Pós-graduação

Especialização em Dependência Química, Comunidades Terapêuticas e Prevenção

O presente curso de pós-graduação lato sensu, na modalidade de Especialização, está voltado para preparar profissionais para compreenderem melhor a problemática da dependência de Substâncias Psicoativas, modelo de tratamento da Comunidades Terapêuticas e a Prevenção à dependência química. 

É um curso especialmente adequado para profissionais que necessitam de informações sobre o funcionamento e aperfeiçoamento do modelo de tratamento das Comunidades Terapêuticas e para profissionais que precisam se especializar sobre a Prevenção em seus campos de atuação, seja no setor público ou privado. 

Os quatro pilares do curso são: A dependência química propriamente dita; a pessoa do profissional que atua em prevenção, tratamento e reinserção social; a Comunidade Terapêutica, seu método, programa terapêutico e sua gestão; a Prevenção com foco na qualidade de vida.

Trata-se de um curso presencial de pós-graduação lato sensu (cf. Resolução nº 1, de 6.4.2017, publicada no DOU em 9.4.2018), para o qual a FLT expedirá certificado aos estudantes que apresentarem, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência e média 7,0 (sete vírgula zero) em cada disciplina cursada, e tiverem cursado o mínimo de 360 h/a.

Objetivos Gerais:

Formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem de forma geral nas áreas de Prevenção e do tratamento em Comunidade Terapêutica, dentro da visão de um ser humano Bio-psico-social-espiritual-ambiental-histórico e cultural.

Objetivos Específicos:

1. Proporcionar conhecimentos básicos acerca da epidemiologia da dependência química, sua história, conceituação, classificação e farmacologia das principais drogas.
2. Identificar os conceitos básicos sobre dependência química, para proporcionar princípios para a prevenção e para o tratamento, com destaque ao acolhimento em comunidade terapêutica. 
3. Proporcionar aos estudantes uma visão geral da questão dos mecanismos geradores de dependência de substâncias psicoativas, em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de prevenção e de intervenção, tratamento, acolhimento e apoio, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã.
4. Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços de prevenção e de atendimento a dependentes químicos, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de prevenção, tratamento, acolhimento, acompanhamento e apoio.
5. Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados as novas formas de Prevenção, tratamento e abordagem de acolhimento em Comunidade Terapêutica.
6. Apontar para a visão da necessidade de um viver saudável para poder atuar, bem como para a habilidade de atuar em equipe multidisciplinar, com foco na rede de atendimento ao dependente químico e seus familiares.
7. Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico.
8. Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química, Prevenção e Comunidade Terapêutica.

São temas do curso:
• História, conceituação e Classificação das principais drogas;

• Impactos da sociedade pós-moderna, da mídia e da DSPA na família;
• Introdução ao cenário da dependência química;
• Psicoterapias humanistas, existencialistas e intrapsíquica;
• Farmacologia e Dependência Química;
• Epidemiologia da dependência química;
• Antropologia Integral: implicações preventivas e terapêuticas;
• Políticas Públicas e Dependência Química;
• Aconselhamento em DQ;
• Metodologia da Pesquisa Acadêmica;
• Introdução à Comunidade Terapêutica [Origem/história e método];
• O programa terapêutico e sua elaboração;
• Cuidando do Cuidador;
• Captação e gestão de recursos financeiros em CTs;
• Metodologia do Ensino Superior;
• Aspectos fiscais e jurídicos em CTs e ONGs;
• Reinserção Social, relação comunitária e prevenção da recaída;
• Comorbidades e Dependência Química;
• Modelos pedagógicos e contribuições para a prevenção;
• Ética e Bioética;
• Esporte e Cultura como ferramenta de prevenção da DSPA;
• Terapia Familiar – Perspectiva Sistêmica;
• Comunidade Terapêutica I – Abordagem motivacional e atenção psicossocial residencial;
• Equipes multidisciplinares, visão transdisciplinar e redes de atendimento à DQ; 
• Psicoterapias de modificação de comportamento;
• Comunidade Terapêutica II – Panorama de terapias oferecidas;
• Ciclo Vital e vulnerabilidades à DSPA;
• Prevenção, Políticas Públicas e Dependência Química;
• Prevenção familiar e resiliência;
• Didática Pedagógica na prevenção ao uso e abuso de SPA;
• Comunidade Terapêutica III – Terapias de Grupo;
• Prevenção em medicina primária, secundária e terciária;
• Importância da espiritualidade e das entidades religiosas para a prevenção, tratamento e reinserção social;
• Teorias de mediação de aprendizagem como instrumentos de prevenção;
• Prevenção continuada em coletivo escolar;
• Gestão de Comunidades Terapêuticas.

CARGA HORÁRIA FINAL: 400 horas

O presente curso destina-se a profissionais graduados em qualquer área do ensino superior, independente se atuem no setor público, privado ou em ONGs, ou ainda se atuem na área pastoral e/ou diaconal de Igrejas. Destina-se também a professores, profissionais liberais, e a quaisquer pessoas que atuem ou tenham interesse em atuar na área da dependência química, no que tange à prevenção e o tratamento.

Para matricular-se no curso será necessário:
1) Preencher e enviar o Formulário de inscrição (disponível mais abaixo, nessa página);
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Reunir os Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação;
– Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
– Cópia simples da carteira de identidade;
– Cópia simples do CPF;
– 01 foto recente 3X4;
– Cópia simples do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.

Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um “Manual do Aluno“, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Rolf R. Krüger (rolf.kruger@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O curso de Especialização em Dependência Química, Comunidade Terapêutica e Prevenção é a sua oportunidade para estudar com profundidade técnica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

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Turmas em andamento

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Docentes do Curso

Esp. Alana Sieves Wendhausen

Dr. Carlos Tadeu Grzybowski

Ms. Felipe Simões da Matta

Ms. Guilherme Falcão Farias

Dra. Maika Arno Roeder da Silva

Ma. Maria Roseli Rossi Ávila

Esp. Rolf Hartmann

Ma. Brigitte Klemz Jung

Dr. Clóvis Arlindo de Sousa

Dr. Francisco Lotufo Neto

Esp. João Paulo Becker Lotufo

Me. Marciano Tribess

Dra. Marilze Wischral Rodrigues

Dr. Rolf Roberto Krüger

Dr. Tadeu Lemos

Esp. Carlos Theodoro

Esp. Egon Schlüter

Dr. Gerson Joni Fischer

Me. Jorge Luiz Barbosa da Silva

Me. Marcos Roberto Gehring

Esp. Osvaldo Christen Filho

Ma. Roseli M. Kühnrich de Oliveira

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