Nesta semana fomos presenteados com o lançamento do livro “Como eu vejo o mundo: aprendizado, revoltas, lutas e vitórias”, um livro de poesias, escrito pela estudante e formanda do curso de Bacharelado em Teologia da FLT, Larissa Gebien Henkels. Como ela mesma diz, o lançamento deste livro é a realização de um sonho de infância.

Larissa, que é deficiente visual desde nascença, estuda Teologia conosco desde 2015 e desde então tem contribuído de forma significativa para as discussões em torno da acessibilidade e do cuidado com pessoas com deficiências. Em seu livro, ela compartilha conosco seus vários aprendizados em aulas, no convívio com docentes e colegas estudantes. Larissa é corajosa e sincera, ao compartilhar também, de forma simples e humilde, suas revoltas, lutas e vitórias com a sua deficiência, com o seu aprendizado e o seu relacionamento com Deus e com as pessoas.

No final do ano passado, Larissa também defendeu seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre o tema: “O Exercício do ministério com ordenação de uma pessoa com deficiência: Um estudo a partir de Levítico 21.16-24” sob a orientação do Prof. Dr. Roger Marcel Wanke.

Segue um breve testemunho da própria Larissa sobre o processo do surgimento do livro:

“Desde pequena sou apaixonada pelas palavras e por seus sons. Aos 10 anos comecei a criar minhas próprias histórias. Aos 13 anos, após um período depressivo, comecei a escrever textos reflexivos, os quais eu enviava para pessoas por e-mail.  Com 12 anos comecei a escrever um livro, aos 13, outro, porém, ambos não passaram de tentativas.

Após este período complicado de minha vida, ocorrido aos 13 anos de idade, comecei a ouvir a Palavra de Deus através da Bíblia em áudio narrada por Cid Moreira na tradução da nova linguagem de hoje, NTLH, a qual foi um presente que ganhei na minha confirmação da Paróquia Martin Luther, na Itoupava Seca, em Blumenau. E, conforme eu ia ouvindo a Palavra de Deus, percebia que ela ia me nutrindo e, após muito pensar qual curso queria fazer, decidi, com o apoio de meus pais, estudar teologia em São Bento do Sul, na Faculdade Luterana de Teologia – FLT.

Escolhi esta casa de formação porque ficava mais perto de minha família (o que deixava meus pais tranquilos) e porquê, quando a visitei, vi que já existia acessibilidade no campos, através da do piso podo tátil (linha guia) e alguns livros digitalizados. E assim, aos 17 anos de idade, no dia 06 de fevereiro de 2015, mudei-me para São Bento do Sul. Minha mãe ficou comigo durante os 3 primeiros dias para que eu aprendesse o caminho do quarto do alojamento para a sala de aula e após isso, comecei a trilhar o caminho de minha independência.

Durante todo esse processo, sempre utilizei da escrita para processar o que eu ia aprendendo e para desabafar, quando necessário. Durante a caminhada, inclusive cartas para Deus escrevi, em meu computador, quando não conseguia orar.

Durante os estudos de teologia aprendi muitas coisas, dentre elas, a lidar com a minha deficiência visual total e com as frustrações que decorrem dela, como a de não poder dirigir como os meus colegas podiam.

Em abril de 2018, enquanto o Professor Claus Schwambach lecionava a disciplina de Escritos Confessionais I, tive uma ideia de rima a partir de sua fala, a partir da qual surgiu a poesia Precisamos voltar às Escrituras.

Meu entusiasmo foi tão grande ao escrever esta poesia, que a compartilhei com alguns professores e com o Pastor Cristiano Ritzmann, que fora meu mentor de estágio curricular supervisionado no semestre anterior (2017/2).

O Pastor Cristiano foi quem me disse que me ajudaria a publicar um livro de poesias se eu quisesse e me incentivou a continuar escrevendo. A partir de seu e-mail, resgatei aquele sonho que tinha aos 12 anos: de escrever um livro. Hoje, no dia 18 de janeiro de 2021, este sonho torna-se real e é motivo de toda a minha euforia, com a publicação do livro Como eu vejo o mundo que só foi possível graças a todo o empenho do Pastor Cristiano e de todo o engajamento da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Bonito, em Joinville.

O livro é formado por poesias que falam sobre o que aprendi em aulas na faculdade e em pregações, sobre minhas reflexões a partir do meu relacionamento com pessoas e sobre minhas reflexões acerca do meu relacionamento com Deus”.

O livro custa R$ 20,00. A compra mais o preço do frete, a entrega e o pagamento são combinados diretamente com a Larissa através do e-mail: larigebien@gmail.com e do Whatsapp ou telefone: (47) 996943943.

Desejamos que o livro de poesias da Larissa possa ser uma bênção e nos ajude a ver o mundo não apenas como a Larissa o vê, mas como o próprio Deus o enxerga.