“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos (…) Então Jesus começou a dizer: — Hoje se
cumpriu a Escritura que vocês acabam de ouvir”. Lucas 4. 18 e 21

 

Durante os dias 31/05 – 03/06, tivemos a grata oportunidade de conhecer, de fato, o que o Senhor Jesus disse sobre proclamar libertação aos cativos. Da mesma forma, presenciamos que essa Escritura se cumpriu no tempo de Jesus e, até os dias de hoje, os cegos veem e os cativos estão sendo libertos.

Nesses poucos dias, visitamos 9 cidades no Ceará, na região do Sertão e também do Cariri. Lá, a IECLB, Igreja de Jesus Cristo, tem se deixado guiar pelo agir do Espírito Santo, que conduz a Igreja sob o Senhorio de Cristo. O nordestino cearense é uma pessoa irreverente e, ao mesmo tempo, super respeitosa, povo amável, que recepciona e acolhe as pessoas como se fossem familiares seus.

Rodando essas cidades, percebemos como em tudo se vê Jesus Cristo. A cruz está presente em todos os lugares, inclusive no lombo do jumento, que é um animal sagrado. Sagrado não no sentido de veneração, no sentido de que, por muito tempo, foi utilizado no trabalho e no sustento. E, ao mesmo tempo, foi o animal que carregou Jesus na fuga da perseguição de Herodes e também na entrada triunfal. Na religiosidade do povo, essa é a motivação da cruz no lombo do jumento. O padroeiro das chuvas não é Pedro, mas José. Não é ao acaso, José é o pai adotivo de Jesus. Festa junina é, em todo lugar, festa de São João, pois esse é o primo de Jesus.

 

 

E, neste momento, atento para o versículo bíblico com o qual iniciei este relato.
O povo cearense não deve ser julgado por “crendice” ou “misticismos”. Muito pelo contrário, claramente as pessoas tem o seu coração guiado pelo Senhor Jesus, por isso tudo aponta para Cristo. A história demonstra uma tristeza: o coronelismo afligiu e oprimiu, por muito tempo, esse povo querido e tão amável. Por isso, você não pede as coisas direto para o “coronel”, você vai para os intermediadores.

Infelizmente, em muitas situações, o coronel se tornou religioso. Muitas pessoas ainda se encontram cativas em um sistema religioso que as condena ao inferno, onde pastores ditos evangélicos, se encontram como donos da vida das pessoas, literalmente as escravizando em um sistema que gera profundas feridas. E é nesse meio que aquele que proclama libertação aos cativos tem, cada vez mais, se manifestado no meio dessa gente, que tem a sua vista restaurada, que tem sido liberta do cativeiro.

A Comunidade Luterana São Lucas, em Iguatu, foi o principal ponto do nosso foco e concentração nesses dias que estivemos lá. Em um domingo, pela manhã, cada membro da comunidade deu o seu testemunho e, me chamou muito a atenção, que a palavra libertação foi amplamente utilizada por essas pessoas! Não libertação no seu sentido errôneo e equivocado, onde a redenção está em ser pobre ou ser oprimido, não! Mas, a libertação em se saber amado e aceito por Deus, em saber que Deus não é coronel, em saber que não se precisa de intermediadores, mas saber que Deus os
libertou para a liberdade!

 

 

 

Essa amada comunidade compreendeu a justificação por graça e fé e tem sido uma chama de esperança missional para a IECLB no Nordeste, onde encontramos uma comunidade viva, que ama e que é igreja todos os dias, de domingo a domingo! A redenção que eles encontraram, a libertação e a igreja inclusiva para essa gente é esta: Cristo morreu por mim, mesmo que eu não mereça e me chamou para a comunhão com os irmãos. E, acima de tudo, esta igreja me aceita e me convida a viver a partir da graça comprometedora de Cristo!

O fundamento para essa missão que cresce cada vez mais? Aquele único fundamento que Paulo fala aos Coríntios e que é a edificação de qualquer comunidade: Jesus Cristo! A Comunidade Luterana São Lucas abraçou a confessionalidade luterana, que os libertou para serem nordestinos, sem se sentirem culpados por isso. Pelo contrário, se sentem cada vez mais amados por Jesus! Uma Igreja guiada pela firme doutrina da Palavra de Deus, sempre será uma Igreja viva, que se deixa conduzir e guiar pelo Espírito Santo!

Saímos de lá perplexos, espantados, admirados e tudo isso no melhor sentido possível! Que saibamos, como Igreja de Cristo, sermos um só corpo e manter essa chama acesa no Sertão Cearense, onde a IECLB tem anunciado o amor de Jesus pelas pessoas!