Pós-graduação

Capacitação em Aconselhamento Cristão

Há hoje por parte das lideranças leigas e ordenadas que atuam nos diversos ministérios eclesiásticos uma carência de formação em aconselhamento cristão. Essas lideranças trabalham com pessoas, e são inúmeras vezes abordadas, questionadas ou consultadas em relação à solução de dilemas, problemas ou dramas das pessoas com quem trabalham. Requer-se dessas lideranças capacidade e habilidades de aconselhamento a pessoas. O curso quer ser uma resposta a essa demanda e pretende viabilizar a oferta de formação de recursos humanos nessa área bem específica do saber.

Trata-se de um curso presencial de Pós-graduação, oferecido nos termos da Lei nº 9.394/1996, art. 44, inciso III, que ao descrever as modalidades de cursos de pós-graduação lato sensu, prevê “cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros”, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino, e cuja oferta encontra-se normatizada pelo Conselho de Pós-graduação e Pesquisa da FLT.

Objetivo geral
O presente curso visa promover a capacitação de recursos humanos, o aperfeiçoamento de competências na área do aconselhamento cristão de cunho pastoral e poimênico a pessoas, e visa viabilizar a apropriação de conhecimentos bíblico-teológicos e prático-pastorais necessários à compreensão e à prática do aconselhamento no contexto de comunidades cristãs. A formação de lideranças comprometidas com o evangelho, o desenvolvimento de uma visão missionária e o incentivo para uma atitude de serviço ao próximo são as perspectivas transversais que perpassam as disciplinas do curso.

 Objetivos específicos
1. Oportunizar a pessoas graduadas em qualquer área do ensino superior e que exercem ou almejam a liderança e o aconselhamento a pessoas em comunidades cristãs, a expansão do campo de seus conhecimentos na área do aconselhamento cristão;
2. Promover o desenvolvimento das competências bíblico-teológicas e das habilidades prático-pastorais necessárias ao aconselhamento cristão;
3. Fomentar o desenvolvimento de uma visão pastoral e de uma postura e atitude de cuidado às pessoas, promovendo a reflexão sobre papel e os desafios da igreja cristã no auxílio às pessoas em suas crises e perdas;
4. Promover o desenvolvimento de uma liderança cristã voltada ao serviço a Deus e ao próximo, à edificação da igreja e à promoção da dignidade humana na igreja e na sociedade;
5. Capacitar para o domínio de metodologias de aconselhamento diretivo e não diretivo, visando a prática do aconselhamento em comunidades cristãs, em especial, em diálogos individuais e em PGs – Pequenos Grupos.

A grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas:

  1. Base bíblico-teológica do aconselhamento cristão
  2. Panorama das principais escolas de aconselhamento
  3. Aspectos antropológicos, filosóficos e espiritualidade no aconselhamento
  4. Metodologia de aconselhamento não-diretivo
  5. Metodologia de aconselhamento diretivo
  6. Temas específicos: ansiedade; depressão; suicídio
  7. Temas específicos: doença; doença terminal; luto
  8. Temas específicos: matrimônio; família
  9. Psicopatologias: identificar e encaminhar

 Cada uma das disciplinas acima possui uma carga horária de 7 horas (60min). O curso tem uma duração total de 63 horas.

O curso foi pensado e planejado para pessoas diplomadas no ensino superior, com atribuições em:

  • Lideranças de igrejas cristãs, Presbíteros e presidentes de comunidades cristãs;
  • Pastores, missionários, diáconos, terapeutas pastorais e catequistas;
  • Colaboradores do ministério com crianças, adolescentes e jovens;
  • Líderes do ministério com casais e famílias;
  • Dirigentes de estudos bíblicos;
  • Pessoas que colaboram com o anúncio da palavra de Deus nas igrejas;
  • Profissionais liberais e pessoas interessadas no tema do Aconselhamento.

Para matricular-se no curso você precisa:
1
) Preencher e enviar o Formulário de inscrição, clicando aqui;
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Documentos de matrícula, somente digitalizado (formato PDF) e encaminhado via e-mail para rosemeri@flt.edu.br*:
– Diploma (frente e verso) e histórico da graduação digitalizados em PDF;
– RG e CPF digitalizado em PDF;
– Comprovante de residência digitalizado em PDF.

Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.

Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um Manual do Aluno, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docente da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: (Prof. Dr. Rolf Roberto Krüger – rolf.kruger@flt.edu.br).
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

 

Turmas em oferta

No momento o curso é oferecido apenas na turma acima. Você gostaria de ter esse curso em sua cidade?

O curso de Aconselhamento Cristão é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Joinville / SC 2023

Início: 04 de março de 2023
Término: 16 de dezembro de 2023.

Local: CEJ – Comunidade Evangélica Luterana de Joinville – União Paroquial
Rua Princesa Isabel, 508 (fundos), sala 101 – Centro, Joinville – SC, 89201-270

Horário das aulas:
Sábado, uma vez ao mês, das 08h30-12h10 e das 13h30-17h00.

Cronograma do Curso: clique aqui

Período de inscrições: 
→ As inscrições deverão ser feitas até 01 de março de 2023 na loja da FLT. O período de inscrições pode ser estendido, por deliberação do Coordenador do Curso, até a data do início do curso.

Investimentos no curso:
Inscrição: R$ 100,00 (cem reais)
Mensalidades: 10 parcelas de R$ 170,00 (cento e setenta reais), totalizando R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais)
Política de descontos: quando houver casais, haverá 25% de desconto para ambos;
Bolsas de estudos: para o presente curso a FLT publicará um Edital abrindo processo seletivo de 5 bolsas de estudo de até 30% do investimento total do curso, no contexto de seu Programa de Bolsas de Estudo. Datas, prazos, documentos e condições constarão no respectivo Edital e no respectivo Formulário do Perfil Socioeconômico. (Obs.: O benefício da bolsa de estudo será perdido se houver mais do que 3 mensalidades de inadimplência, sem que a mesma tenha sido justificada para a Secretaria Administrativo-Financeira). Situações especiais deverão ser levadas pela Secretaria Administrativo-Financeira ao Diretor Administrativo-Financeiro.

Obs.:
1) A bolsa de estudo não abrange a taxa de inscrição;
2) A efetiva concessão de bolsa de estudos dependerá do preenchimento do questionário sócio econômico e dos pré-requisitos estipulados em Edital. 

INSCRIÇÕES:
→ Você possui um diploma de Curso Superior? Então CLIQUE AQUI
→ Você não é formado em curso superior, mas tem interesse no curso? Então CLIQUE AQUI 

Para mais informações, entre em contato!
E-mail: cursos@flt.edu.br
Telefone: 47 3203-4664
Whatsapp Cursos: 47 9 9795-0582
Whatsapp Secretaria: 47 9 9755-3798
Whatsapp Financeiro: 47 9 9686-4070

Blumenau / SC 2023

Início: 13 de julho de 2023.

Término: 25 de julho de 2024.


Local: 
Sala de aula localizada na MEUC – Missão Evangélica União Cristã

Rua Antônio da Veiga, 539 – Bairro Vila Nova – 89.012-500 Blumenau SC


Horário das aulas: As aulas ocorrem a cada duas quintas-feiras à noite, das 19h00 às 22h30min
.


Cronograma do Curso:
 clique aqui


Período de
 inscrições: 
→ As inscrições deverão ser feitas até 05 de julho de 2023 no site da FLT. O período de inscrições pode ser estendido, por deliberação do Coordenador do Curso, até a data do início do curso, 13 de julho de 2023.

Investimentos no curso:
Inscrição: R$ 100,00 (cem reais)
Mensalidades: 10 parcelas de R$ 170,00 (cento e setenta reais), totalizando R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais)
Política de descontos: quando houver casais, haverá 25% de desconto para ambos;

Obs.:
1) a Política de descontos para casais não abrange a taxa de inscrição;

INSCRIÇÕES:
→ Você possui um diploma de Curso Superior? Então CLIQUE AQUI
→ Você não é formado em curso superior, mas tem interesse no curso? Então CLIQUE AQUI

Para mais informações, entre em contato!
E-mail: cursos@flt.edu.br
Telefone: 47 3203-4664
Whatsapp Cursos: 47 9 9795-0582
Whatsapp Secretaria: 47 9 9755-3798
Whatsapp Financeiro: 47 9 9686-4070

Docentes do Curso

Ms. Felipe Simões da Matta

Dr. Roger Marcel Wanke

Dr. Klaus Andreas Stange

Dr. Rolf Roberto Krüger

Dr. Paulo Afonso Butzke

Dr. Werner Wiese