Curso de extensão

Espiritualidade e Edificação de Comunidades 

A Comunidade Cristã necessita ser edificada. No entanto, nem todo crecimento é saudável. Quais seriam as marcas de uma comunidade missionária à luz do livro de Atos? De que forma a espiritualidade pessoal e a vida em comunhão contribuem para a edificação de uma comunidade saudável? E a diaconia: qual a sua contribuição para a edificação de uma comunidade missional? Finalmente, a edificação da comunidade precisa acontecer a partir de uma identidade teológica. Nesse sentido, como o legado de reforma da vida comunitária e do culto praticada por Lutero nos inspira na nossa práxis de piedade e edificação de comunidade? Estas são propostas que este curso aborda.

Prof. Dr. Claus Schwambach
Coordenador do Curso
claus.schwambach@flt.edu.br

O curso tem por objetivos gerais viabilizar a reflexão de temas centrais da espiritualidade cristã em tradição luterana, e capacitar lideranças de comunidades cristãs para lidar de forma motivada e motivadora com os desafios da edificação da comunidade local, promovendo seu engajamento ativo na vida da comunidade.

São objetivos específicos do curso:
– Abordar temas centrais da espiritualidade cristã, a partir de seu embasamento em textos e tradições bíblicos, bem como em textos da Reforma luterana;
– Viabilizar a vivência da espiritualidade no lidar com textos bíblicos;
– Discutir textos e temas centrais ligados à edificação de comunidades;
– Despertar a visão missionária;
– Motivar lideranças para a atuação engajada nos desafios missionários da comunidade local.

Temas do Curso:
→ Marcas de uma igreja missionária em Atos 2 e na igreja contemporânea:

Reconhecer as marcas e características de uma igreja missionária estabelecidos em Atos 2. 42-27 como normativos para a projeção histórica da cristandade. Dialogar com as marcas da igreja primitiva a partir da própria realidade eclesiástica. Conhecer características de igrejas contemporâneas que experimentam revitalização e crescimento integral.

→ A comunhão dos cristãos e seus efeitos transformadores na vida pessoal e na vida das comunidades cristãs:
Abordagem de aspectos bíblicos do AT e do NT, que fundamentam a comunhão cristã: O conceito veterotestamentário de um relacionamento pessoal com Deus; o conceito de Povo da Aliança; a espiritualidade individual e coletiva no livro de Salmos; comunhão como expressão do discipulado e seguimento a Jesus; o conceito neotestamentário do “uns aos outros”. Impulsos a partir do livro Vida em Comunhão de Dietrich Bonhoeffer para a vida pessoal e comunitária.

→ O serviço ao próximo e a prática diaconal e seus impactos para a edificação da comunidade:
Fundamentação cristológica da diaconia: implicações da auto apresentação de Cristo, como diácono, para os seus discípulos. Discipulado na perspectiva do serviço ao próximo. Vivência pessoal e comunitária da diaconia. Diaconia como mola propulsora da edificação da comunidade: ser comunidade do cuidado.

→ Impulsos de Lutero para uma igreja missionária:
Abordagem do programa de reforma da vida comunitária e do culto praticado por Lutero, mediante análise e discussão de textos selecionados; Exposição sobre as bases bíblicas que serviram de referência e de motivação para as ações do Reformador. A compreensão de missão e evangelização em Lutero (A interpretação da 2ª petição do Pai Nosso no Catecismo Maior). Discussão das implicações para a nossa vida e práxis atual, tendo por referência o PAMI.

O curso foi pensado para:
• Membros de comunidades cristãs;

• Lideranças que fazem parte de Presbitérios, e que colaboram nos diversos serviços e ministérios na comunidade;
• Pastores/as e Ministros/as que atuam em comunidades cristãs;
• Pessoas interessadas no assunto.

Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia simples da carteira de identidade.
– 01 foto recente.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Claus Schwambach (claus.schwambach@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O curso de Espiritualidade e Edificação de Comunidades é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Não há turmas em andamento.

Docentes do Curso

Dr. Claus Schwambach

Dr. Paulo Afonso Butzke

Dr. Rolf Roberto Krüger

Dr. Roger Marcel Wanke