Curso de Extensão

Curso Básico de Teologia

Curso em Módulos!!! 
Ideal para quem não tem muito tempo, mas não quer descuidar da sua formação teológica!

Você já se perguntou…
O que é edificar uma comunidade? Como isso acontece?
Um casal homossexual que adota um filho é uma família?
Como posso interpretar textos do Antigo Testamento?
Como devo interpretar o Apocalipse?
Como e o que pregar para o ouvinte de hoje?
Quem é o ser humano: um herói ou um vilão?
Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?

Neste curso você encontrará respostas para estas e muitas outras perguntas. E, provavelmente, você fará novas perguntas…

Este curso é oferecido à grupos ou comunidades que estão em busca de capacitação teológica para suas lideranças e colaboradores.
O curso é ministrado em módulos. Cada módulo possui 3 disciplinas ou blocos temáticos, cada um com a duração de 4 horas. Assim, cada módulo possui um total de 12 horas.
O curso em forma de módulos é muito flexível, se adapta às possibilidades de horários da comunidade. Um módulo de 12 horas pode ser ministrado num fim de semana, por exemplo. Ou, se a comunidade preferir, cada bloco pode ser ministrado separadamente, em blocos de 4 horas – sábados a tarde, por exemplo.
A comunidade interessada pode realizar o curso em sua íntegra ou somente uma seleção de módulos de seu interesse, conforme as necessidades locais.
O número mínimo de inscritos para o curso é de 30 pessoas.
Cada módulo tem um custo de R$ 150,00 por participante (R$ 50,00 por bloco temático), além do rateio das despesas de locomoção do professor.
Ao final de cada módulo, os participantes receberão certificado de conclusão do módulo.

Prof. Dr. Klaus A. Stange
Coordenador do Curso
klaus.stange@flt.edu.br

O Curso Básico de Teologia – CBT tem como objetivos:
• Promover a capacitação bíblico teológica das lideranças da igreja;
• Viabilizar a formação continuada de pessoas que colaboram no trabalho e ministérios da Comunidade Cristã ou que estejam iniciando sua caminhada de fé;
• Oportunizar o conhecimento de disciplinas básicas do currículo teológico;
• Motivar os membros da Comunidade Cristã a participarem ativamente nas suas comunidades;
• Promover o desenvolvimento de senso crítico e capacitar para o exercício do discernimento teológico.

O Curso Básico de Teologia – CBT possui um total de 25 módulos. Cada módulo é composto de 4 disciplinas e cada disciplina tem a duração de 3 horas, perfazendo um total de 12 h/a.

Módulo 1 – Introdução à Bíblia I: Formação da Bíblia e introdução aos Evangelhos.
⇒ O objetivo deste módulo é proporcionar aos estudantes uma introdução à formação da Bíblia, informações importantes sobre o contexto político, econômico, geográfico e religioso nos dias de Jesus, além de uma introdução aos Evangelhos.
Módulo 2 – Introdução à Bíblia II: Uma introdução de Atos à Apocalipse.
⇒ O objetivo deste módulo é apresentar uma introdução aos livros do NT, desde Atos dos Apóstolos até o Apocalipse.
Módulo 3 – Introdução à Bíblia III: Uma introdução de Gênesis à Neemias.
O objetivo deste módulo é apresentar uma introdução aos livros do AT, desde Gênesis até o final dos livros históricos.
Módulo 4 – Introdução à Bíblia IV: Uma introdução aos livros proféticos e Salmos.
⇒ O objetivo deste módulo é apresentar uma introdução aos livros proféticos e aos livros de sabedoria do AT.
Módulo 5 – Hermenêutica: Como interpretar textos bíblicos?
Neste módulo você irá conhecer os vários gêneros literários que compõem o texto sagrado dos cristãos e você
descobrirá que cada gênero literário possui regras próprias de interpretação.
Módulo 6 – Exegese Bíblica: como fazer o estudo exegético de um texto bíblico?
Neste módulo você aprenderá, passo a passo, como estudar detalhadamente um texto bíblico afim de ter subsídios concretos para uma pregação ou para a condução de um estudo bíblico ou discipulado.
Módulo 7 – História da Igreja I: Da igreja primitiva até o Pietimso clássico.
O objetivo deste módulo é dar a você uma visão panorâmica da história de Deus com a igreja, iniciando com a Igreja Primitiva e se estendendo até o séc. XVIII com o surgimento do Movimento Pietista na Alemanha. Esta visão panorâmica ajudará você a conhecer a sua história e você perceberá que muitas questões e desafios que hoje precisamos responder, já surgiram e já foram respondidos pelos irmãos e irmãs que nos antecederam.
Módulo 8 – História da Igreja II: História do Pietismo.
O objetivo deste módulo é conhecer os desdobramentos do movimento Pietista iniciado por Spener, sua proposta e relevância para os dias atuais. A história da MEUC.
Módulo 9 – Bases da fé I: Escritura, Trindade e Criação.
O objetivo deste módulo é ajudar para que você conheça as bases da fé cristã. Você verá que só é possível falar de Deus porque Ele se revelou a nós! Por isso, o ponto de partida para se falar de Deus é a Bíblia. Você também aprenderá a respeito da Trindade e as implicações éticas, missionárias e de espiritualidade que dela derivam. Além disso, esse módulo não deixa de abordar relevantes temas que derivam do diálogo entre fé e ciência.
Módulo 10 – Bases da fé II: Queda, Antropologia, o Mal.
O propósito deste módulo é pensar o Ser Humano: quem sou eu? Por que vale a pena viver? Qual o sentido da vida? Por que eu sofro?
Módulo 11 – Bases da fé III: Cristologia, Espírito Santo, Predestinação e Santificação.
O propósito deste módulo é responder questões centrais a respeito da pessoa e obra de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Ao mesmo tempo o módulo quer ajudar a perceber que o encontro de uma pessoa com Jesus Cristo, transforma a vida. A fé como uma dádiva e presente de Deus para nós.
Módulo 12 – Bases da fé IV: Justificação e Sacramentos.
Como a gente vive como cristão? O que significa viver na liberdade do Evangelho? O que são sacramentos e por que eles são importantes para a nossa vida?
Módulo 13 – Bases da fé V: Igreja, Ressurreição dos mortos e 2ª vinda de Jesus Cristo.
O que é a igreja? Ela é uma instituição ou um movimento? Qual a sua finalidade? Que diferença faz a ressurreição de Jesus Cristo na nossa vida? O que significa viver no horizonte da ressurreição? E o que acontecerá quando Jesus Cristo voltar? Estou preparado?
Módulo 14 – Ética Cristã.
Em meio à um mundo marcado por corrupção e injustiça, guerras e morte, qual a relevância dos 10 mandamentos para o cristão e para a sociedade de modo geral? Como atualizar a ética dos 10 mandamentos para as relações sociais?
Módulo 15 – Assessoramento Familiar.
O objetivo deste módulo é abordar o tema família, divórcio e novo casamento numa perspectiva bíblico teológica e pastoral.
Módulo 16 – Sexualidade.
O objetivo deste módulo é abordar o tema da sexualidade em três âmbitos ou fases da vida: casais jovens, adolescência e velhice.
Módulo 17 – Edificação de Comunidades I.
⇒ O objetivo deste módulo é assessorar comunidades e lideranças na compreensão bíblico teológica da edificação de comunidades, além de subsídios práticos.
Módulo 18 – Edificação de Comunidades II.
O objetivo deste módulo é dar subsídios práticos para a edificação de comunidades a partir da perspectiva da educação cristã, do culto, da evangelização e da administração da comunidade.
Módulo 19 – Liderança.
O objetivo deste módulo é oferecer subsídios práticos para o exercício da lideranças numa perspectiva bíblica.
Módulo 20 – Aconselhamento.
O objetivo deste módulo é dar subsídios bíblicos e práticos para o aconselhamento na comunidade.
Módulo 21 – Religiões e Movimentos Religiosos.
O objetivo deste módulo é conhecer e perceber o desafio missionário ou teológico colocado para a fé cristã a partir de religiões orientais, movimentos religiosos cristãos e nãos cristãos e pelo movimento neo-pentecostal.
Módulo 22 – Diaconia.
⇒ O objetivo deste módulo é resgatar a dimensão bíblica e prática da diaconia no âmbito da comunidade cristã; modelos históricos que poderiam inspirar e motivar para a diaconia.
Módulo 23 – Pregação.
O objetivo desta disciplina é dar subsídios práticos para a interpretação, elaboração e exposição das Escrituras Sagradas na comunidade cristã.
Módulo 24 – Missiologia
O objetivo deste modulo é refletir a missão a partir e para dentro do contexto moderno e pós-moderno no qual vivemos, resgatar a contribuição do conceito da missio Dei; teologia e prática da evangelização; o desafio da missão em contexto urbano.
Módulo 25 – Tema Aberto.
⇒ O objetivo de oferecer um módulo com o tema em aberto, sublinha o caráter de flexibilidade do Curso Básíco de Teologia – CBT. Havendo interesse em aprofundar temas específicos, faremos uma construção conjunta das disciplinas e temas do módulo.

Veja a relação completa das disciplinas de cada Módulo. Conheça cada Módulo em detalhes clicando em nosso Anexo.

Todas as pessoas interessadas em aprender ou aprofundar seus conhecimentos bíblicos e teológicos: líderes, presbíteros, diáconos, catequistas, missionários, colaboradores no ministério de crianças, adolescentes, jovens e famílias.
Este curso é oferecido a grupos ou comunidades que estão em busca de capacitação teológica para suas lideranças e colaboradores.

Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia simples da carteira de identidade.
– 01 foto recente.

Grade Completa dos Módulos e Disciplinas

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Klaus A. Stange (klaus.stange@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O Curso Básico de Teologia – CBT é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Não há turmas em andamento.

Docentes do Curso

Dr. Claus Schwambach

Dr. Klaus Andreas Stange

Dr. Paulo Afonso Butzke

Dr. Vítor Hugo Schell

Ma. Cristiane Voigt Schwambach

Me. Marcelo Jung

Dr. Roger Marcel Wanke

Dr. Werner Wiese

Dr. Euler R. Westphal

Dra. Marilze Wischral Rodrigues

Dr. Rolf Roberto Krüger