Institucional

Institucional

Acompanhamento

Acadêmico e Pastoral pelos professores

Os estudantes da FLT são acompanhados por todos os docentes do quadro efetivo da instituição, nos respectivos horários de atendimento dos professores. Dúvidas acadêmicas, questões não bem compreendidas em sala de aula, orientação aos estudos e à elaboração de trabalhos fazem parte dessa oferta de atendimento.
Os professores da FLT oferecem também atendimento pastoral e amparo espiritual aos estudantes. O estudo da teologia gera crises, sejam teológicas ou existenciais, que exigem reflexão conjunta, apoio, oração. Nesse sentido, a atuação do corpo docente vai para além do conteúdo estritamente acadêmico, auxiliando os estudantes em situações críticas da vida pessoal e na vida de fé. Momentos de confissão de pecados e de absolvição, bem como o compartilhar de dificuldades e dores tem seu espaço nessas conversas. Trata-se de cuidado a futuros cuidadores, pois os docentes possuem formação e qualificação para o aconselhamento pastoral e poimênico a pessoas. Trata-se da vivência prática do que se ensina em sala de aula.

Por fim, mencione-se que a FLT desenvolveu um “Sistema Transversal de Acompanhamento do Perfil do Egresso”, que consiste num Formulário para diagnóstico de competências. Os Docentes preenchem esse Formulário anualmente, juntamente com a Capelania Acadêmica, dando um feedback individualizado a respeito de como o colegiado de professores vê o desenvolvimento de cada aluno em vista do perfil do egresso. Esse sistema transversal de acompanhamento do desenvolvimento das competências do perfil dos egressos  está desacoplado do curso e das disciplinas, fazendo parte do acompanhamento da pessoa do estudante.

Links:

Programa de Acompanhamento Psico-Pastoral
Sistema Transversal de Acompanhamento do Perfil do Egresso (Formulário).