Institucional

Institucional

Network Brasil

A FLT é uma IES – Instituição de Ensino Superior que atua em rede, possuindo uma imensa rede de contatos. Ao cultivar tais relações profissionais e pessoais em diversos ambientes, gestores, colaboradores e docentes da FLT procuram fortalecer relações de amizade, estreitar negociações comerciais, ampliar parcerias estratégicas, reconhecer novos desafios e aproveitar oportunidades de inovação, que promovem o cumprimento de sua missão institucional. Movida por sua “visão” e “missão” institucionais, e tendo por critério a afinidade com os “valores” que são caros e inalienáveis à instituição, a FLT atua incessantemente na ampliação de sua rede de contatos, procurando pessoas e instituições com as quais possa atuar em sinergia.

O networking da FLT abrange relações institucionais construídas ao longo de muitos anos, através de diálogos, encontros, projetos e ações realizados em parceria, abrangendo tanto pessoas e instituições brasileiras, quanto de outros países.

Destacamos aqui as principais instituições que fazem parte da rede de contatos brasileira da FLT.

A FLT possui ações de cooperação com o curso de teologia do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, com sede em Joinville/SC. Mais especificamente, a FLT oferece desde o ano de 2015, de 2 em 2 anos, em parceria com o Centro Universitário Católica e a Faculdade Refidim, ambas de Joinville, o CONIT – Congresso Interinstitucional de Teologia. O objetivo principal da atuação em parceria nesse evento conjunto consiste em refletir, em perspectiva acadêmica e na tradição teológica de cada uma das entidades (católica, assembleiana e luterana), temas de relevância atual mutuamente acordados, visando o intercâmbio de ideias, o compartilhamento de pesquisa e reflexões, e a troca de saberes. 

A FLT possui ações de cooperação com o Faculdade Refidim, com sede em Joinville/SC. Mais especificamente, a FLT oferece desde o ano de 2015, de 2 em 2 anos, em parceria com o Centro Universitário Católica e a Faculdade Refidim, ambas de Joinville, o CONIT – Congresso Interinstitucional de Teologia. O objetivo principal da atuação em parceria nesse evento conjunto consiste em refletir, em perspectiva acadêmica e na tradição teológica de cada uma das entidades (católica, assembleiana e luterana), temas de relevância atual mutuamente acordados, visando o intercâmbio de ideias, o compartilhamento de pesquisa e reflexões, e a troca de saberes.

A IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é a organização eclesiástica maior, para dentro da qual a FLT atua, viabilizando formação de Ministros/as, bem como a formação de lideranças voluntárias de comunidades em todos os níveis. A FLT é um dos centros de formação teológica conveniados com a IECLB, que é a instituição que absorve a maior parte dos egressos do curso de bacharelado em teologia da FLT. Através do FFAFT – Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica, a IECLB cumpre sua missão social, viabilizando o financiamento de estudantes que pretendem ingressar em seus quadros futuramente. A Secretaria de Formação da IECLB media e apoia a realização de estágios nacionais e internacionais, intercâmbios internacionais, a realização de projetos de mestrado nacionais e de projetos de doutorado nacionais e internacionais, e auxilia a FLT a manter contato com a redes de entidades de apoio e financiamento internacionais, em especial alemãs.

A MEUC – Missão Evangélica União Cristã é um movimento espiritual e teológico de missão, vida e trabalho que atua dentro da IECLB. É a organização que criou a entidade mantenedora da FLT (União Cristã – Associação Social e Educacional). A MEUC é a segunda organização que mais absorve egressos da FLT, e que mantém o FORMAR – Fundo de Formação Ministerial, destinando recursos para concessão de bolsas de estudo para estudantes que pretendem ingressar em seus quadros futuramente. A FLT mantém relações e desenvolve ações de ensino e de extensão com diversos Departamentos da MEUC, como o DI – Departamento Infantil, a SEJA – Secretaria de Jovens e Adolescentes, o DM – Departamento de Música, o Departamento da Mulher e o Departamento de Famílias.

RENOVAR – O Projeto Renovar tem como objetivo oferecer apoio e atendimento às pessoas dependentes de álcool e outras drogas, aos seus familiares e/ou responsáveis antes, durante e após o tratamento da dependência química, visando à saúde espiritual, emocional e física, promovendo a Reinserção Social com a respectiva inserção em grupos de apoio (mútua ajuda), comunidades eclesiais e grupos sociais da comunidade.

 

A Cruz Azul do Brasil, braço brasileiro da Internacional Blue Cross, é um trabalho social cristão de caráter diacônico, que presta serviços e mantém programas de apoio à prevenção, ao tratamento e à reinserção social de dependentes de álcool e ouras drogas. Atua na prevenção e acolhimento de pessoas, manutenção de grupos de apoio (mutua ajuda), capacitação de multiplicadores sociais, divulgação de materiais e produção de publicações, bem como na construção de políticas públicas de qualificação e ampliação da rede de atendimento. Realiza assessoria e apoio às Comunidades Terapêuticas. A partir da parceria com a Cruz Azul, existente desde 2002, a FLT tem sido uma das IES pioneiras do Brasil a oferecer formação de recursos humanos que atuam na área da dependência química e em organizações ligadas a esse setor (p. ex. Comunidades Terapêuticas), através da oferta de cursos de pós-graduação e extensão. 

O CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança é um centro cristão de Comunidades Terapêuticas que atuam na prevenção, no tratamento e na reinserção social de dependentes químicos. Dentro das relações de parceria entre FLT e CERENE, as Comunidades Terapêuticas do CERENE tem sido espaços de realização de estágios e de ações extensionistas de estudantes. A FLT, junto com outras instituições, é uma das criadoras e apoiadoras do Projeto Renovar, que atua na prevenção e reinserção social de dependentes químicos, envolvendo ações extensionistas de estudantes da FLT. A FLT oferece, com apoio do CERENE, cursos e formação especializada na grande área da dependência química. 

A Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral da Família – EIRENE DO BRASIL é uma associação internacional de raízes latino-americanas, sem fins lucrativos, de profissionais cristãos que trabalham em favor do desenvolvimento, fortalecimento e defesa da saúde integral da família no Brasil, na América Latina e no mundo. EIRENE atua no apoio e difusão cursos, programas e projetos na área da família, e na cooperação com instituições que atuam na área, inclusive de ensino superior. As relações da FLT com EIRENE são regidas por um Termo de Convênio, no contexto do qual a FLT oferece, desde 2006, com apoio de EIRENE, diversos cursos de pós-graduação e atividades de extensão na área da família.

Filadélfia Hospedagens e Eventos é uma organização cristã, sem fins lucrativos, que tem por finalidade oferecer serviços de hospedagem e alimentação. Por estar localizado no Campus da FLT, o “Lar Filadélfia”, como é conhecido, é parceiro da FLT na oferta de hospedagens, alimentação, espaços para reuniões e realização de eventos e realização de cursos. 

A Editora e Livraria União Cristã atua na produção de livros e materiais cristãos, voltados para a edificação de comunidades cristãs. No contexto de sua parceria com a União Cristã, a FLT viabiliza a manutenção de uma área de sua Biblioteca que serve como ponto de venda da editora, viabilizando assim aos estudantes a possibilidade da compra e encomenda de livros e materiais ligados ao estudo da teologia. A FLT também desenvolve publicações em parceria com a Editora.

A AACETEOL – Associação dos Amigos do CETEOL é uma entidade que tem por finalidade atuar no apoio das atividades realizadas pela FLT. Além de financiar projetos de expansão da infraestrutura física e institucional da FLT, a AACETEOL mantém um Fundo Rotativo, alimentado por doações e contribuições voluntárias de associados, de amigos, apoiadores internacionais, bem como por reembolsos feitos por egressos que foram apoiados em seus estudos. A partir dos recursos do Fundo Rotativo, a AACETEOL mantém o Programa de Crédito Educativo, que visa auxiliar estudantes da FLT, seja da graduação ou de outros cursos, a financiarem seus estudos.

A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) é a entidade que representa mais de 89% do Sistema Privado de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina. A FLT é afiliada da AMPESC e, através dela,  recebe assessoramento pedagógico, administrativo, técnico, jurídico e educacional, além da articulação e mediação com os órgãos representativos do governo e de entidades de classes.