Pós-graduação

Capacitação em Aconselhamento Cristão

Há hoje por parte das lideranças leigas e ordenadas que atuam nos diversos ministérios eclesiásticos uma carência de formação em aconselhamento cristão. Essas lideranças trabalham com pessoas, e são inúmeras vezes abordadas, questionadas ou consultadas em relação à solução de dilemas, problemas ou dramas das pessoas com quem trabalham. Requer-se dessas lideranças capacidade e habilidades de aconselhamento a pessoas. O curso quer ser uma resposta a essa demanda e pretende viabilizar a oferta de formação de recursos humanos nessa área bem específica do saber.

Trata-se de um curso presencial de Pós-graduação, oferecido nos termos da Lei nº 9.394/1996, art. 44, inciso III, que ao descrever as modalidades de cursos de pós-graduação lato sensu, prevê “cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros”, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino, e cuja oferta encontra-se normatizada pelo Conselho de Pós-graduação e Pesquisa da FLT.

Objetivo geral
O presente curso visa promover a capacitação de recursos humanos, o aperfeiçoamento de competências na área do aconselhamento cristão de cunho pastoral e poimênico a pessoas, e visa viabilizar a apropriação de conhecimentos bíblico-teológicos e prático-pastorais necessários à compreensão e à prática do aconselhamento no contexto de comunidades cristãs. A formação de lideranças comprometidas com o evangelho, o desenvolvimento de uma visão missionária e o incentivo para uma atitude de serviço ao próximo são as perspectivas transversais que perpassam as disciplinas do curso.

 Objetivos específicos
1. Oportunizar a pessoas graduadas em qualquer área do ensino superior e que exercem ou almejam a liderança e o aconselhamento a pessoas em comunidades cristãs, a expansão do campo de seus conhecimentos na área do aconselhamento cristão;
2. Promover o desenvolvimento das competências bíblico-teológicas e das habilidades prático-pastorais necessárias ao aconselhamento cristão;
3. Fomentar o desenvolvimento de uma visão pastoral e de uma postura e atitude de cuidado às pessoas, promovendo a reflexão sobre papel e os desafios da igreja cristã no auxílio às pessoas em suas crises e perdas;
4. Promover o desenvolvimento de uma liderança cristã voltada ao serviço a Deus e ao próximo, à edificação da igreja e à promoção da dignidade humana na igreja e na sociedade;
5. Capacitar para o domínio de metodologias de aconselhamento diretivo e não diretivo, visando a prática do aconselhamento em comunidades cristãs, em especial, em diálogos individuais e em PGs – Pequenos Grupos.

A grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas:

  1. Base bíblico-teológica do aconselhamento cristão
  2. Panorama das principais escolas de aconselhamento
  3. Aspectos antropológicos, filosóficos e espiritualidade no aconselhamento
  4. Metodologia de aconselhamento não-diretivo
  5. Metodologia de aconselhamento diretivo
  6. Temas específicos: ansiedade; depressão; suicídio
  7. Temas específicos: doença; doença terminal; luto
  8. Temas específicos: matrimônio; família
  9. Psicopatologias: identificar e encaminhar

 Cada uma das disciplinas acima possui uma carga horária de 7 horas (60min). O curso tem uma duração total de 63 horas.

O curso foi pensado e planejado para pessoas diplomadas no ensino superior, com atribuições em:

  • Lideranças de igrejas cristãs, Presbíteros e presidentes de comunidades cristãs;
  • Pastores, missionários, diáconos, terapeutas pastorais e catequistas;
  • Colaboradores do ministério com crianças, adolescentes e jovens;
  • Líderes do ministério com casais e famílias;
  • Dirigentes de estudos bíblicos;
  • Pessoas que colaboram com o anúncio da palavra de Deus nas igrejas;
  • Profissionais liberais e pessoas interessadas no tema do Aconselhamento.

Para matricular-se no curso você precisa:
1
) Preencher e enviar o Formulário de inscrição, clicando aqui;
2) Pagar a Taxa de Inscrição;
3) Documentos de matrícula, somente digitalizado (formato PDF) e encaminhado via e-mail para rosemeri@flt.edu.br*:
– Diploma (frente e verso) e histórico da graduação digitalizados em PDF;
– RG e CPF digitalizado em PDF;
– Comprovante de residência digitalizado em PDF.

Obs.: A matrícula somente é consolidada com a assinatura do Contrato de prestação de serviços educacionais (entregue no primeiro dia de aula).
4) Preencher e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que lhe será entregue em 2 vias na primeira aula, por ocasião do início do curso.
As normas que regem a prestação de serviços educacionais por parte da instituição ofertante do curso, bem como as que regem a contraprestação pelos serviços educacionais prestados por parte do aluno, se encontram definidas nesse “Contrato de prestação de serviços educacionais”, que é assinado pelo Diretor da Faculdade (contratado) e pelo respectivo aluno (contratante) no início do curso.

Importante: No primeiro dia de aula, cada aluno receberá da FLT um Manual do Aluno, no qual constarão todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do curso, tais como: calendário; horário das atividades acadêmicas e de funcionamento da secretaria acadêmica e administrativo-financeira; descrição dos objetivos e metas do curso; grade curricular e carga horária; corpo docente; bem como informações gerais relativas à avaliação, à metodologia de ensino, à entrega de trabalhos; referente a desistência do curso; ao encaminhamento e execução da monografia de conclusão do curso, à forma de pagamento e à coordenação de curso e seus horários de funcionamento.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docente da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: (Prof. Dr. Rolf Roberto Krüger – rolf.kruger@flt.edu.br).
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

 

Turmas em oferta

No momento o curso é oferecido apenas na turma acima. Você gostaria de ter esse curso em sua cidade?

O curso de Aconselhamento Cristão é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Joinville / SC 2023

Início: 04 de março de 2023
Término: 16 de dezembro de 2023.

Local: CEJ – Comunidade Evangélica Luterana de Joinville – União Paroquial
Rua Princesa Isabel, 508 (fundos), sala 101 – Centro, Joinville – SC, 89201-270

Horário das aulas:
Sábado, uma vez ao mês, das 08h30-12h10 e das 13h30-17h00.

Cronograma do Curso: clique aqui

Período de inscrições: 
→ As inscrições deverão ser feitas até 01 de março de 2023 na loja da FLT. O período de inscrições pode ser estendido, por deliberação do Coordenador do Curso, até a data do início do curso.

Investimentos no curso:
Inscrição: R$ 100,00 (cem reais)
Mensalidades: 10 parcelas de R$ 170,00 (cento e setenta reais), totalizando R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais)
Política de descontos: quando houver casais, haverá 25% de desconto para ambos;
Bolsas de estudos: para o presente curso a FLT publicará um Edital abrindo processo seletivo de 5 bolsas de estudo de até 30% do investimento total do curso, no contexto de seu Programa de Bolsas de Estudo. Datas, prazos, documentos e condições constarão no respectivo Edital e no respectivo Formulário do Perfil Socioeconômico. (Obs.: O benefício da bolsa de estudo será perdido se houver mais do que 3 mensalidades de inadimplência, sem que a mesma tenha sido justificada para a Secretaria Administrativo-Financeira). Situações especiais deverão ser levadas pela Secretaria Administrativo-Financeira ao Diretor Administrativo-Financeiro.

Obs.:
1) A bolsa de estudo não abrange a taxa de inscrição;
2) A efetiva concessão de bolsa de estudos dependerá do preenchimento do questionário sócio econômico e dos pré-requisitos estipulados em Edital. 

INSCRIÇÕES:
→ Você possui um diploma de Curso Superior? Então CLIQUE AQUI
→ Você não é formado em curso superior, mas tem interesse no curso? Então CLIQUE AQUI 

Para mais informações, entre em contato!
E-mail: cursos@flt.edu.br
Telefone: 47 3203-4664
Whatsapp Cursos: 47 9 9795-0582
Whatsapp Secretaria: 47 9 9755-3798
Whatsapp Financeiro: 47 9 9686-4070

Blumenau / SC 2023

Início: 13 de julho de 2023.

Término: 25 de julho de 2024.


Local: 
Sala de aula localizada na MEUC – Missão Evangélica União Cristã

Rua Antônio da Veiga, 539 – Bairro Vila Nova – 89.012-500 Blumenau SC


Horário das aulas: As aulas ocorrem a cada duas quintas-feiras à noite, das 19h00 às 22h30min
.


Cronograma do Curso:
 clique aqui


Período de
 inscrições: 
→ As inscrições deverão ser feitas até 05 de julho de 2023 no site da FLT. O período de inscrições pode ser estendido, por deliberação do Coordenador do Curso, até a data do início do curso, 13 de julho de 2023.

Investimentos no curso:
Inscrição: R$ 100,00 (cem reais)
Mensalidades: 10 parcelas de R$ 170,00 (cento e setenta reais), totalizando R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais)
Política de descontos: quando houver casais, haverá 25% de desconto para ambos;

Obs.:
1) a Política de descontos para casais não abrange a taxa de inscrição;

INSCRIÇÕES:
→ Você possui um diploma de Curso Superior? Então CLIQUE AQUI
→ Você não é formado em curso superior, mas tem interesse no curso? Então CLIQUE AQUI

Para mais informações, entre em contato!
E-mail: cursos@flt.edu.br
Telefone: 47 3203-4664
Whatsapp Cursos: 47 9 9795-0582
Whatsapp Secretaria: 47 9 9755-3798
Whatsapp Financeiro: 47 9 9686-4070

Docentes do Curso

Ms. Felipe Simões da Matta

Dr. Roger Marcel Wanke

Dr. Klaus Andreas Stange

Dr. Rolf Roberto Krüger

Dr. Paulo Afonso Butzke

Dr. Werner Wiese

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.