CENÁRIOS DA VIDA quer levar consigo pessoas numa jornada interior, oferecendo acessos à fé para homens e mulheres, veteranos ou distanciados da vida da igreja. O ponto forte de sua concepção é a conexão que surge entre as histórias bíblicas e as histórias pessoais de vida. A dinâmica desse modelo de curso desenvolve-se por meio de cenários de chão arranjados de modo marcante no centro da roda de cadeiras dos/as participantes. Estes cenários de chão vão mudando ao longo de um curso. Dessa maneira, textos bíblicos vão constituindo o cenário de modo artístico, artesanal, familiar, mediante símbolos, materiais da natureza e objetos do cotidiano. Os cenários de chão correspondem de modo especial ao caráter narrativo, presente em muitas histórias bíblicas. Eles encontram seu eco nas mentes e corações dos/as participantes, fazendo brotar imagens e associações, como se fossem uma tela de projeção.

CENÁRIOS DA VIDA oferece um lugar protegido no qual você pode expressar sentimentos e experiências, certezas e dúvidas. Assim, por exemplo, a história de uma personagem bíblica pode conectar pontualmente com a própria biografia. Muitas pessoas ficam surpresas quando, desse jeito, (re)descobrem marcas da fé em sua vida.

CENÁRIOS DA VIDA é interativo e focado no processo. Isso significa que sua força reside nas contribuições dos/das participantes. As possibilidades de contribuir com as próprias experiências são várias; por outro lado, é possível permanecer em silêncio e assumir uma posição de observador/a durante todo o curso. E muitos participantes valorizam muito essa liberdade: “Eu quase não compartilhei experiências próprias durante todo o curso, porém no meu íntimo eu estava muito atento. Eu achei que me fez muito bem ir em busca da minha própria história de vida sem ter de revelar algo sobre ela. Raras vezes experimentei que é possível ser levado de modo tão cuidadoso e tão profundo às fontes de sua humanidade. Quando eu queria, eu podia estar numa conversa a sós com Deus”.

O acesso aos textos bíblicos dá-se prioritariamente de modo existencial e poimênico. Por isso, uma pessoa nunca será tocada só intelectualmente, porém num nível muito mais profundo.
Ao contrário de muitas concepções de cursos para a fé, nos quais domina o método do diálogo, CENÁRIOS DA VIDA oferece, além da fala, impulsos visuais, promovendo novos acessos às histórias bíblicas e seu universo de vivências. Nessa concepção de curso não se trata de discutir sobre as contribuições dos/as participantes. Posições diferentes podem ficar lado a lado, e se for o caso, frente a frente.
Sempre de novo pessoas fazem a experiência de que a sua imagem de Deus muda ao longo de um curso; que elas são questionadas sobre a sua atitude de fé ou que alcançam uma compreensão mais profunda dela. CENÁRIOS DA VIDA, em sua liberdade e leveza, transforma-se em espaço de ação do Espírito Santo e em oportunidade para pequenos e grandes recomeços. Muitas vezes, CENÁRIOS DA VIDA ajuda participantes a se reorientarem em uma situação de vida difusa ou a expressarem experiências dolorosas (em grupo ou em um diálogo pessoal). Isso frequentemente é o primeiro passo para um processo de cura mais longo. Há participantes que, depois de muito tempo, conseguem novamente fazer uma oração – ou a sua primeira oração. Há participantes que aproveitam as diversas oportunidades de fazer um recomeço em suas vidas, o que pode ser interpretado teologicamente como resposta humana às promessas de Deus. Já outros/as participantes valorizam mais a oferta da benção pessoal e experimentam a presença de Deus de uma forma nova em suas vidas.

O Curso Cenários da Vida tem os seguintes objetivos:

Objetivos Gerais:
• Alcançar pessoas distanciadas da fé e da igreja;
• Motivar pessoas a conectar fé e vida através do trabalho com textos bíblicos;
• Adquirir clareza acerca dos grandes temas da vida;
• Compreender as intenções fundamentais da Bíblia;
• Elaborar questões existenciais através da mediação e do diálogo;
• Acessar conteúdos bíblicos e conduzir para uma relação pessoal com Jesus Cristo.

Objetivos Específicos:
• Promover a formação teológica continuada e complementar aos estudantes do Curso de Bacharelado em Teologia da FLT;
• Vivenciar um espaço de convívio, comunhão, aprendizado, espiritualidade e crescimento na fé dos(as) participantes.
• Aprofundar a importância dos cursos da fé para a edificação da comunidade.

A grade curricular varia de acordo com o tema a ser trabalhado em cada sessão de Cenários da Vida.
No momento, a FLT oferece 3 temas:

• Um lugar ao sol.
Quem não procura por este lugar ao sol no qual nos sentimos bem, podemos olhar ao longe, sentir-nos em paz com o mundo sem precisar de justificativas ou méritos, no qual somos totalmente livres?
Há 500 anos, Lutero, na sua procura por um Deus misericordioso, acabou encontrando um lugar assim. Em meio à celebração do Jubileu da Reforma, este curso resgata algumas de suas questões centrais.
Neste curso vamos visitar lugares ao sol da existência humana. Através de quatro histórias do Novo Testamento (Lucas 19.1-10; João 5.1-9; Marcos 5.21-43; Mateus 18.21-35) vamos experimentar que no encontro com Jesus o sol vence as sombras e abre novos espaços para a vida. Convidamos você cordialmente para este lugar ao sol!

• Fontes das quais jorra vida.
Quem nunca esteve diante de uma fonte de águas cristalinas e se deliciou com sua pureza e seu frescor? Impossível ignorá-la! Estendemos nossas mãos, recolhemos da água e nos refrescamos deliciosamente.
Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento há textos que se revelam para nós como fontes refrescantes para a vida:
Fontes para nossa jornada;
Fontes em meio ao deserto;
Fontes em meio ao cotidiano.
Há 500 anos Martin Lutero redescobria fontes revigorantes de vida na Palavra de Deus. Por isso, este curso regata essas questões centrais da Reforma da Igreja em forma de fontes das quais jorra vida. Venha! Participe! Inscreva-se e revigore seu cotidiano neste novo curso.

• Amadurecer através de crises.
Crises podem surgir lentamente, de forma quase imperceptível. Mas também podem se abater violentamente sobre nós como uma tempestade de verão. Em todo caso, crises desencadeiam mudanças. E nos assustamos ao perceber quão frágil e inseguro é o chão que nos sustenta.
Crises fazem parte de nossa vida. São tempos de transformação. Temos que nos despedir e encontrar caminhos para recomeçar. Isto exige energia e determinação. Mas também encerra em si a chance de crescimento e amadurecimento.
A partir da história de Elias, contada no Antigo Testamento em 1 Reis 17-19, queremos aprender a crescer e amadurecer através de crises. Nos alegramos com sua presença.

Cenários da Vida foi pensado e planejado para:

• Estudantes do curso de bacharelado em Teologia da FLT e outras IES, são convidados(as) a se tornarem facilitadores (as) de Cenários da Vida.
• Lideranças leigas com experiência na formação cristã continuada ou interessadas em se engajar em novos projetos missionários.
• Lideranças ordenadas de todos os ministérios da igreja (catequistas, missionários(as), diáconos(as) e pastores(as).

 

Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia simples da carteira de identidade.
– 01 foto recente.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Profa. Dra. Marilze W. Rodrigues (marilze.rodrigues@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O curso Cenários da Vida é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Docentes do Curso

Dr. Klaus Andreas Stange

Esp. Mariane K. Stange

Dr. Paulo Afonso Butzke

Dra. Marilze Wischral Rodrigues

Dr. Roger Marcel Wanke

× Como posso te ajudar?