Como estudar a Bíblia? Essa pergunta ecoa na mente de muitas pessoas que se interessam pela Palavra de Deus e com certeza deve ser o motivo que te trouxe até este blog.

Infelizmente, a busca pelo estudo bíblico não é uma prática comum, por isso, ficamos muito felizes em saber que você tomou a iniciativa de compreender o que os textos sagrados têm a nos ensinar.

Vamos falar aqui sobre como estudar a Bíblia e o por que isso é tão importante não só para o seu entendimento, mas para a sociedade. Preste bem atenção aos itens e esperamos que comece aplicá-los o quanto antes.

Por que estudar a Bíblia?

O primeiro ponto para responder a esta pergunta é ter consciência de que a Bíblia é um livro Sagrado, pois traz a palavra de Deus. Seu estudo é para entender a mensagem que o Senhor deixou para nós, portanto, em nenhuma hipótese devemos ler como outro livro qualquer.

A Bíblia exige interpretações profundas, afinal, ela não contém textos meramente informativos, mas sim, de lições para as nossas vidas. As escrituras foram feitas por homens que tiveram o privilégio de receber revelações e inspirações pelo autor maior: Deus.

O fato de sermos limitados e pecadores diante de Cristo que é onisciente e poderoso acaba prejudicando nosso entendimento, porque simplesmente não somos capazes de compreender tudo acerca dele. Porém, o estudo da Bíblia nos coloca o mais próximo possível de sua essência.

A maldade do homem em justificar seus atos distorcendo as escrituras também é motivo para buscar conhecimento de forma correta. Muitos pregam a palavra conforme interpretações tendenciosas, disseminando inverdades. Exemplos disso são os falsos profetas e pessoas que matam e falam que fizeram isso porque Jesus “mandou”.

Por fim, o fortalecimento da sua fé e o desejo de levar os ensinamentos de Deus ao próximo também são razões para que haja um estudo bíblico profundo e coerente. É preciso ter propriedade para falar sobre a Bíblia Sagrada.

O que é preciso saber antes de começar a estudar a Bíblia

Ao tomar a decisão de estudar a Bíblia é preciso saber como ela realmente é, ou seja, o que devemos considerar em nossas interpretações. Por mais que existam várias versões, o que está escrito aconteceu de fato e em nenhum capítulo será encontrado mentiras ou contradições.

A Bíblia Sagrada é o livro mais bem documentado que existe e o mais lido do mundo. Portanto, considere os seguintes pontos na hora da leitura:

  • Cristo é o centro;
  • É uma história da redenção;
  • Não há mensagens ocultas ou códigos;
  • A Bíblia é completa, ou seja, não tem nada a ser adicionado nela.
como estudar a bíblia

Como estudar a bíblia

A Bíblia é um livro divino inspirado pelo Espírito Santo, portando, comece o estudo com uma oração. Peça a Deus que lhe conceda sabedoria para compreender e assimilar a mensagem, além de aplicar os ensinamentos na prática.

Não comece a ler sem antes preparar sua mente, pare, respire e conecte-se ao Pai, afinal, nada melhor que o próprio Autor para te auxiliar através de um bom discernimento e clareza no raciocínio. Lembre-se que ler de qualquer jeito não traz benefício algum.

Depois de orar, pegue a Bíblia e comece lendo um pouco por dia, estabeleça um horário e alguns capítulos para mergulhar de cabeça. Não adianta querer ler todo o livro de Gênesis em um dia, por exemplo, sua mente ficará cansada e as interpretações ficarão comprometidas.

Veja algumas outras dicas de como se organizar para estudar a Bíblia com qualidade:

  • Defina local, horário e tempo que pretende ficar estudando;
  • Intercale livros longos e curtos;
  • Tenha um dicionário por perto;
  • Leia as notas no rodapé da Bíblia;
  • Faça anotações;
  • Participe de grupos de estudo;
  • Leia mais de uma versão;
  • Use ferramentas de apoio;
  • Veja peças teatrais ou filmes sobre os livros da Bíblia;
  • Complemente a leitura da Bíblia com outros livros.

Onde posso estudar sobre a Bíblia

Existem cursos para praticamente qualquer coisa/área e para se estudar a Bíblia Sagrada não seria diferente. Além do planejamento de uma leitura em casa e sozinho, você pode optar sim, por fazer uma capacitação com pessoas especialistas no assunto.

Além de grupos de estudos em igrejas e cursos de extensão, é possível ter formação acadêmica ao cursar uma faculdade de teologia. Calma, não é preciso ser padre, pastor ou afins para isso, se você tem interesse em assuntos religiosos, uma graduação é um ótimo caminho. 

Faculdade Luterana de Teologia

O curso de Teologia da FLT (Faculdade Luterana de Teologia) tem duração de quatro anos e tem como objetivo capacitar os alunos a testemunhar de forma cativante o Evangelho de Jesus Cristo em palavras e ações transformadoras nos mais diferentes contextos e situações.

Conheça nossos cursos na área de estudos bíblicos e exegese.

10 dicas de como estudar a bíblia

Aplicar os ensinamentos na prática

Agora que você já sabe como estudar a Bíblia, é hora de colocar todas as dicas em prática. Reforçamos aqui a mensagem de que a leitura dos livros sagrados é muito importante para a sua vida e a sociedade como um todo, pois a verdade poderá ser levada ao próximo.

Anote os versículos que mais tocaram seu coração e leve para a vida. Sinta-se grato pelo privilégio de entender a Palavra de Deus. Diante disso, deixamos como reflexão o seguinte versículo:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.”

2Tm 3.16-17