Pesquisa e publicações
Iniciação à Pesquisa Científica
A iniciação à pesquisa científica é realizada na FLT tanto no âmbito dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu, modalidade especialização, como também e, principalmente, no âmbito do Curso de Bacharelado em Teologia.
No contexto dos cursos de Pós-Graduação lato sensu, modalidade de especialização, a pesquisa científica ocorre no contexto do Trabalho de Conclusão de Curso, seguindo as diretrizes da FLT aprovadas na Resolução nº 02/2019, de 27 de março de 2019.
No âmbito do Curso de Bacharelado em Teologia, a iniciação à pesquisa ocorre, em especial, em três momentos:
Pesquisa Exegética do Antigo Testamento
A Pesquisa Exegética do Antigo Testamento é confeccionada ao longo do 5º Semestre do Curso, de acordo com os padrões estabelecidos no contexto da disciplina de Metodologia Exegética do Antigo Testamento, devendo ter no mínimo 20 e no máximo 25 laudas de conteúdo, no formato de artigo científico (com resumo e abstract). A pesquisa é elaborada conforme as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos vigentes na FLT.
Pesquisa Exegética do Novo Testamento
A Pesquisa Exegética do Novo Testamento é confeccionada ao longo do 4º Semestre do Curso, de acordo com os padrões estabelecidos no contexto da disciplina de Metodologia Exegética do Novo Testamento, devendo ter no mínimo 20 e no máximo 25 laudas de conteúdo, no formato de artigo científico (com resumo e abstract). A pesquisa é elaborada conforme as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos vigentes na FLT.
Trabalho de Conclusão do curso
O TCC é um trabalho científico elaborado em uma das grandes áreas da Teologia, bem como também em sua relação inter- e transdisciplinar:
- Teologia Bíblica (Antigo e Novo Testamento)
- Teologia Histórico-Sistemática e Ética
- Teologia Prática
Antes da elaboração destes três trabalhos de iniciação científica, o estudante deve elaborar um Projeto de Pesquisa, dentro dos moldes científicos a ser submetido ao Comitê Científico da FLT para aprovação.
Nestes três contexto o estudante recebe instrução teórico-científica acerca da metodologia a ser utilizada na elaboração destas pesquisas.
Outras formas de prática de Iniciação à Pesquisa Científica
A iniciação à pesquisa inclui ainda uma série de trabalhos de pesquisa menores, pontuais, relativos às disciplinas do curso. Através destes, o estudante vai sendo inteirado dos aspectos teóricos e da prática da pesquisa.
De forma geral, os objetivos gerais da iniciação científica são os de propiciar aos alunos do Curso de Bacharelado em Teologia a oportunidade de demonstrar o grau de habilidade adquirida, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica e à consulta de bibliografia, bem como de aprimorar a capacidade de interpretação e de avaliação crítica de questões e assuntos teológicos.
Concluindo, ao adotar a iniciação científica como estratégia de desenvolvimento para o estudante, a FLT define áreas relevantes, abrindo caminhos para que novas pesquisas sejam produzidas, contribuindo para a formação acadêmica. Nesse sentido, a FLT reconhece a importância da pesquisa, aloca recursos para a biblioteca, laboratórios, equipamentos, bem como para publicações.