Quando falamos sobre o estudo de teologia, a primeira coisa que vem a nossa mente é que se trata de um curso voltado para pessoas que querem seguir na vida religiosa, não é mesmo? Pois bem, o curso também pode ter outros propósitos para quem escolher iniciar esse aprendizado impactante.

O tema teologia pode ser ensinado por leigos de uma forma muito superficial, o que acaba criando uma ideia diferente do que realmente se trata o tema. Pouco é se falado sobre os campos de estudos e em quais áreas relacionadas a teologia os profissionais religiosos podem se dedicar.

Nesse blog iremos te mostrar o conceito do estudo da teologia e as áreas de aprendizado e atuação no mercado de trabalho.

O que é teologia

Antes de conhecer as áreas de estudo de teologia, precisamos entender sobre o que se trata o tema.

A teologia é a ciência que estuda os ensinamentos de Deus de acordo com as escrituras, de um modo mais profundo e técnico.

Sobretudo, no processo de aprendizado os alunos precisam analisar documentos que irão orienta-los a compreender melhor os ensinamentos de Deus.

Durante o curso de teologia, os alunos estudam diferentes áreas da teologia, cada módulo ensina um pouco sobre como a ciência foi surgindo com o passar do tempo.

Tanto para explicar a existência de Deus, quanto para justificar a criação do mundo em que vivemos.

Os campos de estudo de teologia são separados em módulos, por serem matérias teóricas, mesmo sendo sobre um propósito em comum, os temas são distintos uns dos outros.

Campos de aprendizados: conheça as áreas de estudo de teologia

Conheça os campos de estudos de teologia.

Teologia Bíblica

Como o próprio nome sugere, é o estudo focado na leitura da bíblia.

Contudo, ao conhecer melhor as escrituras bíblicas, você começa a compreender o processo de auto revelação de Jesus em relação a sua missão na Terra.

A teologia bíblica é o primeiro passo para iniciar sua jornada na vida religiosa aprendendo mais sobre os ensinamentos de Deus.

Campos de aprendizados: conheça as áreas de estudo de teologia

Teologia Histórica

Essa disciplina trata-se de um ensino com base nos acontecimentos históricos que influenciaram a igreja por vários períodos e com o tempo mudaram alguns fatores que hoje fazem parte dessa religião.

O objetivo do estudo é compreender e retratar a origem dos dogmas do cristianismo e idealizar um desenvolvimento desses ensinamentos com o passar dos séculos.

Com esse módulo, também conseguimos analisar como as pessoas reagem ao aprenderem sobre a história da igreja e criarem suas conclusões sobre o ensino.

Campos de aprendizados: conheça as áreas de estudo de teologia

Teologia Sistêmica

A teologia sistêmica é uma junção dos dois temas citados acima. Ela correlaciona informações da teologia bíblica e da histórica.

Para resumir, a teologia sistêmica apresenta informações revelando a verdade sobre Deus usando como base no que foi desenvolvido nos outros períodos apresentados.

Com isso, ela forma uma estrutura que engloba tudo o que já foi proposto e apresenta um modelo de entender por inteiro os ensinamentos do cristianismo.

Campos de aprendizados: conheça as áreas de estudo de teologia

Em quais áreas um teólogo pode atuar

Diferente do que imaginamos, quem se forma em teologia não precisa seguir apenas em pregar os ensinamentos de Deus como pastores ou padres.

Existe outros ramos para o profissional de teologia que nem pensávamos que o graduado dessa área poderia atuar.

Professor

Como em vários casos, após a graduação o profissional pode se tornar professor e ensinar outras pessoas sobre o que ele aprendeu.

E para os teólogos essa opção também é válida, pois podem atuar em escolas do ensino fundamental e em cursos de graduação.

No caso, ao dar aulas para ensino superior é recomendado que o profissional possua uma pós-graduação.

Pesquisador acadêmico

Em situações que o profissional escolhe trabalhar na área da educação, mesmo não sendo uma área especifica para os docentes, o ramo de pesquisa acadêmica logo surge.

Ao se tornar um pesquisador, o teólogo precisa entender e transmitir o conteúdo escrito de forma simples e de fácil compreensão.

Essa área é muito importante já que é nela que se descobre mais informações relacionadas ao cristianismo, como marcos que ficaram no passado, como surgimentos de dogmas, doutrinas e rituais.

Setor público

Em instituições como Marinha, Aeronáutica e Exército há vagas em concursos para os teólogos também.

Os profissionais religiosos são admitidos como capelão aquelas que são responsáveis por celebrações, cultos e apoio espiritual para os de mais servidores públicos.

Por que iniciar o curso de teologia

Com o curso de teologia você terá um ensino completo sobre o cristianismo e com essas novas informações você poderá iniciar um caminho profissional de sucesso.

Entender melhor sua fé

Ao iniciar seus estudos sobre teologia, você compreenderá alguns fatores que você aprendeu superficialmente.

E com o estudo mais aprofundado sobre teologia, você entenderá melhor sobre os ensinamentos de Deus e como essas informações podem agregar seu crescimento pessoal além do profissional.

Campos de aprendizados: conheça as áreas de estudo de teologia

Aprender a interpretar a bíblia de modo correto

Sabia que muitas vezes lemos a palavra de Deus de forma errada? Pois é, em algumas ocasiões interpretamos de modo incorreto alguns termos, o que provoca nossa ira por não entendermos e com isso desistimos de ler a bíblia.

No curso de teologia, uma das matérias propostas a ensinar as pessoas a compreenderem melhor os ensinamentos de Jesus e como essas palavras podem influenciar no nosso modo de viver.

Portanto, depois de aprender mais sobre os estudos de teologia e conhecer os campos de atuação da profissão, agora você está preparado para iniciar essa jornada.

Ficou interessado em aprender mais sobre a teologia?

Conheça o novo curso da FLT a Teologia Essencial, com o estudo você irá aprender sobre teologia bíblica Essencial, teologia sistemática, teologia prática, história da igreja e teologia pública.

O curso irá iniciar dia 13 de julho às 20:00.

Inscreva-se! Faça parte da FLT.