Pós-graduação

Especialização em Dependência Química, Comunidade Terapêutica e Saúde Mental

O presente curso de pós-graduação lato sensu, na modalidade de Especialização, está voltado para preparar profissionais para compreenderem melhor a problemática da dependência de Substâncias Psicoativas, modelo de tratamento da Comunidades Terapêuticas e a Saúde mental.

É um curso especialmente adequado para profissionais que necessitam de informações sobre o funcionamento e aperfeiçoamento do modelo de tratamento das Comunidades Terapêuticas e para profissionais que precisam se especializar sobre a Saúde mental em seus campos de atuação, seja no setor público ou privado. 

Os quatro pilares do curso são: A dependência química propriamente dita; a pessoa do profissional que atua em modalidades de tratamento e reinserção social; a Comunidade Terapêutica, seu método, programa terapêutico e sua gestão; a Saúde mental.
Trata-se de um curso presencial de pós-graduação lato sensu (cf. Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018), para o qual a FLT expedirá certificado aos estudantes que apresentarem o TCC e no mínimo de 360 horas aprovadas.

Objetivos Gerais:

Formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem de forma geral nas áreas de tratamento, com enfoque especial para a Saúde mental e a proposta terapêutica da Comunidade Terapêutica, dentro da visão de um ser humano Bio-psico-social-espiritual-ambiental-histórico e cultural.

Objetivos Específicos:

1. Proporcionar conhecimentos básicos acerca da epidemiologia da dependência química, sua história, conceituação, classificação e farmacologia das principais drogas;
2. Identificar os conceitos básicos sobre dependência química, para proporcionar princípios para o tratamento, Saúde mental, com destaque ao acolhimento em comunidade terapêutica;
3. Proporcionar aos estudantes uma visão geral da questão dos mecanismos geradores de dependência de substâncias psicoativas, em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de intervenção, tratamento, acolhimento e apoio, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã;
4. Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços de atendimento a dependentes químicos, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de tratamento, acolhimento, acompanhamento e apoio;
5. Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados as formas de tratamento em Saúde mental e abordagem de acolhimento em Comunidade Terapêutica;
6. Apontar para a visão da necessidade de um viver saudável para poder atuar, bem como para a habilidade de atuar em equipe multidisciplinar, com foco na rede de atendimento ao dependente químico e seus familiares;
7. Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico;
8. Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química, Saúde mental e Comunidade Terapêutica.

INTRODUÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Introdução ao cenário da dependência química;
Epidemiologia da dependência química;
História, conceituação e Classificação das principais drogas;
Farmacologia e Dependência Química;
Antropologia Integral: implicações preventivas e terapêuticas;
Políticas Públicas e Dependência Química;
Aconselhamento em DQ.

COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
Introdução à Comunidade Terapêutica [Origem/história e método];
Comunidade Terapêutica I – Abordagem motivacional e atenção psicossocial residencial;
Comunidade Terapêutica II – Panorama de terapias oferecidas;
Comunidade Terapêutica III – Terapias de Grupo;
O programa terapêutico e sua elaboração;
Terapia Familiar – Perspectiva Sistêmica;
Psicoterapias de modificação de comportamento;
Psicoterapias humanistas, existencialistas e intrapsíquica;
Aspectos fiscais e jurídicos em CTs e ONGs;
Captação e gestão de recursos financeiros em CTs;
Gestão de Comunidades Terapêuticas.

SAÚDE MENTAL
Planejamento e Gestão da rede de Saúde Mental;
Saúde Mental na Atenção Primária, na estratégia de Saúde da Família e Comunidade;
Entrevista Motivacional e Outras Abordagens Interventivas;
Transtornos mentais (Psicopatologias); 
Avaliação e Diagnóstico em Saúde Mental;
Intervenções e manejo em situações de emergência e crise em Saúde Mental;
História e legislação em saúde mental e a atenção e reabilitação psicossocial.

GERAIS
Cuidando do Cuidador;
Metodologia da Pesquisa Acadêmica;
Metodologia do Ensino Superior;
Ética e Bioética;
Equipes multidisciplinares, visão transdisciplinar e redes de atendimento à DQ;
Reinserção Social, relação comunitária e prevenção da recaída;
Importância da espiritualidade e das entidades religiosas para a prevenção, tratamento e reinserção social.

Texto

Turmas em oferta

Blumenau/SC

Blumenau/SC

Início das aulas: 16 de agosto de 2019

Local do curso: Rua Antônio da Veiga, 539 – Victor Konder

Período das aulas:
Sexta-feira das 18h50 às 22h10
Sábado das 8h às 12h10 e das 13h10 às 18h10

Carga horária: 455 horas/aula (50 min). Confira a matriz curricular do curso no menu ao lado.

Investimento:
Matrícula R$310,00 + 22 parcelas de R$310,00

Para se inscrever clique no botão Inscrição, abaixo.

Bolsas de estudo:
Confira abaixo o Edital de bolsas de estudo para este curso.

A FLT também está cadastrada no programa QUERO BOLSAS bolsas. Clique aqui e encontre também o curso de Pós-graduação em Gerontologia Multidisciplinar.

Atenção você que não possui graduação.
Este curso também está disponível para pessoas não diplomadas, na modalidade de atividade de extensão.

Contato local: 
Dra. Juliana Brandão – Gerontologia Biomédica – Cref 0125/SC
E-mail: julybra@gmail.com 
Whatsapp: (47) 9 9985-0852

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