Curso de Extensão

Capacitação em Coordenação de Grupos da Pessoa Idosa e Agentes Multiplicadores

O número de idosos está crescendo, e se faz necessário aprimorar e ampliar os trabalhos com o grupos existentes. Diante desse cenário, prefeituras, universidades, associações comunitárias, grupos particulares, igrejas, família e comunidade buscam formas para mantê-los integrados.É  nesta faixa etária que as pessoas buscam apoio para as dificuldades e fragilidades, e fazer parte de um grupo/comunidade contribui mantendo-os ativos evitando assim o isolamento familiar e social. Precisamos de pessoas que respeitem e valorizem a pessoa idosa, mantendo a mente e o corpo ativos por meio de informações, de atividades de lazer, da religiosidade e inserção na sociedade, prevenindo o estado de dependência física, social e psicológica. Os coordenadores capacitados servirão de motivação para os futuros indivíduos que desejam ou necessitem assumir o grupo como coordenador/líder.

Profa. Dra. Juliana Brandão
Prof. Dr. Claus Schwambach
Coordenadores do Curso
julybra@gmail.com
claus.schwambach@flt.edu.br

Objetivo geral
O presente curso visa a capacitação dos coordenadores que atuam com o cuidado da pessoa idosa, a fim de torna-los multiplicadores das informações que receberão durante a formação, repassando aos demais integrantes do Grupo.

Objetivos específicos

• Orientar os coordenadores para agir da melhor forma com as inúmeras situações que surgem no dia a dia, incluindo relacionamentos interpessoais e gestão de conflitos.
  • Verificar a importância da espiritualidade na vida da pessoa idosa.
  • Capacitar novos indivíduos como futuros coordenadores e multiplicadores, oportunizando a expação dos grupos da pessoa idosa.
  • Ter conhecimento dos serviços existentes na comunidade, conforme orientado durante a capacitação, assim como o breve conhecimento dos direitos da pessoa idosa, estimulando a participação na vida comunitária e cidadã.
  • Auxiliar no planejamento das atividades de lazer e dinâmicas de grupo, elaborando atividades para datas comemorativas, recepção de grupos visitantes, encontros na comunidade e motivacionais.

O curso é composto pelos seguintes temas:

1. Atributos do coordenador de grupos da pessoa idosa
2. Dimensão ética do coordenador de grupos da pessoa idosa
3. Noções básicas de primeiros socorros
4. Aprendendo a mediar situações de conflitos
5. Planejamento, elaboração e aplicação das atividades de lazer e dinâmicas de grupo
6. Espiritualidade na vida da pessoa idosa
7. Direitos da pessoa idosa
8. Liderança e autocuidado
Obs: O curso possui um total de 52 h/a

• Coordenadores dos grupos da pessoa idosa;
  • Idosos;
  • Profissionais interessados em trabalhar com esse público

Documentos para Matrícula, a serem postados de forma online junto ao formulário de matrícula do curso:

• Cópia simples da carteira de identidade.
  • Comprovante de Residência para quem deseja pagar o curso através de boleto.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Claus Schwambach (diretoria@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);

→ ONLINE - Turma 1/2021

Início: 07 de junho de 2021.
Término:  08 de setembro de 2021.

Local: O curso será oferecido em formato ONLINE.
Horário das aulas: as aulas ocorrerão:
→ semanalmente,
segundas-feiras das 19h30min às 21h30min. (2h/a)
→ quartas-feiras das 19h30min às 21h30min. (2h/a)

Cronograma do Curso: clique aqui para acessar o cronograma
Período de
inscrições:
As inscrições deverão ser feitas até o início do curso
Valores do curso:
Mensalidades: 5 parcelas de R$ 96,00 (Total do investimento: R$ 480,00)
Política de descontos: Para pagamento na modalidade PIX, será concedido um desconto de 10%.
Outras informações:
Faculdade Luterana de Teologia – E-mail: cursos@flt.edu.br