Pós-graduação
Especialização em Dependência Química, Comunidades Terapêuticas e Prevenção
O presente curso de pós-graduação lato sensu, na modalidade de Especialização, está voltado para preparar profissionais para compreenderem melhor a problemática da dependência de Substâncias Psicoativas, modelo de tratamento da Comunidades Terapêuticas e a Prevenção à dependência química.
É um curso especialmente adequado para profissionais que necessitam de informações sobre o funcionamento e aperfeiçoamento do modelo de tratamento das Comunidades Terapêuticas e para profissionais que precisam se especializar sobre a Prevenção em seus campos de atuação, seja no setor público ou privado.
Os quatro pilares do curso são: A dependência química propriamente dita; a pessoa do profissional que atua em prevenção, tratamento e reinserção social; a Comunidade Terapêutica, seu método, programa terapêutico e sua gestão; a Prevenção com foco na qualidade de vida.
Trata-se de um curso presencial de pós-graduação lato sensu (cf. Resolução nº 1, de 6.4.2017, publicada no DOU em 9.4.2018), para o qual a FLT expedirá certificado aos estudantes que apresentarem, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência e média 7,0 (sete vírgula zero) em cada disciplina cursada, e tiverem cursado o mínimo de 360 h/a.
Objetivos Gerais:
Formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem de forma geral nas áreas de Prevenção e do tratamento em Comunidade Terapêutica, dentro da visão de um ser humano Bio-psico-social-espiritual-ambiental-histórico e cultural.
Objetivos Específicos:
1. Proporcionar conhecimentos básicos acerca da epidemiologia da dependência química, sua história, conceituação, classificação e farmacologia das principais drogas.
2. Identificar os conceitos básicos sobre dependência química, para proporcionar princípios para a prevenção e para o tratamento, com destaque ao acolhimento em comunidade terapêutica.
3. Proporcionar aos estudantes uma visão geral da questão dos mecanismos geradores de dependência de substâncias psicoativas, em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de prevenção e de intervenção, tratamento, acolhimento e apoio, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã.
4. Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços de prevenção e de atendimento a dependentes químicos, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de prevenção, tratamento, acolhimento, acompanhamento e apoio.
5. Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados as novas formas de Prevenção, tratamento e abordagem de acolhimento em Comunidade Terapêutica.
6. Apontar para a visão da necessidade de um viver saudável para poder atuar, bem como para a habilidade de atuar em equipe multidisciplinar, com foco na rede de atendimento ao dependente químico e seus familiares.
7. Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico.
8. Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química, Prevenção e Comunidade Terapêutica.
São temas do curso:
• História, conceituação e Classificação das principais drogas;
• Impactos da sociedade pós-moderna, da mídia e da DSPA na família;
• Introdução ao cenário da dependência química;
• Psicoterapias humanistas, existencialistas e intrapsíquica;
• Farmacologia e Dependência Química;
• Epidemiologia da dependência química;
• Antropologia Integral: implicações preventivas e terapêuticas;
• Políticas Públicas e Dependência Química;
• Aconselhamento em DQ;
• Metodologia da Pesquisa Acadêmica;
• Introdução à Comunidade Terapêutica [Origem/história e método];
• O programa terapêutico e sua elaboração;
• Cuidando do Cuidador;
• Captação e gestão de recursos financeiros em CTs;
• Metodologia do Ensino Superior;
• Aspectos fiscais e jurídicos em CTs e ONGs;
• Reinserção Social, relação comunitária e prevenção da recaída;
• Comorbidades e Dependência Química;
• Modelos pedagógicos e contribuições para a prevenção;
• Ética e Bioética;
• Esporte e Cultura como ferramenta de prevenção da DSPA;
• Terapia Familiar – Perspectiva Sistêmica;
• Comunidade Terapêutica I – Abordagem motivacional e atenção psicossocial residencial;
• Equipes multidisciplinares, visão transdisciplinar e redes de atendimento à DQ;
• Psicoterapias de modificação de comportamento;
• Comunidade Terapêutica II – Panorama de terapias oferecidas;
• Ciclo Vital e vulnerabilidades à DSPA;
• Prevenção, Políticas Públicas e Dependência Química;
• Prevenção familiar e resiliência;
• Didática Pedagógica na prevenção ao uso e abuso de SPA;
• Comunidade Terapêutica III – Terapias de Grupo;
• Prevenção em medicina primária, secundária e terciária;
• Importância da espiritualidade e das entidades religiosas para a prevenção, tratamento e reinserção social;
• Teorias de mediação de aprendizagem como instrumentos de prevenção;
• Prevenção continuada em coletivo escolar;
• Gestão de Comunidades Terapêuticas.
CARGA HORÁRIA FINAL: 400 horas
O presente curso destina-se a profissionais graduados em qualquer área do ensino superior, independente se atuem no setor público, privado ou em ONGs, ou ainda se atuem na área pastoral e/ou diaconal de Igrejas. Destina-se também a professores, profissionais liberais, e a quaisquer pessoas que atuem ou tenham interesse em atuar na área da dependência química, no que tange à prevenção e o tratamento.
Para matricular-se no curso será necessário:
1) Preencher e enviar o Formulário de inscrição (disponível mais abaixo, nessa página);
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Reunir os Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação;
– Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
– Cópia simples da carteira de identidade;
– Cópia simples do CPF;
– 01 foto recente 3X4;
– Cópia simples do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.
Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um “Manual do Aluno“, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.
Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Rolf R. Krüger (rolf.kruger@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.
Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!
Turmas em oferta
Você tem interesse nesse curso?
O curso de Especialização em Dependência Química, Comunidade Terapêutica e Prevenção é a sua oportunidade para estudar com profundidade técnica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.
Turmas em andamento
Não há turmas em andamento
Docentes do Curso
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Esp. Alana Sieves Wendhausen
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Dr. Carlos Tadeu Grzybowski
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Ms. Guilherme Falcão Farias
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Dra. Maika Arno Roeder da Silva
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Ma. Maria Roseli Rossi Ávila
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Esp. Rolf Hartmann
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Ma. Brigitte Klemz Jung
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Dr. Clóvis Arlindo de Sousa
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Dr. Francisco Lotufo Neto
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Esp. João Paulo Becker Lotufo
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Me. Marciano Tribess
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Dra. Marilze Wischral Rodrigues
E-mail: marilze@flt.edu.br
Curriculum Lattes
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Dr. Tadeu Lemos
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Esp. Carlos Theodoro
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Esp. Egon Schlüter
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Dr. Gerson Joni Fischer
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Me. Jorge Luiz Barbosa da Silva
E-mail:jlsaude54@gmail.com
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Esp. Osvaldo Christen Filho
E-mail: christenfilho@gmail.com
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