Curso de Extensão

Morte, onde está sua vitória?Temas centrais da esperança cristã.

Nos dias atuais podemos perceber a falta de preparo e aprofundamento sobre a Bíblia no contexto eclesiástico. No que se refere aos assuntos da esperança cristã a situação ainda é mais crítica, devido à abundância de interpretações diferentes e extremistas. Muitas pessoas têm medo de abordar esses assuntos, e há muitas imagens advindas de interpretações esotéricas, espíritas e filosóficas. Nesse sentido, é de extrema importância oferecer um curso de introdução e interpretação dos temas centrais da esperança cristã na atualidade, visando auxiliar aos participantes a conhecerem melhor qual o fundamento de sua fé e esperança em Cristo.

Há também uma forte necessidade de fortalecimento da fé pessoal e de uma identidade bíblica na comunidade. Nesse sentido, uma abordagem dos temas da esperança cristã fortalece a fé, anima para a caminhada cristã e a perseverança nos sofrimentos, e serve de critério teológico e pastoral para lidar com outras concepções que vem de outras religiões ou da filosofia.

Prof. Dr. Claus Schwambach
Coordenador do Curso
claus.schwambach@flt.edu.br

São objetivos do curso:
• Conhecer de forma panorâmica os textos, contextos e enfoques bíblico-teológicos dos principais temas da esperança cristã (morte, imortalidade da pessoa, ressurreição dos mortos, juízo final em seu duplo desfecho e a pergunta pelo universalismo; juízo final, céu e inferno);

• Aprofundar a relação que existe entre esperança e consolo que advém dos textos bíblicos;
• Esclarecer dúvidas de interpretação existentes atualmente em relação aos vários temas que serão discutidos;
• Auxiliar no discernimento bíblico teológico a respeito dos temas abordados;
• Viabilizar o treinamento e a formação continuada de pessoas que participam e que colaboram no trabalho da comunidade cristã;
• Oportunizar o conhecimento da Bíblia, seu temas centrais, sua hermenêutica, bem como sua teologia;
• Fortalecer a identidade bíblico-confessional dos membros da comunidade;
• Possibilitar um espaço / tempo para o desenvolvimento do senso crítico;
• Não por último, fortalecer a fé, a esperança e o consolo dos participantes diante dos conteúdos abordados ao longo do curso, relativos à escatologia cristã.

Abordagem dos temas clássicos da esperança cristã: morte, imortalidade, ressurreição dos mortos, juízo final, duplo desfecho do juízo final, universalismo, céu e inferno, parusia de Jesus Cristo, incluindo uma abordagem da compreensão desses temas em ambientes esotéricos. 

Há tempo de nascer e tempo de morrer
Morte como tema da fé cristã. Abordagem de textos selecionados do AT e do NT que lançam luz sobre os vários aspectos da compreensão judaico-cristã da morte. Morte no contexto do Antigo Oriente. Ritos e cânticos fúnebres. O cuidado com os mortos. O medo e a ameaça de morte. O mundo dos mortos. Morte e transitoriedade da vida. Morte como limite da vida, como salário do pecado, como expiação do pecado e como devolução da vida.

Existência pós-mortal entre esoterismo, espiritismo e fé cristã
Reflexão bíblica sobre Colossenses 1,12-20. Existência pós-mortal na perspectiva do esoterismo, do espiritismo e do ocultismo. As experiências de quase-morte. Tanatologia e o diálogo pastoral com moribundos e quase mortos. Os mortos como aqueles que estão nas mãos de Deus. Análise de textos bíblicos que abordam o assim-chamado “estado intermediário” (entre a morte do indivíduo e a ressurreição universal). Os conceitos de eternidade e tempo e as nossas cosmovisões terrenas.

Imortalidade da alma através da ressurreição dos mortos
O que é realmente a alma? A compreensão platônica da imortalidade da alma e sua absorção no cristianismo. Reencarnação e transmigração da alma. A teoria da morte total e o perigo das concepções niilistas. Em que sentido o ser humano enquanto alma é imortal? Consolo diante da morte e a certeza de estar nas mãos de Deus na morte. Análise de textos bíblicos sobre alma, morte, imortalidade.

A ressurreição de Jesus e a certeza da ressurreição dos mortos
Interpretação de 1 Ts 5,1ss; 1 Co 15,1-49. A ressurreição de todos os mortos em Dn 12,2 e Jo 5,24-29. O significado da primeira e da segunda ressurreição no livro de Apocalipse. Ressurreição dos mortos e transformação dos vivos. O que se pode dizer sobre o “arrebatamento”? Como os mortos ressuscitarão: Corpo terreno e corpo celestial conforme 1 Co 15.

O fim do tempo, a parusia (volta) de Cristo e as heresias sobre o fim dos tempos
Orientação bíblica: Análise de 2 Tm 3,1-4,8. O “apocalipse” dos evangelhos sinóticos (Mt 24,1-36; Mc 13,1-37; Lc 21,5-36); 1 Co 15,50-58. A demora da parusia e seu significado. Heresias do fim dos tempos (Milenismo e Utopismo). Os sinais dos tempos e a vinda do filho do homem.

O juízo de Deus no último dia – Será que todos serão salvos? 
Orientação bíblica: 1 Jo 4,9-21; 1 Co 4,1-5 (cf. 2,12-16 e 3,11-17); Deus como juiz na criação e na redenção, no presente e no futuro; O juízo final das obras de vivos e mortos; o significado da fé e o significado das obras no juízo final; o duplo desfecho do juízo final e uma avaliação do universalismo (teoria, segundo a qual todos serão salvos); o que se deixa afirmar sobre os “galardões” que estão prometidos aos crentes?; será que há “cristãos” anônimos que serão salvos?; O mistério: “e assim todo Israel será salvo” (Rm 11,26)

O que vem depois? Sobre o nada, o céu e o inferno
Uma análise dos textos bíblicos que falam do céu e do inferno, e a pergunta sobre o que é, afinal, o “céu” e o que é o “inferno” e a “segunda morte”. O que é “vida eterna”? O significado de 1 Co 15,28: “Deus será tudo em todos”; O que é a “nova Jerusalém”? 

Preparar-se para a morte – a verdadeira sabedoria da vida
O preparo para a morte e os textos de consolo da tradição cristã. O processo do morrer. O acompanhamento de pacientes terminais. Aprendendo a lidar com a própria transitoriedade e terminalidade, morte e perdas.

Morte e luto – Experiências limítrofes da vida humana
O que é luto. As tarefas do luto. Quando o luto adoece. O acompanhamento a enlutados.

Este curso destina-se aos membros participantes de comunidades, que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a Bíblia. Destina-se também a lideranças de comunidades e paróquias e pessoas interessados no tema.

Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia simples da carteira de identidade.
– 01 foto recente.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Claus Schwambach (claus.schwambach@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O Curso “Morte, onde está a tua Vitória?” é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Não há turmas em andamento

Docentes do Curso

Dr. Claus Schwambach

Dr. Vítor Hugo Schell

Dr. Roger Marcel Wanke

Dr. Rolf Roberto Krüger

Dr. Werner Wiese