Pós-graduação

Especialização em Gerontologia Multidisciplinar

O Brasil está vivendo o fenômeno demográfico do envelhecimento de sua população. Faz-se, portanto, imperativo desenvolver a consciência sobre os fatos ligados à velhice, chamar a atenção para os determinantes socioculturais vigentes em relação à velhice, repensar as políticas em relação a este objeto. O número crescente de idosos na região catarinense e a nível nacional, segundo dados do IBGE de 2000, levará o Brasil a ser o 6º país em 2025 com o maior número de pessoas com idade acima de 60 anos.
O número de profissionais pertencentes às várias áreas que se dedicam ao atendimento do idoso tem aumentado progressivamente, havendo necessidade premente de cursos que possibilitem a difusão e atualização de conhecimentos da área da Gerontologia.
O oferecimento de cursos de especialização representa uma das mais importantes formas de atuação das instituições de ensino superior, principalmente porque estes cursos são uma oportunidade de atualização e educação continuada para os profissionais que atuam ou pretendem atuar em uma área profissional que cresce anualmente, como é o caso da gerontologia.
O curso de Pós-graduação em Gerontologia aborda, entre outros, os principais problemas que enfrentam as pessoas idosas, a saber: problemas de nutrição, dificuldades motoras e de equilíbrio, diminuição dos sentidos nomeadamente da audição e da visão, problemas de incontinência e problemas da esfera psíquica e social, multiplicidade de medicamentos e, frequentemente, falta de apoio que ajude a encontrar equilíbrios nos campos da saúde, das interações sociais, das atividades físicas, do lazer e das atividades ligadas ao envelhecimento humano. 
Nas regiões de maior desenvolvimento econômico, há uma demanda crescente por profissionais capazes de atuar com o publico envelhecente, seja em clubes, universidades, escolas e academias, ONGS, entre outros. 
Dessa forma, os cursos de aperfeiçoamento e especialização acabam ocupando um papel de destaque, preenchendo uma importante lacuna em termos de preparação profissional e, por consequência, cumprindo um importante papel social. 
Dispondo de instalações nesta área a cidade pólo de Blumenau, possui, além disso, grande potencial de demanda para atividades voltadas ao idoso pelo seu nível cultural e populacional. 
O programa deste curso foi elaborado mediante consulta de doutores, mestres e especialistas da área, sendo o corpo docente constituído por profissionais com larga experiência acadêmica e profissional. Além disso, um curso nesta área de concentração vem ao encontro de uma necessidade de qualificação profissional para atuação na área, necessidade que é reflexo do acentuado aumento da demanda e a deficiência dos graduados para atendê-la.
O Curso oportunizará, além da especialização, o desenvolvimento crítico e a iniciação à pesquisa na área de Gerontologia.
Espera-se atingir com este Curso a formação continuada de cerca de trinta (30) profissionais, preparando-os para trabalhar com a criação, planejamento e desenvolvimento dessas atividades.

Profa. Dra. Juliana Brandão
Prof. Dr. Claus Schwambach
Coordenadores do Curso
julybra@gmail.com
claus.schwambach@flt.edu.br

 

Objetivo Geral
Qualificar profissionais nas diversas áreas exigidas, para um atendimento mais especializado frente ao idoso, com vistas à melhoria do desenvolvimento de equipes multidisciplinares. Além de propiciar aos diversos profissionais embasamentos teórico-prático e científico, para conhecimento do processo de envelhecimento sob aspecto biopsicossocial.

 Objetivos Específicos

  • Capacitar profissionais com formação de nível superior que queiram atuar no segmento da gerontologia em geral.
  • Enfatizar a promoção da saúde, a prevenção de doenças e de incapacidades, e a reabilitação para o envelhecimento saudável.
  • Estimular o maior consumo dos resultados das pesquisas e entender a dinâmica e os processos envolvidos na produção de conhecimento na área de concentração do curso;
  • Fornecer suporte teórico-prático suficiente para que os profissionais participantes sejam capazes de entender os aspectos econômicos, sociais e organizacionais da gerontologia;
  • Organizar um evento envolvendo o público alvo do curso, ou seja, o idoso.

Temas do Curso:

  1. Geriatria preventiva: cuidados para o envelhecimento saudável;
  2. Dimensão ética dos profissionais da gerontologia;
  3. Metodologia da Pesquisa;
  4. Alterações Nutricionais do idoso;
  5. Metodologia do Ensino Superior;
  6. Cuidados com a saúde bucal do idoso;
  7. Prevenção e Reabilitação Cognitiva do idoso (Terapia Ocupacional);
  8. Prevenção e Reabilitação Motora do idoso (Fisioterapia);
  9. Prevenção e Reabilitação fonoaudiológica do idoso (Fonoaudiologia);
  10. Humanização no processo do cuidado do idoso;
  11. Dinâmicas de grupo e atividades de lazer para a pessoa idosa – teoria e prática;
  12. Atividade Física e prescrição de exercício no envelhecimento ativo;
  13. Estratégias de promoção de saúde de qualidade de vida;
  14. O trabalho em equipes interdisciplinares e suas metodologias de atuação;
  15. Família e a pessoa idosa: enfoque intergeracional;
  16. Família e a pessoa idosa: enfoque estratégico;
  17. Espiritualidade e Gerontologia;
  18. Simpósio (organizado pelos alunos);
  19. Corporeidade, envelhecimento e atividades vivências;
  20. Direito da pessoa idosa;
  21. Pessoa idosa institucionalizada: vivências e gerenciamento;
  22. Seminários aplicados em gerontologia.

Profissionais graduados, tanto do setor público, quanto do privado, da área da saúde, ONGs, Hospitais, academias, programas sociais, instituições de longa permanência, que atuem ou estejam interessados em trabalhar com o idoso.

Para matricular-se no curso será necessário:
1) Preencher e enviar o Formulário de inscrição (disponível mais abaixo, nessa página);
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Reunir os Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação;
– Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
– Cópia simples da carteira de identidade;
– Cópia simples do CPF;
– 01 foto recente 3X4;
– Cópia simples do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.

Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um “Manual do Aluno“, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Claus Schwambach (claus.schwambach@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

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Turmas em oferta

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O curso de Gerontologia Multidisciplinar é a sua oportunidade para estudar com profundidade técnica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

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Turmas em andamento

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Docentes do Curso

Dr. Euler R. Westphal

Dr. Rolf Roberto Krüger

Esp. Carlos Theodoro

Esp. Cristiane Loureiro

Esp. Dulcinéia Ozelame

Dra. Maika Arno Roeder

Esp. Leila Caliari

Dra. Marilze Wischral Rodrigues

Dra. Juliana Brandão

Dr. Mario Henrique Kato

Esp. Maria Aparecida Griza

Ma. Adriana Valente

Esp. Rita Pettenati Ruthes

Dr. Paulo Afonso Butzke

Ma. Kitty Kurzawa Furstenau

Esp. Adriana Stollmaier

Ma. Mara Lucia Campos

Dr. Daniel Petreça

Dr. Daniel Petreça