Alegria, gratidão e sentimento de missão cumprida – Esses foram alguns dos sentimentos que tomaram conta de 80 estudantes do Curso de Capacitação em Revitalização de Comunidades que participaram da formatura da primeira turma online, oferecida pela FLTem parceria com os Sínodos Norte Catarinense e Paranapanema da IECLB, nas modalidades de pós-graduação e de extensão.

O curso iniciou de forma presencial e muito animada em fevereiro de 2020 nas cidades de Curitiba/PR, Joinville/SC, Jaraguá do Sul/SC e Rio Negro/PR, com a presença de ca. de 250 estudantes, o que demonstra o grande interesse que há hoje na temática da revitalização de nossas comunidades. Com a vinda da pandemia, as atividades presenciais foram interrompidas e cedo foram organizadas as conhecidas aulas extras online através da plataforma Google Meet, realizadas de 14 em 14 dias. Foram momentos de participação voluntária dos inscritos, em que leituras ligadas ao tema da revitalização eram calorosamente debatidas pelos participantes. Foi um tempo de comunhão e crescimento virtual. Com o prolongamento da pandemia, os participantes que o desejassem foram convidados a fazer esse curso na modalidade online. Ca. de 90 pessoas optaram por arriscar ingressar nessa modalidade. Com a oferta online, uniram-se estudantes de outros sínodos e regiões da IECLB de diversos estados, além de um grupo de participantes da IPU – Igreja Presbiteriana Unida do RJ, resultando num colorido especial de participantes. As aulas aconteceram de agosto de 2020 até julho de 2021, contando com uma turma as terças-feiras e outra aos sábados. Com a realização da formatura, pode-se afirmar que esse projeto deu mais do que certo. As aulas proporcionaram intenso aprendizado, debates – as vezes intensos –, troca de ideias, e um grande compartilhar de iniciativas bem-sucedidas. Os estudantes foram desafiados e instigados a sonhar com novas iniciativas de missão e revitalização para uma igreja em contexto pós-moderno. Motivados e motivadas a sonhar com novas iniciativas de revitalização do culto e da liturgia, da evangelização e da diaconia, do uso das novas mídias, bem como com novas maneiras de criar sinergia entre o ministério ordenado e o sacerdócio geral de todos os crentes. Foram desafiados a realizar o trabalho na igreja em fidelidade ao evangelho e flexibilidade e inovação nas formas de sua vivência e transmissão às novas gerações e às pessoas “de dentro” e “de fora” dos muros da igreja.

A cerimônia de formatura contou com a participação do P. Sinodal Dr. Claudir Burmann e do P. Vice-Sinodal Alfredo Hagsma, que trouxeram uma saudação em nome de seus Sínodos. Muitos participantes fizeram uso da palavra, afirmando sua gratidão pelo curso, e pelos conteúdos e desafios que ele mediou. O Diretor Geral da FLT, Prof. Dr. Roger Wanke ressaltou a importância dessa parceria e o desejo da FLT de continuar a viabilizar formação de qualidade às comunidades. Em resumo, foi um momento simplesmente emocionante e especial.

A oferta do curso de Revitalização em Comunidades continuará em 2022! As inscrições para 5 novas turmas presenciais serão abertas em outubro (Joinville/SC; Jaraguá do Sul/SC; Mafra/SC; Curitiba/PR e Rodeio 12/SC). Será a retomada de aula para todas pessoas já inscritas que optaram aguardar por aulas presenciais. E será um oportunidade de novas lideranças e Ministro/as de nossas comunidades ingressarem nessa formação fascinante.

Prof. Dr. Claus Schwambach Coordenador do Curso

× Como posso te ajudar?