Pesquisa e publicações

Linhas de Pesquisa

A FLT, inserida no contexto das instituições de ensino superior brasileiro, procura desenvolver uma formação acadêmica que a caracterize como uma instituição social, como uma organização educacional complexa que busca exprimir, de maneira específica, as necessidades inerentes a essa natureza.
Ao se falar em linhas de pesquisa, importa destacar que a FLT prima por interligar a pesquisa, respectivamente a iniciação científica realizada em seu âmbito com o ensino e a extensão.
A pesquisa e iniciação científica desenvolvidos promovem o conhecimento na área das ciências humanas, em especial na da teologia, orientando as investigações a partir dos eixos norteadores estabelecidos no currículo e constituindo um grupo de professores pesquisadores que buscam, pela via da investigação, contribuir para o desenvolvimento.

Conheça, na parte que segue, as diversas linhas de pesquisa existentes na FLT.

Exegese Bíblica e Teologia

Responsável: Professor Dr. Werner Wiese.

Descrição: A linha de pesquisa Exegese Bíblica e Teologia estuda textos e/ou temas importantes para uma cultura bíblico-teológica hoje. Isso abrange a tradição oral e escrita de valores da fé na história bíblica; a relação entre Antigo e Novo Testamentos como documentos histórico-teológicos e sua recepção na pesquisa bíblica contemporânea. Pressupostos de leituras bíblicas. Antropologia bíblica e o ser humano na pós-modernidade. Bíblia, cosmologia antiga à vista da cosmologia moderna: cosmos como criação.

Exegese, Teologia e Recepção do Antigo Testamento

Responsável: Prof. Dr. Roger Marcel Wanke

Descrição: A linha de pesquisa Exegese e Teologia do Antigo Testamento tem como objetivo promover a investigação científica dos textos bíblicos veterotestamentários e seus temas a partir de sua perspectiva histórica e teológica, apontado para sua relevância na atualidade.
Em foco estão os seguintes temas:
a) A exegese de textos bíblicos veterotestamentários a partir de seus contextos literários, históricos e teológicos;
b) Temas da Teologia do Antigo Testamento em discussão com a cultura em diálogo interdisciplinar;
c) Temas da Teologia do Antigo Testamento e sua Recepção como fundamentação bíblico-teológica para a Teologia Prática;
d) Temas da Hermenêutica do Antigo Testamento;
e) Teologia e Antropologia do Antigo Testamento;
f) A pregação de textos veterotestamentários;
g) A recepção e interpretação do Antigo Testamento na teologia e obra de Martinho Lutero e Dietrich Bonhoeffer.

História e Teologia da Reforma e do Protestantismo

Responsável: Professor Dr. Claus Schwambach.

Descrição: Investiga o surgimento e o desenvolvimento da Reforma Protestante na história, dando atenção especial aos seus principais representantes, com suas respectivas contribuições teológicas, e ao contexto histórico-sociológico e eclesial em que viveram. Estuda a recepção da teologia protestante na história da pesquisa e da Igreja, desde a modernidade até a atualidade. Inclui uma reflexão da relevância da teologia protestante para o contexto social, eclesial e teológico latino-americano.

Ética e Bioética

Responsável: Prof. Dr. Euler Renato Westphal

Descrição: Fundamentos da Ética. Modelos e propostas teológicas e filosóficas da ética protestante. A Bioética e seus pré-condicionamentos científicos mecanicistas. Limites e possibilidades da racionalidade mecanicista na construção da ética da modernidade. A questão da construção da autonomia na ética protestante. Ética protestante e o espírito do capitalismo. Cosmovisão relacional. Estruturas soteriológicas e escatológicas secularizadas nas ciências Biomédicas. Situações limítrofes e crises existenciais. Clonagem, doação de órgãos, aborto, inseminação in vitro, projeto genoma, a questão das patentes de seres vivos e outros temas. Relevância pastoral e comunitária da ética e da bioética.