A Profa. Dra. Marilze Wischral Rodrigues, docente da área de Educação Cristã e coordenadora do programa Cenários da Vida na Faculdade Luterana de Teologia (FLT), e o Prof. Stélio João Rodrigues participaram de uma capacitação na Alemanha voltada ao programa Stufen des Lebens. A formação ocorreu entre os dias 14 de julho e 4 de agosto e incluiu três cursos realizados ao longo de três semanas.

A viagem também marcou os 10 anos da parceria entre a FLT e a Fundação Pflanzschule – Waltraud Mäschle – Stufen des Lebens, instituição alemã responsável pelo desenvolvimento da metodologia que, no Brasil, deu origem ao programa Cenários da Vida.

Desenvolvido pela catequista luterana Waltraud Mäschle desde 1982, o programa Stufen des Lebens surgiu da busca por novos métodos de formação e acompanhamento da fé. A partir da percepção de que o trabalho com símbolos favorecia o compartilhamento das experiências de fé e de vida, foram criados cursos destinados ao público adulto, utilizando uma metodologia participativa e vivencial. Ao longo dos anos, o programa se expandiu pela Alemanha e passou a contribuir para a revitalização de comunidades, movimentos e instituições, ultrapassando os limites da Igreja Evangélica e as fronteiras do país. 

A Fundação Pflanzschule é a responsável pelo programa e detém os direitos autorais da metodologia. Além disso, realiza a formação de pessoas facilitadoras e coordena uma equipe responsável pela elaboração e pelo desenvolvimento dos cursos. No Brasil, a FLT recebeu os direitos autorais para a utilização da metodologia e desenvolveu o programa Cenários da Vida, atualmente integrado à Coordenação dos Cursos da Fé da instituição e coordenado pelo Prof. Dr. Roger Marcel Wanke.

O programa Cenários da Vida propõe uma abordagem que integra a experiência humana e a mensagem bíblica por meio de cenários construídos no chão, utilizando objetos do cotidiano, elementos da natureza e símbolos. Os cursos acontecem de forma interativa, valorizando o processo de aprendizagem e promovendo uma aproximação existencial e poimênica dos textos bíblicos.

Entre as principais características do programa estão:

• A relação entre as histórias bíblicas e as experiências da vida cotidiana;

• A construção de cenários com objetos, símbolos e elementos da natureza;

• A metodologia participativa e centrada no processo;

• A abordagem existencial e poimênica.

Quem tiver interesse em conhecer melhor a proposta pode entrar em contato com a FLT pelo telefone (47) 3203-4664 ou pelo e-mail cursos@flt.edu.br.

Mais informações também podem ser obtidas com a coordenadora do programa, Profa. Dra. Marilze Wischral Rodrigues, pelo e-mail marilze@flt.edu.br.

A Profa. Dra. Marilze Wischral Rodrigues, docente da área de Educação Cristã e coordenadora do programa Cenários da Vida na Faculdade Luterana de Teologia (FLT), e o Prof. Stélio João Rodrigues participaram, entre os dias 14 de julho e 4 de agosto, de uma capacitação na Alemanha voltada ao programa Stufen des Lebens.

A formação incluiu três cursos realizados ao longo de três semanas e também marcou os 10 anos da parceria entre a FLT e a Fundação Pflanzschule – Waltraud Mäschle – Stufen des Lebens, instituição alemã responsável pelo desenvolvimento da metodologia que, no Brasil, é conhecida como Cenários da Vida.

Desenvolvido pela catequista luterana Waltraud Mäschle em 1982, o programa surgiu da busca por novos métodos de formação e acompanhamento da fé. A proposta utiliza símbolos, objetos do cotidiano e elementos da natureza para aproximar as histórias bíblicas das experiências da vida, promovendo uma aprendizagem participativa e vivencial.

Ao longo dos anos, a metodologia se expandiu pela Alemanha e passou a contribuir para a revitalização de comunidades, movimentos e instituições, ultrapassando as fronteiras do país.

No Brasil, a Faculdade Luterana de Teologia é a instituição responsável pela aplicação e pelo desenvolvimento da metodologia por meio do programa Cenários da Vida, coordenado pela Profa. Dra. Marilze Wischral Rodrigues. A proposta integra os Cursos da Fé da FLT e busca promover o diálogo entre a Palavra de Deus e as experiências do cotidiano.

📩 Para saber mais sobre o programa, entre em contato com a coordenadora, Profa. Dra. Marilze Wischral Rodrigues, pelo e-mail marilze@flt.edu.br.

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.