Fazer um curso apenas em um período ou integral? Qual é a melhor opção para o meu estudo? Se você chegou até este blog é porque está vivendo um dos vários dilemas do mundo das faculdades, não é mesmo?

Mais do que escolher uma graduação, é preciso lidar com questões que vão além de optar por uma universidade pública ou particular. Neste momento, também é necessário saber e entender em qual modalidade o curso será ofertado.

As faculdades, em sua maioria, costumam lecionar aulas nos períodos matutino (manhã), vespertino (tarde), noturno (noite) e até mesmo integral. Cada curso tem uma carga horária a ser cumprida e por isso existem essas divisões.

Ao longo do texto vamos focar no assunto do estudo integral, pois existem muitas dúvidas de como esta modalidade de ensino funciona, principalmente, se a o aluno estudará das 7h30 às 23h sem parar. Continue lendo para entender tudo, boa leitura!

  1. O que é estudo integral?
  2. Cursos de estudo integral.
  3. Benefícios do estudo integral.
  4. Estudo integral é a melhor opção?

O que é estudo integral?

Os cursos superiores na modalidade integral são aqueles em que as aulas são distribuídas entre os turnos da manhã, tarde e noite. Isso acontece devido a carga horária deles serem extensas e apenas um período não seria o suficiente para que o aluno tenha um bom proveito da graduação.

O estudo integral também é uma forma de evitar que os estudantes levem mais tempo para se formar, o que atrasaria a entrada no mercado de trabalho, por exemplo.

Esse tipo de ensino pode assustar muitas pessoas, visto que, teoricamente, elas passariam o dia todo estudando. Porém, podemos dizer que essa ideia é equivocada, pois a grade curricular não segue sempre o mesmo padrão todos os anos.

Isso quer dizer que, em alguns momentos, o aluno terá aulas alternadas, ou seja, às vezes somente pela manhã e tarde ou manhã e noite, assim por diante. Haverá dias, especialmente no último ano, em que não terá nenhuma disciplina.

A instituição de ensino em que você vai estudar também conta muito em como será a modalidade do curso. As universidades públicas são as que mais possuem graduação em tempo integral, principalmente, em áreas da saúde e exatas.

Cursos como medicina e engenharia têm muitas aulas práticas e estágios obrigatórios. Portanto, o estudo integral é uma forma para que o estudante possa seguir cada etapa com mais calma e dedicação exclusiva.

estudo integral

Cursos de estudo integral

Abaixo listamos alguns dos principais cursos que são ministrados na modalidade de estudo integral:

  • Medicina;
  • Enfermagem;
  • Engenharias;
  • Teologia;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Ciência da Computação;
  • Educação Física (bacharelado + licenciatura);
  • Estatística;
  • Zootecnia;
  • Física (bacharelado + licenciatura);
  • Fisioterapia;
  • Ciências Biológicas;
  • Medicina Veterinária;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Terapia Ocupacional.

Vale ressaltar que cada universidade possui sua própria forma de trabalhar com os cursos, ou seja, pode ser que você veja algumas das graduações citadas a cima em meio período ou em período semi-integral, principalmente, em instituições de ensino privadas.

estudo integral

Benefícios da modalidade

Um dos principais benefícios ao optar por um curso de modalidade integral, o aluno poderá focar nos estudos, garantindo que a formação seja exatamente no tempo previsto.

A dedicação contará muito para aprofundar os conhecimentos e assimilar todas as disciplinas de cada semestre. O estudo integral proporciona aos alunos uma graduação mais completa, com maior quantidade de aulas práticas, pesquisas e grupos de estudos.

O fato de estar mais tempo no campus de universidade do que em casa, a interação com os colegas, professores e até outros profissionais da instituição cresce. A partir disso, são criados fortes vínculos para o resto da vida, além é claro, da troca de experiências e networks.

Existem faculdades que oferecem além do curso, um alojamento, facilitando ainda mais a vida de quem quer estudar, pois o estudante terá tudo no mesmo lugar, estudo, comida e moradia. A economia pode ser bem grande se comparado com o aluguel de uma casa, por exemplo.

As graduações integrais agregam muito valor ao currículo, afinal, são vistas com bons olhos pelo mercado de trabalho já que eles reconhecem que o profissional se dedicou exclusivamente aos estudos. Um fator extra para gerar mais oportunidades.

estudo integral

Desvantagens

Assim como qualquer outro período de estudo acaba tendo desvantagens, no integral não seria diferente. Justamente por exigir do aluno uma disponibilidade total para frequentar as aulas em horários que a faculdade determina, a falta de tempo para outras tarefas é a principal dificuldade.

O estudo integral acaba impedindo o estudante de trabalhar fora, o que para muitos pode ser um grande problema já que o trabalho é fundamental para pagar materiais, transporte, comida e até mesmo a faculdade em si.

Os estágios remunerados nem sempre se encaixam com a grade curricular das disciplinas, sendo mais um impeditivo para ganhar dinheiro. Mas é possível buscar algumas alternativas como o home office ou trabalhos freelances.

Para quem muda de cidade para estudar e faz um curso integral, acaba tendo menos tempo para ir visitar a família. O que pode ser desvantajoso para as pessoas que são muito apegadas com a mãe, pai e amigos, por exemplo.

Estudo integral é a melhor opção?

Agora que você já sabe como funciona um curso em período integral e quais são suas vantagens e desvantagens, é hora que decidir se esta é a melhor opção para os seus estudos.

Então, para te ajudar nesta decisão, uma dica é analisar bem a sua rotina, disponibilidade e sua estabilidade financeira (o que vai determinar a sua necessidade de trabalhar ou não), além de outros fatores que poderão prejudicar ou serão benéficos para os seus estudos.

Não existe uma fórmula secreta/correta de como escolher o período do curso, mas é preciso fazer uma reflexão sobre o que você espera dos anos de faculdade. Cada modalidade tem suas particularidades, ou seja, escolha a que conciliará melhor a sua vida pessoal e de estudante.