Curso de Extensão

A carta de Paulo aos Romanos

Justificados por Graça e Fé

O Apóstolo Paulo escreveu a carta aos Romanos com a intenção de compartilhar com os cristãos de Roma o conteúdo de sua doutrina e teologia. Como ele tinha planos de visitar aquela comunidade, a carta deveria funcionar como uma espécie de „cartão de apresentação“ do Apóstolo. Nela Paulo resume a essência de seus ensinamentos de forma sistemática e estruturada. Por essa razão, a carta aos Romanos foi vista já muito cedo como uma espécie de sumário da doutrina cristã.
Ao oferecer o presente curso, a FLT convida líderes e membros de comunidades cristãs a conhecerem e a se aprofundarem no estudo das principais convicções da fé cristã. O curso viabiliza ao estudante a leitura e a interpretação sistemática dos capítulos 1 a 8 de Romanos, visando compreender a estrutura do pensamento de Paulo, bem como a aplicação de sua teologia na prática da vida cristã no dia a dia. Curso ideal para todos que estão em busca da compreensão das principais ênfases do cristianismo.

Prof. Dr. Werner Wiese
Coordenador do Curso
wwiese@flt.edu.br

O curso tem por objetivos:
• Conhecer de forma panorâmica os capítulos 1 a 8 da carta aos Romanos, sua estrutura, seu conteúdo e sua mensagem;

• Aprofundar questões relativas à doutrina cristã e à compreensão da salvação conforme Romanos;
• Esclarecer dúvidas de interpretação existentes em relação à Romanos e apontar para a relevância da mensagem da carta na atualidade;
• Auxiliar no discernimento bíblico teológico a respeito dos temas apresentados pela carta;
• Viabilizar o treinamento e a formação continuada de pessoas que participam e que colaboram no trabalho da comunidade cristã;
• Oportunizar o conhecimento da Bíblia, seu temas centrais, sua hermenêutica, bem como sua teologia;
• Fortalecer a identidade bíblico-confessional dos membros e líderes da comunidade e participantes em geral;
• Possibilitar um espaço / tempo para o desenvolvimento do senso crítico;
• Fortalecer a identidade missionária e a convicção doutrinária da comunidade cristã.

I – Macroestrutura do livro e Exegese de Romanos 1 (3h/a)
a) Rm 1.1-7: Preâmbulo da carta
b) Rm 1.8-17: Introdução que reflete a relação entre remetente e destinatários da carta
c) Rm 1.18-32: Os gentios sob a ira de Deus

II – Exegese de Romanos 2.1-3.31 (3h/a)
a) Rm 2.1-3.8: Os judeus sob a ira de Deus

III – Exegese de Romanos 3 (3h/a)
a) Rm 3.9-20: Judeus e gentios escravizados pelo pecado
b) Rm 3.21-30(31): Proclamação da justificação pela fé em Jesus Cristo.

IV – Exegese de Romanos 4 (3h/a)
a) Rm 4: Abraão exemplo de justificação pela fé

V – Exegese de Romanos 5 (3h/a)
a) Rm 5.1-11: A morte e ressurreição de Jesus Cristo o fundamento da esperança cristã
b) Rm 5.12-21: Adão e Cristo os representantes da humanidade para a morte e para a vida.

VI – Exegese de Romanos 6 (3h/a)
a) Rm 6: A posição do cristão diante do pecado à vista da graça de Deus
1º A graça de Deus rompe com o pecado: v. 1-11
2º A graça de Deus coloca o ser humano numa nova relação de serviço com Deus: v. 12-23

VII – Exegese de Romanos 7 (3h/a)
a) Rm 7: O pecado descoberto transforma a Lei em instrumento de morte o grito por libertação, ou: uma apologia da Tora

VIII – Exegese de Romanos 8 (3h/a)
a) Rm 8.1-17: O dom ou a realidade do Espírito de Deus é a alternativa à Lei enfraquecida pela carne na luta contra o pecado
b) Rm. 8.18-39: A esperança escatológica à vista dos sofrimentos presentes:
1º A dimensão universal da consumação escatológica: vv. 18-27
2º O agir de Deus em Cristo não é acaso, mas projeto original: vv. 28-30
c) 3º Nada poderá anular o projeto de Deus: vv. 31-39

Este curso destina-se aos membros participantes de comunidades, que desejam aprofundar seus estudos sobre a carta de Paulo aos Romanos. Destina-se também a lideranças de comunidades e paróquias e interessados em geral. Curso ideal para quem ocupa funções na igreja/comunidade e lida com o ensino e a pregação da palavra de Deus.

Documentos para Matrícula, a serem entregues apenas na primeira aula, por ocasião do início do curso:
– Cópia simples da carteira de identidade.
– 01 foto recente.

Você gostaria de levar esse curso para sua cidade ou região? Torne-se nosso/a parceiro/a!
1) Esse curso é coordenado por docentes da FLT. Havendo interesse em levar o curso para um novo local, entre em contato para obter orientações: Prof. Dr. Werner Wiese (wwiese@flt.edu.br) ou (cursos@flt.edu.br);

Você tem interesse nesse curso?

O Curso Justificados por Graça e Fé é a sua oportunidade para estudar com profundidade teológica, contando com professores comprometidos com a sua formação, competentes e qualificados.

CLIQUE AQUI: Registre seu interesse no curso

Turmas em andamento

Não há turmas em andamento

Dr. Claus Schwambach