Entre os dias 10 e 14 de abril aconteceu na cidade de São Leopoldo / RS, no CECREI, o Fórum de Missão da IECLB. Cerca de 140 pessoas de todos os 18 Sínodos da IECLB, bem como de instituições vinculadas confessionalmente a ela, se reuniram para discutir as novas metas missionárias da IECLB para os anos de 2025-2030.
Um dos palestrantes convidados foi o Prof. Dr. Roger Marcel Wanke, docente e diretor geral da FLT. Roger abordou o tema: “Neemias 1-4: Conhecer, Planejar, Agir”, iniciando com uma abordagem mais bíblico-histórica, levando os participantes a fazer uma viagem até Jerusalém nos dias do Exílio Babilônico até chegar no contexto histórico do cumprimento de várias promessas dadas por Deus pelos profetas, contextualizando assim, o período no qual Neemias vive e é chamado por Deus para atuar no processo de reconstrução da vida e da fé do Povo de Israel.
Num segundo momento, Roger aborda os três aspectos do tema: 1) “Temos pecado contra ti” – O Avivamento como fundamento da vitalidade e crescimento de uma comunidade (Neemias 1), destacando a importância de conhecer a situação que nos motiva a fazer missão; 2) “Estais vendo a miséria em que estamos” – O diagnóstico como despertamento da vitalidade e crescimento de uma comunidade (Neemias 2), destacando o planejamento estratégico que Neemias desenvolve para fazer a missão; 3) “Ao lado deles, juntos deles, depois deles… assim edificamos” – O Sacerdócio Geral como método da vitalidade e crescimento de uma comunidade (Neemias 3), destacando o agir concreto de Neemias na construção dos muros de Jerusalém. Ao final, o Prof. Roger apresentou três considerações para a vitalidade e o crescimento integral da igreja a partir do livro de Neemias. Roger conclui dizendo: “Que a IECLB possa ser liberta de seu Cativeiro Babilônico (cf. Lutero) e possa experimentar um novo recomeço. Que os desafios, as adversidades e as situações difíceis não nos causem medo. Que você e eu sejamos o Neemias que a IECLB necessita hoje para ser reedificada, para que ela possa experimentar de fato o que é a vitalidade e o crescimento integral. Que você e eu nos deixemos fascinar pelo Deus missionário de Neemias, por sua generosidade e sua autodoação. Neemias entendeu isso. Ele se auto doou, arriscou sua vida em favor do seu povo. Que as nossas metas missionárias 2025-2030 possam ser como os muros de Jerusalém, reedificados para servirem de balizas, de delimitações do nosso ser igreja, de fortalezas e fundamentos da missão de Deus através e apesar da IECLB”.