Aperfeiçoamento em Teologia, Bíblia e Missão

O presente curso visa promover o aperfeiçoamento de competências bíblico-teológicas e viabilizar a apropriação de conhecimentos básicos necessários ao serviço nas diversas áreas de atuação da igreja cristã. A formação de lideranças comprometidas com o evangelho, o desenvolvimento de uma visão missionária e o incentivo para uma atitude de serviço são as perspectivas transversais que perpassam as disciplinas do curso. É um curso que capacita lideranças já atuantes ou em potencial para atuarem com seus dons e talentos na edificação, no ensino, na missão e na diaconia de comunidades cristãs. O curso fornece ferramentas para a interpretação da Bíblia (Antigo e Novo Testamento), bem como media uma compreensão de questões centrais da fé e da doutrina cristã, sempre articulada em diálogo com os desafios de uma sociedade pluralista e globalizada pós-moderna. Por fim, o curso oferece subsídios para práticas comunitárias inovadoras em várias áreas e ministérios, promovendo assim uma missão e uma diaconia voltadas para o crescimento da igreja.
Lema do curso: Liderança cristã, com competência bíblico-teológica e visão missionária.

Prof. Dr. Claus Schwambach
Coordenador do Curso
claus.schwambach@flt.edu.br

Objetivo geral

Objetivos específicos
Oportunizar a pessoas graduadas em qualquer área do ensino superior e que exercem ou almejam a liderança em comunidades cristãs, a expansão do campo de seus conhecimentos nas principais áreas do currículo teológico;
• Promover o desenvolvimento das competências bíblico-teológicas e das habilidades práticas necessárias ao serviço cristão;
• Fomentar o desenvolvimento de uma visão missionária e promover o discernimento teológico e a reflexão crítica em relação ao papel da igreja no mundo;
• Promover o desenvolvimento de uma liderança cristã voltada ao serviço a Deus e ao próximo, à edificação da igreja e à promoção da dignidade humana na igreja e na sociedade;
• Fornecer ferramentas teológicas e metodológicas que capacitem o educando a atuar nas seguintes áreas:
⇒ pregação e interpretação de textos bíblicos;
⇒ aconselhamento de pessoas;
⇒ organização e edificação de comunidades;
⇒ desenvolvimento da missão e da diaconia;
⇒ desenvolvimento do perfil doutrinário da comunidade;
⇒ ministérios com crianças, adolescentes e jovens;
⇒ ministérios com famílias.

A grade curricular do presente curso distribui suas disciplinas em 4 eixos, que constituem os 4 grandes enfoques do mesmo:
Eixo bíblico-teológico

27. Fundamentos da diaconia cristã
28. Prática do Aconselhamento cristão
29. Fundamentos da Educação cristã
30. Igreja e seus ministérios I (Ministério Infantil)
31. Igreja e seus ministérios II (Minist. Adolesc. e jov).
32. Igreja e seus ministérios III (Minist. Casais e fam.)
33. Igreja e seus ministérios IV (Ministério c. Senioridade)
34. Igreja e seus ministérios V (Dependências e Codependências)

Eixo metodológico:
35. Metodologia da Pesquisa Científica
36. Metodologia do Ensino Superior

Disciplinas optativas:
37. Bioética e questões pastorais
38. Interpretação e teologia de Efésios
39. Introdução, modelos e aplicação de cursos da fé

• Lideranças de igrejas cristãs e pessoas interessadas em se aperfeiçoar nesta área;
Presbíteros e presidentes de comunidades cristãs;
Pastores, missionários, diáconos, terapeutas pastorais e catequistas;
Colaboradores do ministério com crianças, adolescentes e jovens;
Líderes do ministério com casais e famílias;
Dirigentes de estudos bíblicos;
Pessoas que colaboram com o anúncio da palavra de Deus nas igrejas;
Profissionais liberais e pessoas  interessadas.

Para matricular-se no curso você precisa:
1) Preencher e enviar o Formulário de inscrição;
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Documentos de matrícula, somente digitalizado (formato PDF) e encaminhado via e-mail para rosemeri@flt.edu.br*:
– Diploma (frente e verso) e histórico da graduação digitalizados em PDF;
– RG e CPF digitalizado em PDF;
– Comprovante de residência digitalizado em PDF.

Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.

Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um Manual do Aluno, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Claus Schwambach (diretoria@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);

Você tem interesse nesse curso?

O curso de Teologia – Bíblia – Missão é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento