Curso de extensão

Justificados por Graça e Fé
A carta aos Romanos (II)

O Apóstolo Paulo escreveu a carta aos Romanos com a intenção de compartilhar com os cristãos de Roma o conteúdo de sua doutrina e teologia. Como ele tinha planos de visitar aquela comunidade, a carta deveria funcionar como uma espécie de „cartão de apresentação“ do Apóstolo. Nela Paulo resume a essência de seus ensinamentos de forma sistemática e estruturada. Por essa razão, a carta aos Romanos foi vista já muito cedo como uma espécie de sumário da doutrina cristã.
Queremos dar continuidade ao curso sobre esta preciosa carta do apóstolo Paulo à comunidade dos Romanos.
Nesse sentido, a FLT convida líderes e membros de comunidades cristãs a conhecerem e a se aprofundarem no estudo das principais convicções da fé cristã. O curso viabiliza ao estudante a leitura e a interpretação sistemática dos capítulos 9 a 16 de Romanos, visando compreender a estrutura do pensamento de Paulo, bem como a aplicação de sua teologia na prática da vida cristã no dia a dia. Curso ideal para todos que estão em busca da compreensão das principais ênfases do cristianismo.

Prof. Dr. Werner Wiese
Coordenador do Curso
wwiese@flt.edu.br

São objetivos do curso:
• Viabilizar o conhecimento teórico e prático da arte de interpretar textos – exegese;

• Oportunizar conhecimento teológico e bíblico, em especial, da carta de Paulo aos Romanos;
• Motivar e animar os membros para participar ativamente nas suas comunidades, em especial contribuindo com conhecimento bíblico e teológico nas áreas em que atuam;
• Possibilitar um espaço / tempo para o desenvolvimento do senso crítico, tendo como critério o texto bíblico e sua exegese;
• Aplicar a exegese bíblica em perspectiva pastoral.

Grade de Temas do Curso:
I – Exegese de Romanos (3h/a)

A Carta de Romanos e sua relevância para os dias de hoje
Recapitulação dos capítulos de Romanos 1-8

II – Exegese de Romanos 9-11 (3h/a)
Rm 9.1-5: A incredulidade de Israel motivo de profunda dor ou profundo luto
Rm 9.6-13: A relação entre eleição e rejeição de Israel
Rm 9.14-29: A relação entre liberdade e eleição
Rm 9.30-33 A pedra de tropeço

III – Exegese de Romanos 9-11 (3h/a)
Rm 10.1-21: Israel é culpado
Rm 11.1-10 O resto fiel
Rm 11.11-24: A relação entre rejeição e graça
Rm 11.25-36: Deus cumpre suas promessas

IV – Exegese de Romanos 12-13 (3h/a)
Rm 12.1-2: Preâmbulo ao novo culto a Deus
Rm 12.3-8 Orientação parta o ministério carismático no interior da comunidade cristã
Rm 12.9-21: Orientações para o convívio na comunidade cristã e fora dela

V – Exegese de Romanos 12-13 (3h/a)
Rm 13.1-7: Cristãos no contexto de situações políticas e compromissos públicos regulamentados
Rm 13.8-14: A máxima ética e a vida na perspectiva do Dia do Senhor

VI – Exegese de Romanos 14-16 (3h/a)
Rm 14.1-15.13: A relação entre fracos e fortes na fé.

VII – Exegese de Romanos 14-16 (3h/a)
Rm 15. 14-33: O empenho de Paulo para superar o abismo entre judeus e gentios

VIII – Exegese de Romanos 14-16 (3h/a)
Rm 16.1-27: Saudações finais (o rosto da comunidade de Roma).
Teologia da Carta aos Romanos: O que levamos para casa?
Encerramento e entrega de certificados.

O Curso foi pensado e planejado para:
• Pessoas interessada pelo conhecimento bíblico e teológico, especialmente pela carta ao Romanos.

• Obreiros leigos de comunidades, independentemente da sua filiação denominacional.
• Lideranças de comunidades em geral.
• Estudantes de Teologia da FLT e seus familiares.

Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia simples da carteira de identidade.
– 01 foto recente.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
Seguem algumas orientações necessárias para concretizar tal empreendimento:
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Werner Wiese (wwiese@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);
2) Para viabilizar a oferta do curso em sua cidade, faz-se necessário encontrar um/a parceiro/a que assuma atividades de coordenação/secretaria no novo local de oferta, e que se dispusesse a:
a)Ajudar na divulgação do curso, visando formação de uma turma de 25 alunos;
b) ajudar na busca de um local para a realização do curso – preferencialmente com um custo acessível;
c) durante o curso organizar o coffe break (encomendar em alguma panificadora e arrumar a mesa nos intervalos) – a FLT reembolsa as despesas;
d) fazer os serviços de secretaria. Seria uma espécie de ponte entre a turma e o(s) coordenador(es) do curso ou também com os setores acadêmico e administrativo-financeiro da FLT, sempre que necessário;
e) fazer as reservas de hotel para os professores.
3) A FLT coloca toda a estrutura de marketing à disposição, incluindo a produção de todos materiais e mídias de divulgação e o reembolso de eventuais despesas de divulgação previamente autorizadas.
4) A contrapartida da FLT para a pessoa que se torna parceira da FLT é a gratuidade do curso.

Seja parceiro/a da FLT e leve esse curso para sua cidade e região!

Turmas em oferta

Você tem interesse nesse curso?

O Curso Justificados por Graça e Fé – II é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Não há turmas em andamento.

Docentes do Curso

Dr. Vítor Hugo Schell