Curso de Extensão

Reforma Hoje

Este curso quer oportunizar o resgate do legado histórico e teológico da Reforma através da leitura, da interpretação e da atualização do Catecismo Maior de Lutero. Quer ainda promover o estudo, a reflexão pessoal, a discussão e a reavaliação comunitárias de temas centrais do Cristianismo e da Reforma, com base nos impulsos transformadores e renovadores do Catecismo. 
O pano de fundo da oferta do curso é a comemoração dos 500 anos da Reforma. 
O curso é oferecido nas comunidades, em nível local ou regional.
Quem participa do curso conhece o núcleo central da teologia da Reforma.

Justificativa da oferta:
• Existência de muitas lacunas no conhecimento histórico e teológico dos temas centrais da Reforma e a redescoberta do Evangelho por ela promovida entre membros e lideranças das comunidades luteranas .
• Necessidade de promover a memória da Reforma no contexto dos preparativos para a celebração dos 500 anos da Reforma em 2017.
• A constatação da existência de avançados processos de secularização do protestantismo luterano e a necessidade de resgatar a centralidade do evangelho.
• O desconhecimento generalizado do “Catecismo Maior” de Lutero, visto pelo mesmo como um dos principais da Reforma e um dos poucos escritos que ele considerava dignos de preservação e recepção na posteridade.
• A percepção de que o Catecismo Maior abarca os temas centrais do cristianismo, possui finalidade prioritariamente catequética e possibilita veicular e discutir de forma extraordinária as questões da fé hoje.
• A percepção de que o estudo e a discussão de assuntos centrais da fé em nível “comunitário” e “sinodal” promove comunhão e novo ânimo, podendo conduzir a impulsos práticos de renová-lo da vida de fé pessoal e da vivência comunitária da fé para os participantes de um curso com esse perfil.

• Proporcionar ao participante a oportunidade de repensar a vida cristã e o ser igreja a partir do Catecismo Maior de Lutero, considerado pelo próprio Reformador como uma de suas principais obras reformatórias.
• Oportunizar o resgate do legado histórico e teológico da Reforma através da leitura, da interpretação e da atualização do Catecismo Maior.
• Viabilizar o estudo, a reflexão pessoal e a discussão e a reavaliação comunitária dos temas centrais do Cristianismo e da Reforma, com base nos impulsos transformadores e renovadores do Catecismo Maior de Lutero.
• Promover a reforma evangélica na igreja da atualidade, bem como a renová-lo na vivência cristã e no aprofundamento de uma confessionalidade comprometida com o Evangelho redescoberto pela Reforma hoje.
• Propagar as propostas da Reforma e o desafio de termos uma “ecclesia reformata, semper reformanda” junto aos membros das comunidades, paróquias e sínodos, no contexto dos preparativos para a comemoração dos 500 anos da Reforma. Proporcionar ao participante a oportunidade de repensar a vida cristã e o ser igreja a partir do Catecismo Maior de Lutero, considerado pelo próprio Reformador como uma de suas principais obras reformatórias.
• Oportunizar o resgate do legado histórico e teológico da Reforma através da leitura, da interpretação e da atualização do Catecismo Maior.
• Viabilizar o estudo, a reflexão pessoal e a discussão e a reavaliação comunitária dos temas centrais do Cristianismo e da Reforma, com base nos impulsos transformadores e renovadores do Catecismo Maior de Lutero.
• Promover a reforma evangélica na igreja da atualidade, bem como a renová-lo na vivência cristã e no aprofundamento de uma confessionalidade comprometida com o Evangelho redescoberto pela Reforma hoje.
• Propagar as propostas da Reforma e o desafio de termos uma “ecclesia reformata, semper reformanda” junto aos membros das comunidades, paróquias e sínodos, no contexto dos preparativos para a comemoração dos 500 anos da Reforma.Proporcionar ao participante a oportunidade de repensar a vida cristã e o ser igreja a partir do Catecismo Maior de Lutero, considerado pelo próprio Reformador como uma de suas principais obras reformatórias.
Oportunizar o resgate do legado histórico e teológico da Reforma através da leitura, da interpretação e da atualização do Catecismo Maior.
Viabilizar o estudo, a reflexão pessoal e a discussão e a reavaliação comunitária dos temas centrais do Cristianismo e da Reforma, com base nos impulsos transformadores e renovadores do Catecismo Maior de Lutero.
Promover a reforma evangélica na igreja da atualidade, bem como a renová-lo na vivência cristã e no aprofundamento de uma confessionalidade comprometida com o Evangelho redescoberto pela Reforma hoje.
Propagar as propostas da Reforma e o desafio de termos uma “ecclesia reformata, semper reformanda” junto aos membros das comunidades, paróquias e sínodos, no contexto dos preparativos para a comemoração dos 500 anos da Reforma.

O Curso é oferecido em 2 módulos distintos. 
Cada módulo consiste em 10 encontros de 3 horas.

MÓDULO I
10 Mandamentos e Credo Apostólico.
• Encontro 1: Biografia de Lutero e introdução ao Catecismo Maior.
• Encontro 2: Propostas da Reforma para a renovação de nosso relacionamento com Deus (1º e 2º Mandamento).
• Encontro 3: Propostas da Reforma para nossa cultura do trabalho e do culto cristão (3º Mandamento).
• Encontro 4: Propostas da Reforma para nossas relações familiares, econômicas e políticas (4º Mandamento).
• Encontro 5: Propostas da Reforma para a defesa da vida e da dignidade humana na sociedade pós-moderna (5º Mandamento).
• Encontro 6: Propostas da Reforma para o resgate da dignidade do matrimônio e sua promoção na igreja e na sociedade (6º mandamento).
• Encontro 7: Propostas da Reforma para nossa ética do cotidiano e nossa prática da justiça social (7º ao 10º mandamentos).
• Encontro 8: Propostas da Reforma para nossa visão e lidar com a natureza criada e as questões ecológicas (1º Artigo do Credo Apostólico).
• Encontro 9: Propostas da Reforma para nossa visão da centralidade da salvação em Jesus Cristo (2º Artigo do Credo Apostólico).
• Encontro 10: Propostas da Reforma para repensar a essência e o papel da igreja cristã no mundo de hoje (3º Artigo do Credo Apostólico).

MÓDULO II
Pai Nosso e Sacramentos
Encontro 1: A Reforma Protestante, a relevância da oração o resgate da espiritualidade no cotidiano (Introdução ao Pai Nosso).
Encontro 2: A Reforma Protestante e a vivência da santidade na sociedade (1ª Petição do Pai Nosso).
Encontro 3: A Reforma Protestante, seus impulsos missionários e sua visão da propagação do Reino de Deus no mundo (2ª Petição do Pai Nosso).
Encontro 4: A Reforma Protestante e sua concepção da vida debaixo da soberania divina num mundo marcado por poderes da destruição e do mal (3ª Petição do Pai Nosso).
Encontro 5: A Reforma Protestante e suas propostas para o problema da fome no mundo (4ª Petição do Pai Nosso).
Encontro 6: A Reforma Protestante e o resgate do conceito de saúde integral da pessoa, no diálogo com as ciências humanas e sociais (5ª Petição do Pai Nosso).
Encontro 7: A Reforma Protestante e a luta contra a realidade do mal em todos os níveis da vida humana e da sociedade (6ª e 7ª Petições do Pai Nosso).
Encontro 8: Propostas da Reforma para repensar a nossa compreensão e nossa prática do Batismo.
Encontro 9: Propostas da Reforma para repensar a nossa compreensão e nossa prática da santa ceia.
Encontro 10: Reformas já! Sobre os perigos da secularização do luteranismo atual e a necessidade de uma urgente redescoberta do evangelho.

Com a oferta do Curso Reforma Hoje queremos envolver e alcançar as lideranças comunitárias e paroquiais, membros de presbitérios, ministros e ministras ordenados/as, colaboradores de todas as áreas do trabalho da comunidade (trabalho com crianças e jovens, líderes estudos bíblicos, OASE, trabalho com famílias, trabalho diaconal etc) e interessados em geral.

Turmas em oferta

Blumenau/SC

Blumenau/SC

Início das aulas: 16 de agosto de 2019

Local do curso: Rua Antônio da Veiga, 539 – Victor Konder

Período das aulas:
Sexta-feira das 18h50 às 22h10
Sábado das 8h às 12h10 e das 13h10 às 18h10

Carga horária: 455 horas/aula (50 min). Confira a matriz curricular do curso no menu ao lado.

Investimento:
Matrícula R$310,00 + 22 parcelas de R$310,00

Para se inscrever clique no botão Inscrição, abaixo.

Bolsas de estudo:
Confira abaixo o Edital de bolsas de estudo para este curso.

A FLT também está cadastrada no programa QUERO BOLSAS bolsas. Clique aqui e encontre também o curso de Pós-graduação em Gerontologia Multidisciplinar.

Atenção você que não possui graduação.
Este curso também está disponível para pessoas não diplomadas, na modalidade de atividade de extensão.

Contato local: 
Dra. Juliana Brandão – Gerontologia Biomédica – Cref 0125/SC
E-mail: julybra@gmail.com 
Whatsapp: (47) 9 9985-0852

× Como posso te ajudar?