Você com certeza já teve dúvidas sobre o que é um curso de extensão e provavelmente não está sozinho nessa. O que pode ter de diferente em um curso desse e por que recebe esse nome?

No blog de hoje, vamos te explicar de maneira geral o que é, o quão importante e quais são os benefícios dos cursos de extensão e a partir disso, mostrar como essa modalidade de ensino também é utilizada pelas faculdades de teologia.

 Para as pessoas que buscam aprender ou aprofundar seus conhecimentos, os cursos são uma ótima opção, pois abrangem inúmeros temas, até mesmo sobre o elo entre o homem e a religião.

Mas afinal, o que é curso de extensão?

Diferente dos cursos de graduação, de pós-graduação ou os técnicos, os de extensão são uma oportunidade ofertada por faculdade e/ou universidade para unir a instituição e a sociedade. Isso quer dizer que qualquer pessoa interessada, até mesmo a que não tem formação superior, por exemplo, pode participar e agregar novos aprendizados.

Este tipo de ensino é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e é indicado para quem possui interesse em adquirir novas habilidades em uma área de sua preferência. Mas um detalhe importante: diferente de cursos do ensino superior, os cursos de extensão possuem validade acadêmica, mas não conferem um titulação (graduado, especialista, mestre ou doutor).

Por que fazer um curso de extensão?

Os cursos de extensão são uma opção valiosa para quem não quer deixar de estudar, mas não tem muito tempo. Afinal, a extensão tem menor duração, mas sem deixar de ensinar com qualidade.

Separamos aqui, alguns motivos do porque escolher este tipo de ensino:

1. Preparação para entrar na faculdade

Para aquele jovem que acabou de concluir o ensino médio e está na dúvida de qual faculdade irá fazer ou já sabe, mas quer se preparar melhor antes de iniciar de fato.

2. Ganhar destaque no mercado de trabalho

Esse é um benefício para aqueles profissionais que já estão trabalhando, mas que buscam ainda mais reconhecimento e crescimento. Com um curso de extensão é possível desenvolver suas habilidades e se especializar, portanto, ser uma referência em sua área de atuação.

3. Fazer networking

Ao iniciar, o aluno já tem contato com muitas pessoas de vários lugares e setores. As atividades (seminários, conferências, atendimento ao público, etc) feitas entre os colegas, gera troca de experiência e constroem relações.

4. Sair da zona de conforto

Os cursos de extensão também servem de ensino para quem quer mudar de profissão. Com eles, o aluno aprende novidades e se sente preparado para buscar novos horizontes.

Modalidades

Cursos de extensão também seguem a regra do modelo de educação presencial ou à distância, portanto, fique tranquilo (a) para escolher qual se encaixa melhor em sua rotina.

Quem pode fazer?  

Os cursos nesta modalidade podem ser feitos por qualquer pessoa que deseja aprender ou aprofundar conteúdos, sendo:

  • Alunos de graduação ou pós que possuem interesse em assuntos específicos de sua formação;
  • Adolescentes/Jovens que querem descobrir qual faculdade fazer;
  • Profissionais que buscam novos conhecimentos;
  • Qualquer pessoa que tem vontade de aprender e atingir um objetivo.

Como escolher um curso de extensão

Se você já decidiu e vai optar por fazer um curso de extensão, agora é hora de escolher a área e a instituição. Muita atenção nesse momento, pois não basta apenas acrescentar mais um item no currículo e sim, adquirir conhecimento que vá agregar em sua vida e profissão.

Caso não tenha uma formação anterior, faça um levantamento e liste as coisas que goste, faça testes vocacionais, eles vão te ajudar a escolher uma área. Agora, se você já tem uma faculdade, por exemplo, procure por cursos que complementem sua grade curricular.

Feito isso, busque por instituições de ensino com boa reputação, converse com ex-alunos e escute a opinião deles. Conheça o perfil do docente, se ele será a pessoa apta a dar aula sobre aquele tema. Não tenha medo de literalmente investigar, afinal, você não quer perder tempo com algo que no fim pode não servir para nada.

Outro item, pesquise pelos preços, mas lembre-se da regrinha de custo/benefício, ou seja, vale a pena investir um pouco mais naquilo que te dará bons frutos e pensar que o barato pode sair caro.

Curso de extensão em teologia

Como já citado, os cursos de extensão abrangem muitas áreas como, por exemplo, saúde, meio ambiente, psicologia, comunicação, direito, tecnologia e a teologia.

Diferente do que muitos pensam, os cursos de teologia não são destinados apenas aos líderes religiosos, freiras e pessoas ligadas a uma igreja. Qualquer pessoa que tenha o desejo de saber mais sobre questões religiosas, igrejas e suas ramificações, e sobre incontáveis assuntos ligados a fé e à teologia, pode sim se inscrever em um treinamento.

Para quem já tem formação na faculdade de teologia e busca aprimorar seus conhecimentos com os cursos de extensão, pode atuar como professor de religião ou filosofia e entrar para o sacerdócio ou para o assim-chamado ministério ordenado em sua igreja cristã (pastor, missionário, diácono, catequista e afins).

Existe uma variedade de temas para cursar como interpretação de textos bíblicos, mentorias matrimonias, temas relacionados a doutrinas, espiritualidade, metafísica, devocionais, apocalipse, entre outros.   

Curso de salmos: o que irei aprender

Ainda falando sobre os cursos de extensão voltados a teologia, um dos exemplos é o curso Entre o Lamento e o Louvor: o livro dos Salmos e a espiritualidade cristã. Ele tem como  objetivo apresentar aos alunos e analisar alguns dos principais e mais belos Salmos da bíblia.

Dessa forma, na capacitação de Salmos será possível ler, interpretar e se aprimorar sobre o assunto, de modo que você seja orientado, consolado e encorajado a viver a sua fé em Deus. Quem pode fazer:

  • Qualquer pessoa interessada no conhecimento bíblico e teológico;
  • Obreiros leigos de comunidades, independentemente das diferentes denominações da igreja cristã;
  • Lideranças de comunidades em geral, que atuam em ministérios de visitação, aconselhamento e ajuda;
  • Estudantes de Teologia.

Curso de extensão: uma forma de devolver à comunidade aquilo que foi aprendido 

No início do texto, falamos que um curso de extensão é ofertado pelas instituições de ensino superior como uma forma de ligar alunos da faculdade a sociedade. Portanto, é uma atividade social, na qual ambas as partes aprendem e são ajudadas por meio do estudo.

Dentro da teologia, o aluno estará apto a levar à comunidade a Palavra de Deus e falar sobre o Evangelho com relevância e profundidade aos mais variados tipos de pessoas. Mas para que tudo isso acontece de forma positiva, é necessário que haja uma boa interação e comunicação, independente da área.          

Se você chegou até aqui e gostou do blog, continue acompanhando nosso site. Esperamos que de alguma forma pudemos te ajudar na escolha de um curso e abrir assim, novos caminhos.