Apoio ao discente

Políticas de apoio pedagógico e financeiro aos discentes!
O apoio educacional-pedagógico, psicológico, pastoral e financeiro aos estudantes é desenvolvido pela FLT por meio dos seguintes programas e ações:

a) Programa de Recepção de Calouros: programação cultural, educativa, social e recreativa; apresentação da estrutura organizacional e administrativa da FLT, informações e orientação sobre procedimentos de atendimento às necessidades e curiosidades que possam ocorrer.
b) Oferta de Bolsas Trabalho, que contribuem na formação acadêmica, ética, cidadã e na qualidade de vida dos discentes. Bolsas Trabalho visam ainda em assegurar aos estudantes igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas, reduzindo os efeitos das desigualdades socioeconômicas, culturais e individuais.
c) Apoio à participação em eventos, por meio de financiamento parcial de passagens terrestres intermunicipais e interestaduais.
d) Fornecimento de Seguro de Vida a todos os estudantes.
e) Ouvidoria: Realização de Reuniões mensais de representante da Diretoria Geral com os representantes do DAC e os representantes de turma, visando atender demandas diversas que surgem nas diversas turmas e implantar melhorias.
f) Projeto de apoio aos estudantes com histórico de dependência em substâncias psico-ativas, mediante o qual estes estudantes participam em Grupo de Apoio a dependentes e familiares, bem como são colocados em contato com Comunidade Terapêutica (CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança – Unidade São Bento do Sul).
g) Programa de Bolsas Gratuidade da FLT, que visa oportunizar bolsas gratuidade a estudantes de baixa renda, mediante realização de Processo Seletivo de Bolsas Gratuidade.
h) Viabilização da obtenção de crédito educativo, concedido a estudantes de baixa renda pela entidade parceira da FLT, a Associação dos Amigos do CETEOL, mediante requerimento, apresentação de documentos e análise de perfil sócio-econômico.
i) Intermediação junto à entidades religiosas que absorvem os egressos da FLT – Programa de Apoio à Inserção no Mercado de Trabalho.

Políticas de estímulo à permanência do discente!

A FLT tem estimulado os acadêmicos à permanência no curso de graduação mediante a adoção das seguintes estratégias por parte da Coordenação de Curso e da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão:
a) Atendimento Pedagógico ao Discente (conforme escala de horários de atendimento semanais)
b) Programa de Acompanhamento Psico-pastoral: presta atendimento individualizado aos discentes com vistas a auxiliá-los na realização dos ajustes em sua vida particular, social, educacional e profissional.
c) Reuniões de Células (programações em que professores contratados por tempo integral acolhem pequenos grupos de discentes em suas residências, proporcionando convívio familiar, descontração e amparo psico- emocional e pastoral).
d) Clique aqui para conhecer o Programa de Acompanhamento Psico-Pastoral.

Mecanismos de Nivelamento!
a) A FLT desenvolve junto aos estudantes calouros um programa de acolhimento. O programa visa facilitar a inserção social no campus da FLT e preparar o estudante para a vida acadêmica.
b) A FLT oportuniza aos estudantes calouros um nivelamento em língua portuguesa, possibilitando-lhes avaliar e suplementar seus conhecimentos nesta área.

 

Políticas referentes à organização estudantil!

O Corpo Discente da FLT está organizado em um Diretório Acadêmico – DAC, que é o órgão de classe próprio, regido por Regimento Interno e Estatuto próprios, e que recebe da FLT o apoio e o incentivo ao seu funcionamento.

A Faculdade Luterana de Teologia estimula ainda participação e representação estudantil no CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e no Conselho Superior da FLT, resguardada a proporcionalidade docente, prevista em lei.

A FLT incentiva e promove a participação de discentes nas atividades de Pesquisa e Extensão – atividades estas que deverão ser institucionalizadas e implantadas de forma mais intensa no período de vigência deste PDI. Para promover o convício, a integração, a cidadania e a cultura, a FLT promove atividades culturais, desportivas e acadêmicas, as quais deverão ser intensificadas e/ou implantadas nos próximos anos. De forma geral, são promovidos, através diversas ações, uma cultura de reflexão e participação acadêmica, o envolvimento em movimentos estudantis e uma política institucional inclusiva e democrática de participação discente.

× Como posso te ajudar?