Curso de Extensão

Entre o Lamento e o Louvor: o livro de Salmos e a espiritualidade cristã.

O ser humano experimenta em sua vida momentos muito diferentes. A vida é bastante dinâmica, cheia de surpresas, não é mesmo? Uma hora a gente está feliz, alegre, realizado, se sentindo uma pessoa abençoada. Em outros momentos da nossa vida, nós passamos por frustrações, sofrimentos, dores e dificuldades, nos sentindo completamente abandonados. Experimentamos esses dois momentos em nossa vida. Como reagimos a estas situações? Como expressamos em nossa vida a nossa alegria ou nossa tristeza?
O ser humano vive a sua vida entre o lamento e o louvor.
No livro de salmos nós encontramos as palavras mais humanas ditas a Deus, seja no contexto da mais profunda dor e sofrimento, seja diante da experiência mais sublime de alegria e gratidão.

Objetivo geral
O curso quer mediar aos estudantes competências para estudar e compreender a linguagem das orações registradas no livro de Salmos; como podemos expressar para Deus o nosso lamento e a nossa gratidão. O curso visa fortalecer na fé, para enfrentarmos os dias difíceis da nossa vida e celebrar o seu amor, nos sentindo gratos e carregados por Deus.

• Interpretar exegeticamente textos selecionados do Livro de Salmos;
  • Aplicar a exegese bíblica em perspectiva pastoral;
  • Enfatizar e desafiar a prática de algumas das disciplinas espirituais a partir do livro de Salmos, tais como a oração e o relacionamento com Deus, a meditação da Palavra de Deus, o espaço do lamento, a confiança em Deus, a confissão de pecados, a contemplação da criação de Deus, a perseverança em meio a provações, o louvor e a gratidão.

A grade curricular é composta pelos seguintes temas:

1. Introdução ao livro de Salmos
2. Salmo 1 – A meditação na Palavra de Deus na vida cristã
3. Salmo 13 – O lugar do lamento na vida cristã
4. Salmo 23 – A confiança em Deus na vida cristã
5. Salmo 51 – A confissão e o perdão de pecados
6. Salmo 73 – Quando coisas ruins acontecem com pessoas boas
7. Salmo 78 – A educação na fé
8. Salmo 104 – A contemplação da criação na vida cristã
9. Salmo 139 – A experiência da presença de Deus
10. Salmo 150 – O louvor e a gratidão na vida cristã

Cada um dos temas acima possui uma carga horária de 3:30 h/a. O curso tem uma duração total de 35 h/a.

• O curso é aberto para o público amplo, e se destina a todas as pessoas.
• Obreiros leigos de comunidades, independentemente das diferentes denominações da igreja cristã.
• Lideranças de comunidades em geral, independentemente das diferentes denominações da igreja cristã.
• Estudantes de Teologia da FLT e seus familiares

Basta preencher o formulário de inscrição.

Você gostaria de levar esse curso de forma presencial para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Klaus A. Stange (klaus.stange@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);

→ ONLINE - Turma 4/2021

Início: nova turma em OUTUBRO
Local: Plataforma EAD da FLT
Horário das aulas: Como se trata de um curso online, boa parte das aulas acontecem de forma assíncrona, ou seja, o estudante organiza seu próprio horário de estudo. Além disso, cada disciplina também terá 1 h/a de aula síncrona, ou seja, um momento – a ser combinado com a turma, em que estudantes e professores se encontram para dialogar e aprofundar o Salmo que está sendo estudado.
Período de inscrições:
→ As inscrições deverão ser feitas até o início do curso, através do site da FLT
Valores do curso:
→ R$ 99,00. O valor pode ser parcelado em até 5X sem juros no cartão de crédito.
→ R$ 89,10 (10% desconto) Para pagamento na modalidade PIX. Insira o código promocional PIX10
→ Para outras opções de pagamento, entre em contato com administrativo@flt.edu.br

Outras informações:
Faculdade Luterana de Teologia – E-mail: cursos@flt.edu.br
Whatsapp (47) 9 9795-0582 (Cursos)
                   (47) 9 9686-4070 (Financeiro)
                   (47) 9 9755-3798 (Secretaria)

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO ONLINE

Dr. Claus Schwambach