Financiamento de faculdade e bolsas de estudos são formas oferecidas para quem deseja fazer uma graduação em uma instituição pública ou privada.

Esses métodos são responsáveis por ajudar muitas pessoas, especialmente, as de baixa renda, a terem o tão sonhado diploma.

Não importa qual curso você queira fazer, é necessário muita dedicação nos estudos e, consequentemente, nos vestibulares que irá enfrentar até ingressar em uma universidade. Mas não se preocupe, caso não consiga passar neles, existem os financiamentos e bolsas, lembra?

O objetivo desse blog é explicar quais são os tipos de financiamentos e bolsas estudantis disponíveis no Brasil atualmente. Leia com atenção e veja qual das opções podem te ajudar nessa jornada acadêmica.

Tenha uma ótima leitura!

O que é financiamento de faculdade?

Os dados do último Censo de Educação Superior 2020 do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostram que até aquele ano, haviam 304 IES públicas e 2.153 IES privadas no Brasil. Ou seja, 87,6% das instituições de educação superior são privadas.

Essas informações evidenciam que não há vagas o suficiente para todas as pessoas que desejam fazer uma graduação pública. Logo, se faz necessário migrar para as privadas e é aí que entram os financiamentos de faculdade e afins.

Basicamente, um financiamento estudantil é quando a instituição financeira paga as mensalidades do aluno até ele concluir a graduação. Depois disso, esse “empréstimo” é pago pelo formando dentro de um prazo estipulado.

Esse modo de entrar para uma faculdade é mais utilizada por estudantes que não possuem uma condição financeira suficiente para bancar os estudos e por isso, financia o mesmo. Digamos que uma espécie de investimento.

financiamento de faculdade

FIES

Sem dúvidas, o financiamento de faculdade mais conhecido é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). De acordo com o Governo Federal, ele é uma ação destinada a financiar a graduação de estudantes matriculados em cursos presenciais, não gratuitos, e com avaliação positiva nos processos de avaliação conduzidos pelo Ministério da Educação.

Ainda segundo o Governo, o programa financia até 100% do valor dos encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino com adesão ao Fundo, de acordo com a renda familiar mensal bruta do estudante e do comprometimento dessa renda com o pagamento da mensalidade.

No site do MEC, mais especificamente na página FIES, são listadas as condições para quem deseja se beneficiar do programa:

  • Estudantes que não tenham concluído o ensino superior;
  • A quem não tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil anteriormente;

O estudante interessado em obter financiamento para o curso superior deve atender, preliminarmente, aos seguintes requisitos:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);
  • Ter sido selecionado no processo seletivo do Fies conduzido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Vale ressaltar que o próprio candidato deve certificar–se de que cumpre aos requisitos estabelecidos para concorrer ao financiamento, observadas as regras previstas no edital de cada processo seletivo.

Além disso, está vedada a concessão de novo financiamento a estudante inadimplente com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo.

financiamento de faculdade

Financiamentos juntamente a bancos

Outra opção para quem quer financiar os estudos é recorrer aos bancos e o melhor, nesse caso, é que não depende da sua nota do Enem. Porém, a maioria deve ter vinculo com a instituição em que voce deseja estudar, além da análise de crédito.

Bancos que possuem programa de financiamento estudantil:

  • Santander;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil.

O que é bolsa de estudo?

Assim como o financiamento, as bolsas são bem importantes para as pessoas que querem ingressar no ensino superior. A maioria das bolsas de estudos são integrais, ou seja, cobrem todas as mensalidades do aluno e ele não precisa devolver nenhum real por isso.

Já as parciais, como próprio nome já diz, é quando a bolsa só cobre uma parte das mensalidades e o estudante deve pagar o restante. A porcentagem varia de acordo com a especificação da bolsa de estudo, mas geralmente são de 50% a 80%.

financiamento de faculdade

Financiamento de faculdade: Prouni

Segundo o Ministério da Educação, o Prouni (Programa Universidade Para Todos) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, além de professor de escola pública que passa a poder concorrer as bolsas mesmo já tendo uma graduação, de acordo com a Medida Provisória nº 1.075, de 6 de dezembro de 2021.

Condições para participar do Programa, conforme diz o MEC

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, sendo que para quem estudou em escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada haverá prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou ser pessoa com deficiência. Para quem comprovar ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Para se inscrever é o candidato deve:

  • Realizar a edição mais recente do Enem;
  • Atingir no mínimo 450 pontos de média nas notas das cinco provas;
  • Não ter zerado na redação do exame;
  • Não pode ter participado do exame na condição de treineiro.

Mesmo que o programa seja o mais conhecido e até o principal proposto pelo Governo Federal, ele não é o único. Diversas instituições privadas também possuem suas próprias bolsas de estudos. Um exemplo é o que vamos dar a seguir.

financiamento de faculdade

Financiamento de faculdade e bolsas de estudos da FLT

Existem faculdades que oferecem suas próprias bolsas de estudos em parceria com demais instituições e esse é o caso da Faculdade Luterana de Teologia. Nela, os interessados possuem várias formas de apoio estudantil, isto é, para custear as mensalidades.

Estatisticamente falando, nos últimos anos, 98% dos alunos conseguiram pagar a maior parte do valor a ser investido em sua graduação. Isso foi possível graças ao Programa de Bolsas Sociais de Estudos da FLT, fundos de financiamento e oportunidades de descontos especiais junto à Direção Administrativo-Financeira da FLT.

Portanto, se você faz parte de um grupo familiar, no qual a comprovação de renda se de um até três salários-mínimos per capita (por pessoa), já tem todas as chances de garantir uma das bolsas sociais de estudos.

Assim como todas as outras bolsas de faculdades, a FLT faz um processo seletivo para classificar os interessados e assim, verificar quem serão os alunos contemplados com uma vaga de estudo na instituição.

Tem o desejo de fazer uma graduação em Teologia? Então, clique aqui e leia o Edital com todas as regras para concorrer a uma bolsa e ainda, preencher o formulário de avaliação prévia. Temos 15 bolsas sociais de estudos de até 75% à disposição dos (as) candidatos (as).

Bolsas Sociais de Estudo disponíveis na FLT

A Faculdade Luterana de Teologia tem várias possibilidades de financiamento ao seu alcance. Verifique qual é mais adequada para sua realidade financeira e social:  

  • FORMAR: o Fundo de Formação Ministerial da MEUC é disponibilizado apenas a estudantes que tenham o firme propósito de ingressar no ministério missionário da MEUC – Missão Evangélica União Cristã. As informações para de como receber o apoio FORMAR podem ser acessadas aqui.
  • UNIEDU: é um programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina que favorece a inclusão de jovens ao ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos. Para isso, eles devem atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação do programa, com bolsas de estudo e de pesquisa e extensão, integrais e parciais, para estudantes residentes em SC matriculados em cursos de graduação.
financiamento de faculdade

Crédito educativo e financiamento de estudos:

Conheça agora alguns programas de financiamento de faculdade da FLT:

  • Crédito Educativo da Associação dos Amigos do CETEOL: é um empréstimo de recursos para seus estudos e que só é pago após a conclusão do curso. Esse crédito está disponível para todos os estudantes da graduação que preencherem os formulários e forem aprovados, indistintamente.
  • FFAFT: o Fundo de Financiamento e Auxílio para a Formação Teológica é disponibilizado apenas a estudantes luteranos da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), e que tenham o firme propósito de ingressar no Ministério com Ordenação da IECLB.

Seja um aluno da FLT e transforme sua vida!

Te mostramos algumas das opções de financiamento de faculdade e bolsas estudantis para que você não deixe de entrar para o ensino superior. É possível realizar os seus sonhos e se tornar um profissional incrível.

Caso a graduação que você deseja fazer seja em Teologia, também damos opções de apoio prestadas pela FLT. Portanto, se recebeu o chamado de Deus e tem a vocação para o estudo da teologia, a questão financeira não deve, sob hipótese alguma, ser um empecilho para seus estudos.

A Direção Administrativo-Financeira da FLT, além disso, tem-se mostrado sempre de novo sensível a situações especiais ligadas a assuntos financeiros, estando aberta a dialogar com você a respeito de sua situação.

Não existe mais desculpas para iniciar uma graduação e se tornar um profissional que ajudará o próximo. Entre em contato com a FLT e faça sua matrícula em nosso curso de Bacharelado de Teologia ou em algum outro que também temos disponíveis.

Ligue agora mesmo ou acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho! Até mais!