Bacharelado em Teologia

O chamado para o bacharelado é o chamado a colocar-se pessoalmente a serviço de Cristo a partir do dom que já foi presenteado por Deus.

Teologia a serviço da vida

Bacharelado em Teologia

Como financiar

seus estudos

Estudantes da FLT possuem excelentes possibilidades de busca de apoio para o custeio de seus estudos. Estatisticamente falando, nos últimos anos, 98% dos estudantes da FLT conseguiram pagar a maior parte do valor a ser investido em sua graduação acessando bolsas sociais de estudo do Programa de Bolsas Sociais de Estudos da FLT, fundos de financiamento e oportunidades de descontos especiais junto à Direção Administrativo-Financeira da FLT.

 

Oportunidade exclusiva para calouros e ingressantes:

 

Informamos que a entidade mantenedora da FLT está colocando 15 BOLSAS SOCIAIS DE ESTUDOS DE ATÉ 75% à disposição do/as candidato/as do Processo Seletivo (vestibular) 2022, bem como dos estudantes transferidos de outras instituições ou daqueles que já possuam outra graduação e desejam ingressar no bacharelado da FLT.

  • Se você faz parte de um Grupo Familiar que consegue comprovar uma renda de 1 até 3 salários-mínimos per capita (por pessoa), você tem todas as chances de garantir uma dessas bolsas de sociais de estudos, e não pode perder essa oportunidade.
  • Para concorrer a essas bolsas você deverá participar e ser aprovado no Processo Seletivo de bolsas sociais de estudos publicado no Edital 01/2022.
  • Você pode descobrir já agora se você preenche os requisitos para ganhar uma bolsa, e com qual percentual de bolsa social de estudos você poderá ser contemplado. Para tal, preencha sem compromisso o Formulário de Avaliação Prévia de Bolsa Social de Estudos, onde você informa os dados socioeconômicos de seu Grupo Familiar. Acesse esse Formulário na primeira das abas abaixo.

Bolsas Sociais de Estudo:

Há várias possibilidades de financiamento ao seu alcance – procure as mais adequadas à sua situação:

  • Bolsas sociais de estudo são oferecidas no Programa de Bolsas Sociais de Estudo da FLT a todo/as estudantes da FLT. As informações para acessar essas Bolsas Sociais de Estudos encontram-se no Edital do Processo Seletivo de Bolsas Sociais de Estudos 01/2022 nas abas abaixo. Lá você descobre como preencher o Questionário Socioeconômico e qual documentação comprobatória você deverá enviar.
  • FORMAR – Fundo de Formação Ministerial da MEUC é disponibilizado apenas a estudantes que tenham o firme propósito de ingressar no ministério missionário da MEUC – Missão Evangélica União Cristã. As informações para acessar apoio do FORMAR encontram-se nas abas abaixo, sendo que toda pessoa apoiada pelo FORMAR necessitará preencher também os formulários relativos ao Edital do Processo Seletivo de Bolsas Sociais de Estudos 01/2022.
  • A FLT também está cadastrada no Programa de Bolsas Universitárias UNIEDU, do governo do Estado de Santa Catarina.

Crédito educativo e financiamento de estudos:

  • O Crédito Educativo da Associação dos Amigos do CETEOL é um empréstimo de recursos para pagar seus estudos e que é pago após a conclusão do curso. Esse crédito está disponível para todo/as estudantes da graduação que preencherem os formulários e forem aprovados, indistintamente. Veja outras informações e formulários nas abas abaixo.
  • FFAFT – Fundo de Financiamento e Auxílio para a Formação Teológica é disponibilizado apenas a estudantes luteranos da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e que tenham o firme propósito de ingressar no Ministério com Ordenação da IECLB. Acesse outras informações e formulários nas abas abaixo.

Importante: É possível acessar, simultaneamente:

  • Bolsas Sociais de Estudo da FLT e Crédito Educativo da AACETEOL; e
  • Bolsas Sociais de Estudo da FLT, FORMAR e AACETEOL.

Se você se sabe chamado por Deus e tem a vocação para o estudo da teologia, a questão financeira não deve, sob hipótese alguma, ser um empecilho para seus estudos. A Direção Administrativo-Financeira da FLT, além disso, tem-se mostrado sempre de novo sensível a situações especiais ligadas a assuntos financeiros, estando aberta a dialogar com você a respeito de sua situação. Não hesite em entre em contato.

Bacharelado em Teologia

Mais 

Infos!

 

Formulário de Avaliação Prévia de Bolsa Social de Estudos (Calouros e ingressantes 2022)

A entidade Mantenedora da FLT, a UNIÃO CRISTÃ – Associação Social e Educacional, colocou 15 bolsas sociais de estudo de até 75% à disposição para estudantes que ingressarem em 2022 – sejam calouros, transferidos de outras instituições ou ingressantes que já possuam outra graduação anterior. Para efetivamente acessar esses recursos, você terá que participar do Processo Seletivo de Bolsas Sociais de Estudos 01/2022, ser aprovado no vestibular e, depois, estar efetivamente matriculado no curso de bacharelado em teologia da FLT. Para descobrir já agora se você preenche os requisitos socioeconômicos para receber alguma dessas bolsas, bem como descobrir qual percentual você receberá, você deve acessar o Formulário de Avaliação Prévia de Bolsa Social de Estudos (Calouros e Ingressantes 2022) disponível abaixo.

O setor administrativo-financeiro da FLT, juntamente com a Diretoria Administrativo-Financeira farão essa avaliação e lhe comunicarão o resultado em até 3 dias após envio do Formulário.

Importante: Ao enviar esse Formulário, lembre-se que caso vier a inscrever-se no vestibular, transferir-se ou simplesmente ingressar como graduado na turma 2022, você necessariamente terá que participar e ser aprovado no Processo Seletivo de Bolsas Sociais de Estudos 01/2022, e enviar toda a documentação comprobatória exigida quanto à renda de seu Grupo Familiar. Por isso, é imprescindível que você preencha o Formulário de Avaliação Prévia de modo que você consiga realmente comprovar todas essas informações mais tarde, para não vir a perder o possível benefício que lhe for informado, sem compromisso, pela FLT.

Acesse aqui:

Formulário de Avaliação Prévia de Bolsa Social de Estudos (Calouros e Ingressantes 2022)

 

Programa de Bolsas de Estudo da FLT

Para custear seus estudos, todos os estudantes do Curso de Bacharelado em Teologia podem concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (de até 75%, 50% ou 25%) oferecidas pela própria FLT. Por ser entidade filantrópica, a FLT tem compromisso de oferecer 1 bolsa de 100% para cada 9 estudantes pagantes. Essas bolsas são concedidas no âmbito do Programa de Bolsas Sociais de Estudo da FLT.

 O procedimento para concorrer a uma bolsa social de estudo é o seguinte: Independente se você é calouro ou veterano, acesse o Edital do Processo Seletivo de Bolsas Sociais de Estudos 01/2022, onde você encontrará todas as informações, critérios e condições para participar do Processo Seletivo. Acesse também o Questionário Socioeconômico, que é o formulário que você terá que preencher com todas as informações sobre a renda de seu Grupo Familiar. Lá constam as datas, prazos, documentos comprobatórios e condições que você deve observar para concorrer à bolsa social de estudos. Entregue ou envie os documentos e o questionário na Secretaria Administrativo-Financeira da FLT dentro do prazo indicado.

Acesse aqui:

  • Edital do Processo Seletivo de Bolsa Social de Estudos 01/2022
  • Questionário Socioeconômico do Processo Seletivo de Bolsa Social de Estudos 01/2022

Convidamos você também a conhecer os diversos Programas e fundos de Apoio Social de onde provém os recursos financeiros que viabilizam a concessão dessas bolsas sociais de estudos.

 

Crédito Educativo da AACETEOL - Associação dos Amigos do CETEOL

A FLT possui uma entidade parceira denominada AACETEOL – Associação dos Amigos do CETEOL, que oferece a qualquer estudante inscrito na graduação crédito educativo a quem necessita de auxílio financeiro adicional para custear seus estudos. Esse crédito é um valor mensal que a AACETEOL destina ao estudante, sendo que este deverá pagar esses valores de volta à AACETEOL apenas após a conclusão dos estudos, tendo para tal 1 a 2 anos de carência e o dobro do tempo (8 anos) para devolver esses valores (p. exemplo, se alguém recebeu o crédito durante todos os 4 anos de seus estudos, terá 1 a 2 anos de carência mais 8 anos para a devolução).

Esse crédito é concedido a partir da análise do perfil socioeconômico do candidato. Esse crédito também pode ser solicitado por estudantes que foram contemplados com bolsas de estudo, se assim o necessitarem.

Acesse aqui:

  • Formulário de Solicitação de Crédito Educativo da AACETEOL 

Se tiver dúvidas sobre como preencher, ou sobre datas e prazos, entre em contato com a secretaria administrativo- financeira da FLT (administrativo@flt.edu.br) ou com nosso setor de relações institucionais e marketing (cursos@flt.edu.br).

 

FFAFT - Fundo de Financiamento e Auxílio para formação Teológica

A IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil promove a formação teológica de interessados em ingressar nela futuramente, e destina recursos aos centros de formação teológica por ela reconhecidos, para que estes centros destinem a estudantes de teologia. Estudantes inscritos no “Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia” da IECLB tem acesso a este auxílio.

Assim, caso você tenha o firme propósito atuar futuramente no contexto da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, você também pode e deve acessar, ao lado da bolsa de estudos da FLT, o FFAFT – Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica.

As condições e toda a regulamentação e instruções para obter recursos do FFAFT estão contidas no Regulamento do Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica – FFAFT (acesse aqui). 

Conforme o Regulamento, Art. 4º, os recursos do FFAFT poderão ser utilizados para os fins de: 

  1. Financiar o custeio parcial ou integral de disciplinas, mensalidades e créditos acadêmicos;
  2. Financiar e auxiliar a subsistência do/a estudante durante o período de estudo. 

Conforme o Art. 14, para solicitar o empréstimo, estudantes devem apresentar os seguintes documentos pessoais: 

  1. Requerimento padrão preenchido, indicando seu interesse;
  2. Carta de intenção do/a estudante, fundamentando seu interesse e sua expectativa em relação à futura atuação ministerial que justifique a concessão do FFAFT;
  3. Cópia da carteira de identidade e CPF;
  4. Comprovante de matrícula, emitido por centro de formação conveniado com a IECLB;
  5. Documento emitido pela sua Comunidade/Paróquia da IECLB, atestando o tempo de membresia;
  6. Certidão de nascimento, casamento ou de união estável;
  7. Comprovante de renda do grupo familiar;
  8. Carta de recomendação do/a ministro/a da comunidade onde é membro, a qual deverá destacar evidências da vocação do/a estudante para a futura atuação no Ministério com Ordenação na IECLB.
  9. Parecer do presidente da Comunidade/Paróquia da IECLB, onde é membro, sobre a necessidade de auxílio financeiro para o/a estudante;
  10. Carta de recomendação, individual para cada estudante, do/a Pastor/a Sinodal, fundamentada nas evidências apresentadas pelo/a estudante para o exercício do Ministério com Ordenação; 

O/A estudante deverá apresentar, no mínimo, 1 (um/uma) fiador/a habilitado/a e seu respectivo cônjuge (se aplicado), com capacidade econômica para arcar com as obrigações assumidas no contrato de concessão do FFAFT (cf. Art. 16). Esse fiador não poderá ser do grupo familiar do estudante. 

Acesse aqui: 

  • Formulário FFAFT Calouros
  • Formulário FFAFT Veteranos

      (Caso links não disponíveis, aguarde a publicação para acesso).

Todo o valor obtido na forma de crédito educativo deverá ser devolvido após a conclusão dos estudos, dentro das condições indicadas no Regulamento do FFAFT, que incluem de 2 anos de carência e diversos anos para a devolução. A grande vantagem para todos que ingressarem na IECLB é que o/a beneficiário/a que se mantiver 5 (cinco) anos consecutivos atuando em campo de atividade ministerial devolverá não mais 100%, mas terá sua dívida reduzida a 50% do montante do financiamento recebido.

FORMAR - Fundo de Formação Teológica da MEUC

Estudantes da FLT que tenham o firme propósito de atuar na MEUC –  Missão Evangélica União Cristã, podem se candidatar ao recebimento de bolsa de estudos (a fundo perdido) junto a um fundo de formação denominado FORMAR, preenchendo os respectivos formulários de solicitação, e enviando os documentos requeridos. 

Acesse aqui: 

Iniciantes (calouros):

Veteranos:

  • Carta Estudantes Veteranos
  • Pedido de Auxílio Estudantes Veteranos
  • Formulário do Obreiro Atual Estudantes Veteranos
  • Formulário de Recomendação de Professor da FLT 

Outras informações podem ser obtidas junto ao FORMAR da MEUC, com Sandra Kunz (formar@meuc.org.br) ou junto à secretaria administrativo-financeira da FLT (flt@flt.edu.br ou administrativo@flt.edu.br), ou ainda com o setor de Relações Institucionais e Marketing (cursos@flt.edu.br).

UNIEDU

A FLT está cadastrada no Programa de Bolsas Universitárias UNIEDU 2021, do estado de Santa Catarina

O que é o UNIEDU?
O UNIEDU é o programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, fundamentado pelo Artigo 170 da Constituição Estadual.
Para quem é?
As bolsas do UNIEDU favorecem a inclusão de jovens ao ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos, e que atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação do programa, com bolsas de estudo e de pesquisa e extensão, integrais e parciais, para estudantes residentes em Santa Catarina matriculados em cursos de graduação, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação e cadastradas na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina para participarem do Programa UNIEDU.

Informações Importantes
· Para fazer o cadastramento e solicitar bolsas, o acadêmico deve entrar no site http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/graduacao/cadastramento, sendo que o período de inscrições é definido a cada semestre.
· A bolsa de estudo será semestral, ou seja, a cada semestre o aluno deverá concorrer novamente e abrangerá as seis mensalidades do período (retroativamente).
· O percentual de desconto será de no mínimo 25%, dependendo da carência do aluno e dos recursos disponibilizados pela SED (Secretaria de Estado da Educação);
· Alunos que já possuem formação em curso superior e que já possuam outro tipo de bolsa de estudo não podem concorrer à bolsa de estudo do UNIEDU (Artigo 170).
· A quantidade de alunos aprovados dependerá dos recursos que forem disponibilizados pela SED (Secretaria de Estado da Educação).
· Acesse o Edital.

Mais Informações:
Saiba mais consultando o site http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/ ou obtenha mais informações com o setor Administrativo-Financeiro da FLT.

 

 

× Como posso te ajudar?