O período da pandemia, que perdura um ano, afetou profundamente o cotidiano das escolas brasileiras e, principalmente, a vida dos próprios alunos. Muitos foram os desafios a enfrentar, seja nas famílias, seja nas escolas. Por isso, ao longo de 2020 também o SE LIGA, um dos projetos de extensão da FLT, em que estudantes da graduação realizam atividades socioeducacionais com alunos de escolas públicas, também teve que pausar suas atividades presenciais. No dia 04 de março de 2021, o “tempo de jejum” de atividades presenciais terminou. Iniciaram novamente as atividades do SE LIGA! A primeira equipe deslocou-se para a cidade de Rio Negrinho, na escola Marta Tavares, e realizou as atividades mediante rigorosa observação de todas as medidas de biossegurança exigidas pela escola. É dessa forma que a FLT e seus alunos contribuem para a profusão de valores que promovem a vida em ambientes escolares, mesmo sob as limitações impostas pela pandemia.

As atividades realizadas no contexto do Projeto SE LIGA, quanto às suas diversas ênfases de conteúdo, possuem forte caráter de prevenção, e estão voltadas, mais especificamente, para o desenvolvimento biopsicossocial e espiritual robusto das crianças, adolescentes e jovens abrangidos pelo projeto, contemplando, dessa forma, em especial, os seguintes dispositivos do ECA:

Art. 19. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho…
Art. 70. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
Art. 71. A criança e o adolescente têm direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Prof. Dr. Claus Schwambach
Coordenador