Pós-graduação
Especialização em Dependência Química e Comunidade Terapêutica
O presente curso de pós-graduação lato sensu visa preparar profissionais que atuam na prevenção, no tratamento e na reinserção social de dependentes químicos para compreenderem melhor a problemática da dependência de substâncias psicoativas e os diversos modelos de tratamento. Inclui uma ênfase especial no modelo de tratamento das “Comunidades Terapêuticas”, sendo um curso especialmente adequado para todas as pessoas que atuam ou desejam atuar em comunidades terapêuticas.
Trata-se de um curso presencial de pós-graduação lato sensu (cf. Resolução nº 1, de 6.4.2018, publicada no DOU em 9.4.2018), para o qual a FLT expedirá certificado aos estudantes que apresentarem, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e média 7,0 (sete vírgulas zero) em cada disciplina cursada, e tiverem cursado o mínimo de 360 horas
Objetivo Geral
Formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem de forma geral nas áreas de Prevenção, Comunidade Terapêutica, Saúde Mental e Grupo de Apoio, dentro da visão de um ser humano Bio-psico-social-espiritual-ambiental-historico e cultural, com ênfase e qualificação aprimorada na área das comunidades terapêuticas.
Objetivos Específicos
1. Proporcionar conhecimentos básicos acerca das multifacetas da dependência química, que muitas vezes são de difícil diagnóstico e tratamento quando associados a quadros psiquiátricos e comorbidades.
2. Identificar os conceitos básicos sobre dependência química, comunidade terapêutica, saúde mental e grupo de apoio/mútua ajuda e suas aplicações na prevenção, diagnóstico, acolhimento, tratamento e acompanhamento de pessoas afetadas pela dependência química e suas comorbidades bem como no apoio aos seus familiares codependentes.
3. Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços básicos de atendimento a dependentes químicos, portadores de transtornos mentais e seus familiares, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de tratamento, acolhimento, acompanhamento e apoio.
4. Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados as novas formas de tratamento e abordagem em saúde mental, acolhimento em comunidade terapêutica, prevenção e acompanhamento e apoio através de grupos de mútua ajuda.
5. Proporcionar aos alunos uma visão geral da questão da dependência química, prevenção, comunidade terapêutica, saúde mental e dos grupos de apoio mútua ajuda, em especial dos mecanismos geradores de dependência de SPA`s, transtornos mentais e codependência em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de intervenção, tratamento, acolhimento e apoio, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã.
6. Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico e do codependente.
7. Proporcionar uma formação mais específica e aprofundada sobre todos os assuntos diretamente ligados à área de ênfase do curso, que é a da comunidade terapêutica.
8. Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química, Prevenção, Comunidade Terapêutica, Saúde Mental e Grupo de Apoio, em especial aos temas relacionados à ênfase do curso em comunidades terapêuticas.
A matriz curricular do curso é composta pelas seguintes disciplinas, contendo a seguinte carga horária:
- Introdução ao cenário da dependência química. (10hs).
Docente: Carlos Teodoro Albuquerque Filho (Esp.). - Histórica e Classificação das principais drogas. (10hs).
Docente: George Ernesto da Silva (Dr.). - Epidemiologia da dependência química. (10hs).
Docente: George Ernesto da Silva (Dr.) - Farmacologia e Dependência Química. (10hs).
Docente: George Ernesto da Silva (Dr.) - Dependência Química e Comorbidades Psiquiátricas. (10hs).
Docente: Tadeu Lemos - Políticas Públicas, Dependência Química e Comunidade Terapêutica. (10hs).
Docente: Egon Schlüter (Esp.). - Aspectos Legais e jurídicos da Comunidade Terapêutica e Organizações da Sociedade Civil. (10hs).
Docente: Rolf Hartmann (Esp.). - Introdução à Prevenção em DQ. (10hs).
Docente: Alana S. Wendhausen (Esp.) - Antropologia integral e Dependência Química. (10hs).
Docente: Rolf Roberto Krüger (Dr.). - Codependência. (10hs).
Docente: Maria Roseli Rossi Ávila (Dra.) - Ética e Bioética. (10hs).
Docente: Euler Renato Westphal (Dr.) - O lugar da espiritualidade e das entidades religiosas no programa de acolhimento em uma Comunidade Terapêutica. (10hs).
Docente: Rolf Roberto Krüger (Dr.). - Reinserção Social, Relação comunitária e Prevenção da recaída. (10hs).
Docente: Maria Roseli Rossi Ávila (Dra.) - Encaminhamentos e articulação com as redes de serviço. (10hs).
Docente: Camila Woerner (Dra.) - Introdução a Grupos de Apoio e Mútua Ajuda em DQ. (10hs).
Docente: Maria Roseli Rossi Ávila (Dra.). - Introdução à Comunidade Terapêutica: Origem/história e método. (10hs).
Docente: Camila Woerner (Dra.). - Entrevista motivacional na CT. (10hs).
Docente: Alana S. Wendhausen (Esp.) - Terapias de Grupo na CT. (10hs).
Docente: André Luiz De Souza (Me.) - O programa de acolhimento. (10hs).
Docente: Osvaldo Christen Filho (Esp.) - Prevenção a outras compulsões na CT. (10hs).
Docente: Úrsula Affini (Me.). - Gestão de CT. (10hs).
Docente: Elcido Schlüter (Esp.). - Sustentabilidade das CTs. (10hs).
Docente: Rodrigo Vasconcellos - Aconselhamento Poimênico na Comunidade Terapêutica. (10hs).
Docente: Rolf Roberto Krüger (Dr.). - Pessoas acolhidas na CT I. (20hs).
Docente: Camila Woerner (Dra.). - Pessoas acolhidas na CT II. (10hs).
Docente: Camila Woerner (Dra.). - Masculinidade: mitos e desafios.
Docente: Ageu Lisboa - Liderança e formação de equipe nas CTs. (10hs).
Docente: Rolf Roberto Krüger (Dr.) - Cuidando do Cuidador. (10hs).
Docente: Roseli M. Kühnrich de Oliveira (Me.). - Introdução à Saúde Mental e a Dependência Química no contexto da psiquiatria. (10hs).
Docente: Francisco Lotufo Neto (Dr.). - Psicoterapias de modificação de comportamento. (10hs).
Docente: Francisco Lotufo Neto (Dr.). - Psicoterapias humanistas, existencialistas e intrapsíquica. (10hs).
Docente: Benedito Guilherme Falcão Farias - Terapia Familiar – Perspectiva Sistêmica. (20hs).
Docente: Carlos Tadeu Grzybowski (Dr.). - Metodologia do ensino superior. (20hs).
Docente: Gerson Fischer (Dr.) (+ Etel Elen Fischer (Me.))
O presente curso possui uma carga horária total de 360 horas.
Texto
Para matricular-se no curso será necessário:
1) Preencher e enviar o Formulário de inscrição (disponível mais abaixo, nessa página);
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Reunir os Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação;
– Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
– Cópia simples da carteira de identidade;
– Cópia simples do CPF;
– 01 foto recente 3X4;
– Cópia simples do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.
Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um “Manual do Aluno“, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.
Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Rolf R. Krüger (rolf.kruger@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.
Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!
Turmas em oferta
Não há oferta de curso
Você tem interesse nesse curso?
O curso de Dependência Química e Comunidade Terapêutica é a sua oportunidade para estudar com profundidade tecnológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.
Turmas em andamento
Nâo há turmas em andamento
Docentes do Curso
Dra. Camila Biribio Woerner Pedron
Esp. Egon Schlüter
Ms. Guilherme Falcão Farias
Dra. Maria Roseli Rossi Ávila
Esp. Rolf Hartmann
Dr. Carlos Tadeu Grzybowski
Ma. Etel Elen Fischer
Dr. Tadeu Lemos
Dr. George Ernesto da Silva
Email:
Curriculum Lattes
Esp. Carlos Theodoro
Dr. Gerson Joni Fischer
Esp. Osvaldo Christen Filho
E-mail: christenfilho@gmail.com