teologia autorizado pelo MEC no Estado de Santa Catarina e a 9ª a o fazê-lo no Brasil, constituindo-se, dessa forma, num marco municipal, regional e estadual de educação. O curso de bacharelado em teologia obteve seu primeiro reconhecimento através da Portaria MEC 577, de 23 de fevereiro de 2006, publicada no DOU em 1º de março de 2006.

Desde os atos iniciais de credenciamento institucional (2001) e de reconhecimento inicial do curso (2006), a FLT passou por sucessivas avaliações externas do MEC. Desde então, a FLT tem adequado e melhorado continuamente sua estrutura e sua gestão aos novos marcos legais do MEC. Tem contratado, formado e qualificado professores, ampliado o acervo da biblioteca, contratado profissionais técnico-administrativos e acadêmicos, melhorado e ampliado a infraestrutura física, promovido a pesquisa e consolidado a extensão.

Acesse os atos oficiais:

Portaria MEC 1.915, de 22/08/2001, publicada no DOU em 24/08/2015.
Portaria MEC 577, de 23/02/2006, publicada no DOU em 01/03/2006.

× Como posso te ajudar?