A bíblia é considerada o livro mais lido do mundo e nela encontramos textos religiosos do antigo e novo testamento. Um dos livros mais falados é o do Apocalipse, no qual encontramos profecias sobre o fim do mundo.

Despertando a curiosidade ou o medo de muitos, os textos do Apocalipse ainda geram muitas dúvidas e especulações. Pessoas que seguem literalmente o que é colocado e outras que nem gostam de “tocar no assunto”.

Considerando tudo isso, trouxemos um blog para explicar o que é de fato o Apocalipse e como buscar formas para interpretá-lo por sua própria capacidade, ou seja, sem os achismos e equivocadas teorias de terceiros.

O que é o Apocalipse

De forma direta, Apocalipse significa “revelação”, a qual foi dada por Deus ao apóstolo João sobre o fim dos tempos e a volta de Jesus. Consequentemente, esse termo acabou se tornando sinônimo de fim do mundo.

O livro traz revelações divinas sobre o presente e o futuro das igrejas e da humanidade, sobre os últimos tempos, o juízo final e talvez o mais esperado: traz revelações sobre a volta de Jesus e a eternidade no Céu.

O livro contém 21 capítulos que servem para alertar e encorajar os que creem em Deus. O Apocalipse é, sobretudo, um livro para trazer esperança em meio à dificuldade e sua leitura deve ser feita para entender e não apenas para se informar.

Ele nos desafia à interpretação, afinal, estamos falando de um livro escrito com um formato especial, um gênero literário específico e desconhecido nos nossos dias, cheio de símbolos e figuras.

Uma mensagem de esperança

A esperança é a segunda das três virtudes teologais, junto da fé e do amor. Ter esperança tem a ver com ansiar por dias melhores, é esperar pelos novos céus e terra, diferentes dos atuais, onde haverá vida eterna, alegria, entendimento, amor.

E é sobre isso que o livro de Apocalipse fala, da esperança cristã, do fortalecimento da fé, da vitória em meio a derrotas. Para mostrar isso, Deus usou símbolos, animais, imagens, que hoje geram interpretações equivocadas e o temor pelo assunto.

Diante destes fatos nós percebemos o quanto é importante a busca pelo entendimento do “desconhecido”, para que você tire suas próprias conclusões. Assim como outros livros da bíblia, também o Apocalipse serve para aprofundar a relação que existe entre esperança e consolo.

o que é o apocalipse

As palpitarias sobre o Apocalipse

Como citamos acima, por ser marcado fortemente pela simbologia e por, o livro de Apocalipse acaba gerando muitos tipos de interpretações, algumas delas são baseadas na mentira e na enganação.

A humanidade sempre teve medo do “fim do mundo” e muitos intérpretes  abusam desse medo e acabam usando o texto bíblico do Apocalipse como fundamentação para teorias próprias também em benefício próprio. Além disso existe, popularmente falando, muita palpitaria sobre o Apocalipse. De 60 a 50 anos para cá esse problema se agravou ainda mais.

O sensacionalismo criado sobre um livro tão sério, até mesmo desmotiva as pessoas a irem atrás da verdade. Falsos profetas influenciam até mesmo a política e assim toda a vida em sociedade. A partir de uma interpretação equivocada do livro de Apocalipse, causam terror nas pessoas e distorcem o real sentido dos textos religiosos.

Motivos para buscar uma interpretação coerente

Considerando os pontos colocados aqui, podemos nos perguntar, “ por que me preocupar em interpretar de maneira correta e como buscar essas respostas? ”. Fique tranquilo, nós vamos te explicar!

O primeiro motivo que você deve levar em consideração para buscar uma interpretação coerente são as mentiras que te contaram sobre o livro do Apocalipse. Se surgiu aquela “pulguinha atrás da orelha”, é hora, sim, de estudar e aprofundar no assunto.

Outro ponto importante é a sua própria fé em Deus. É isso mesmo! O nosso desejo de renovar e/ou fortalecer nossa fé, já é motivo suficiente para adquirir conhecimento. A fé de forma nenhuma exclui a busca por conhecimento, embasamento. Buscando formação sobre o livro de Apocalipse você vai poder falar sem medo e com propriedade sobre o Apocalipse e, porque não, ensinar ao próximo a verdade.

Abaixo listamos outras razões para você buscar compreender melhor  o livro de Apocalipse:

– Por ser revelação de Deus e sua vontade que conheçamos a mensagem do livro;

– Pois o livro, à sua maneira, trata a respeito de toda a cosmovisão cristã;

– Pois o livro trata da esperança cristã, por excelência, sobre a vitória garantida em meio e depois da tribulação.

Onde buscar conhecimento

Bom, agora que você já sabe o que é e porque estudar o livro de Apocalipse, é hora de buscar a melhor forma para se aprofundar no assunto.

Existem muitas maneiras possíveis de aprender. Existem também muitas ofertas de ensino. A questão é como ter, sobre um livro tão antigo e controverso, uma formação confiável. Nesse sentido, o conteúdo trazido por meio de faculdades de teologia a partir do que é pesquisado de forma séria e mundialmente no âmbito da Teologia Bíblica é uma ótima indicação.

Muitas faculdades possuem cursos totalmente focados no livro de Apocalipse e neles é possível aprender sobre a estrutura, o conteúdo, a mensagem, além de desenvolver o senso crítico e, claro, o fortalecimento da fé.

Normalmente esses cursos são indicados para:

– Lideranças de igrejas cristãs e pessoas interessadas na área;

– Presbíteros e presidentes de comunidades cristãs;

– Pastores, missionários, diáconos, terapeutas pastorais e catequistas;

– Colaboradores do ministério com crianças, adolescentes e jovens;

– Líderes do ministério com casais e famílias;

– Dirigentes de estudos bíblicos ou de PGs – Pequenos Grupos;

– Pessoas que colaboram com o anúncio da palavra de Deus nas igrejas;

Apocalipse: o fechamento da bíblia com chave de ouro

A Bíblia Sagrada é composta por muitos livros e cada um tem sua forma, traz sua contribuição para um discurso coerente sobre o plano de Deus. Os textos de Apocalipse não seriam diferentes.

O livro de Apocalipse faz parte de uma tradição maior, específica e por isso deve ser entendido dentro dessa tradição bíblica mais ampla e não de forma isolada, O Apocalipse é a fonte para a conclusão da teologia bíblica iniciada a partir de Gênesis.

Reforçando a mensagem de que esse livro não trata apenas do fim dos tempos, dos novos céus e da nova terra como esperança máxima dos cristãos, mas da motivação para a perseverança, da alegria em meio ao sofrimento por causa da certeza do domínio de Deus, como Senhor da história, concluímos que o livro de Apocalipse fecha com chave de ouro a Bíblia Sagrada e deve ser estudado com zelo e dedicação.

Aprenda a interpretar o livro de Apocalipse

A FLT preparou para você um curso completo de interpretação do Apocalipse. Nele você terá oportunidade de entender este livro fascinante capítulo a capítulo, além de conhecer as diversas interpretações e correntes de pensamento sobre o fim dos tempo.