Formas de financiar seus estudos

Estudantes da FLT possuem excelentes possibilidades de financiar seus estudos. Nos últimos anos, 98% dos estudantes da FLT financiaram a maior parte dos custos de sua graduação acessando as bolsas de estudo e os fundos de financiamento disponibilizados pela FLT e seus parceiros.

As bolsas de estudo oferecidas no Programa de Bolsas de Estudo da FLT e o Crédito Educativo da AACETEOL são formas de financiamento disponibilizadas pela própria FLT, e disponíveis para todo/as estudantes da graduação, indistintamente.
FFAFT – Fundo de Financiamento e Auxílio para a Formação Teológica é disponibilizado apenas a estudantes luteranos da IECLB e que tenham o firme propósito de ingressar no Ministério com Ordenação da IECLB.
E o FORMAR – Fundo de Formação ministerial da MEUC é disponibilizado apenas a estudantes que tenham o firme propósito de ingressar no ministério missionário da MEUC – Missão Evangélica União Cristã.

Importante: É possível acessar, simultaneamente: a) Bolsas de Estudo da FLT, FFAFT e AACETEOL; ou b) Bolsas de Estudo da FLT, FORMAR e AACETEOL.

Se você se sabe chamado por Deus e tem a vocação para o estudo da teologia, a questão financeira não deveria ser um empecilho para seus estudos. A Direção da FLT, além disso, tem-se mostrado sempre de novo sensível à situações especiais ligadas a assuntos financeiros, estando aberta a dialogar com você a respeito de sua situação. Entre em contato!

Programa de bolsas de estudos da FLT

Para custear seus estudos, todos os estudantes do Curso de Bacharelado em Teologia podem concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (de até 75%, 50% ou 25%) oferecidas pela própria FLT. Por ser entidade filantrópica, a FLT tem compromisso de oferecer 1 bolsa de 100% para cada 9 estudantes pagantes. Essas bolsas são concedidas no âmbito do Programa de Bolsas de Estudo da FLT.

O procedimento para concorrer a uma bolsa de estudo é o seguinte: Independente se você é calouro ou veterano, acesse nos ANEXOS abaixo (a) o Edital do Processo Seletivo de Bolsas de Estudo de sua turma e (b) o respectivo Questionário do Perfil Sócio-econômico de sua turma. Lá constam as datas, prazos, documentos e condições que você deve observar para concorrer à bolsa. Entregue os documentos e o questionário na Secretaria Administrativo-Financeira da FLT dentro do prazo indicado.

O Programa de Bolsas de Estudo da FLT está disponível a TODO/AS estudantes da graduação da instituição, garantindo acesso amplo e democrático a recursos que viabilizem os seus estudos. Outras informações podem ser obtidas junto à secretaria Administrativo-Financeira da FLT (flt@flt.edu.br), ou também com o setor de Relações Institucionais (cursos@flt.edu.br).

Crédito Educativo da AACETEOL - Associação dos amigos do CETEOL

Para estudantes que o necessitam, a FLT possui uma entidade parceira denominada AACETEOL – Associação dos Amigos do CETEOL, que oferece a qualquer estudante inscrito na graduação crédito educativo a quem necessita de auxílio financeiro adicional para custear seus estudos. Esse crédito é um valor mensal que a AACETEOL concede ao estudante, sendo que este deverá pagar esses valores de volta à AACETEOL após a conclusão dos estudos e tendo para tal ainda um ano de carência e o dobro do tempo (8 anos) para devolver esses valores (p. exemplo, se ele recebeu o crédito durante todos os 4 anos de seus estudos, terá 1 ano de carência mais 8 anos para a devolução.
Esse crédito é concedido a partir da análise do perfil socioeconômico do candidato. Esse crédito também pode ser solicitado por estudantes que foram contemplados com bolsas de estudo, se assim o necessitarem.

O Formulário (perfil sócioeconômico) da AACETEOL, mediante o preenchimento do qual você solicita crédito educativo, encontra-se nos ANEXOS, abaixo. Se tiver dúvidas sobre como preencher, ou sobre datas e prazos, entre em contato com a secretaria administrativo-financeira da FLT (administrativo@flt.edu.br) ou com nosso setor de relações institucionais (cursos@flt.edu.br).

FFAFT - Fundo de financiamento e auxílio para formação teológica

IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil promove a formação teológica de interessados em ingressar nela futuramente e destina recursos aos centros de formação teológica por ela reconhecidos, para que estes centros destinem a estudantes de teologia. Estudantes inscritos no “Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia” da IECLB tem acesso a este auxílio.
Assim, caso você tenha o firme propósito atuar futuramente no contexto da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, você também pode e deve acessar, ao lado da bolsa de estudos da FLT, o FFAFT – Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica.

As condições e toda a regulamentação e instruções para obter recursos do FFAFT estão contidas no REGULAMENTO DO FUNDO DE FINANCIAMENTO E AUXÍLIO PARA FORMAÇÃO TEOLÓGICA – FFAFT (cf. nos ANEXOS)

Conforme o Regulamento, Art. 3ºo FFAFT tem por objetivo auxiliar estudantes de teologia, membros da IECLB, que tenham o firme propósito de ingressar no Ministério com Ordenação na IECLB, através da concessão de crédito na forma de empréstimos, cumpridos os requisitos obrigatórios previstos neste Regulamento.
E conforme o Regulamento, Art. 4º, os recursos do FFAFT poderão ser utilizados unicamente para os fins de:
a) Financiar o custeio parcial ou integral de disciplinas, mensalidades e créditos acadêmicos;
b) Financiar e auxiliar a subsistência do/a estudante durante o período de estudo;

Conforme o Art. 14, para solicitar o empréstimo, estudantes devem apresentar os seguintes documentos pessoais:
a) requerimento padrão preenchido, indicando seu interesse;
b) carta de intenção do/a estudante, fundamentando seu interesse e sua expectativa em relação à futura atuação ministerial que justifique a concessão do FFAFT;
c) cópia da carteira de identidade e CPF;
d) comprovante de matrícula, emitido por centro de formação conveniado com a IECLB;
e) documento emitido pela sua Comunidade/Paróquia da IECLB, atestando o tempo de membresia;
f) certidão de nascimento, casamento ou de união estável;
g) comprovante de renda do grupo familiar;
h) carta de recomendação do/a ministro/a da comunidade onde é membro, a qual deverá destacar evidências da vocação do/a estudante para a futura atuação no Ministério com Ordenação na IECLB.
i) parecer do presidente da Comunidade/Paróquia da IECLB, onde é membro, sobre a necessidade de auxílio financeiro para o/a estudante;
j) carta de recomendação, individual para cada estudante, do/a Pastor/a Sinodal, fundamentada nas evidências apresentadas pelo/a estudante para o exercício do Ministério com Ordenação;
O/A estudante deverá apresentar, no mínimo, 1 (um/uma) fiador/a habilitado/a e seu respectivo cônjuge (se aplicado), com capacidade econômica para arcar com as obrigações assumidas no contrato de concessão do FFAFT (cf. Art. 16). Esse fiador não poderá ser do grupo familiar do estudante.

Todo o valor obtido na forma de crédito educativo deverá ser devolvido após a conclusão dos estudos, dentro das condições indicadas no Regulamento do FFAFT, que incluem de 2 anos de carência e diversos anos para a devolução. A grande vantagem para todos que ingressarem na IECLB é que o/a beneficiário/a que ingressar no Ministério com Ordenação da IECLB e mantiver 5 (cinco) anos consecutivos de atuação em campo de atividade min

FORMAR - Fundo de formação teológica da MEUC

Para estudantes da FLT que tenham o firme propósito de atuar na MEUC – Missão Evangélica União Cristã, a MEUC igualmente promove a formação teológica dos interessados em ingressar nela futuramente. Ela administra um fundo de formação denominado FORMAR. Estudantes interessados na obtenção de auxílio financeiro do FORMAR devem preencher os respectivos formulários. Informações podem ser obtidas junto ao MEUC FORMAR, com Sandra Kunz (formar@meuc.org.br) ou junto à secretaria administrativo-financeira da FLT (flt@flt.edu.br ou administrativo@flt.edu.br), ou ainda com o setor de Relações Institucionais (cursos@flt.edu.br).

Os formulários para solicitar recursos do FORMAR encontram-se abaixo, nos ANEXOS.

× Como posso te ajudar?