História da FLT

A FLT – Faculdade Luterana de Teologia é uma Instituição de Ensino Superior, de confissão luterana e tradição pietista protestante, sem fins lucrativos, com sede e foro na Rua Walli Malschitzky, 164, cidade de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina. É voltada ao ensino, à pesquisa e à extensão, tendo como objetivo a formação de uma cultura cristã que se destaque pela reflexão teológica e interdisciplinar e que leve ao exercício da piedade e do ministério cristão na igreja e na sociedade.

As origens

Desde 1960 pessoas encontram na instituição hoje chamada de “Faculdade Luterana de Teologia – FLT” uma boa formação, pautada numa sólida teologia bíblica, bem como no resgate da teologia da Reforma e das contribuições do Pietismo protestante. Esta teologia tem se mostrado ao longo das décadas como consistente e inovadora para o trabalho missionário, a edificação de comunidades, o preparo teológico de leigos, pastores e missionários e para o aprofundamento de cada pessoa que passa por aqui em sua vida de fé.

Já a partir dos primórdios do trabalho da MEUC – Missão Evangélica União Cristã no Brasil (meuc.org.br), entidade que criou a IES, os missionários pioneiros assumiram conscientemente a tarefa de preparar leigos para o trabalho missionário, capacitando-os para desenvolverem atividades, tais como: estudos bíblicos, conferências bíblicas e retiros. Começaram a ser organizados cursos com o objetivo de capacitar leigos para o serviço cristão. Tais cursos tinham como meta a criação de uma escola bíblica. Esta escola bíblica realizou suas atividades de 1960 a 1977. Em 1986 a Escola Bíblica foi reaberta, sob o nome de Instituto Bíblico Mato Preto. Em 1988 foi criado o CETEOL – Centro de Ensino Teológico. Na imagem abaixo você vê o lançamento da pedra fundamental do CETEOL, dirigido pelo então diretor, Missionário Arthur Clebsch.

Hoje a FLT é uma Instituição de Ensino Superior, de confissão luterana, sem fins lucrativos, com sede e foro na Rua Walli Malschitzky, 164, cidade de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina. É voltada ao ensino, à pesquisa e à extensão, tendo como objetivo a formação de uma cultura cristã que se destaque pela reflexão teológica e que leve ao exercício contextual da piedade e do ministério cristão.

O tempo do CETEOL – Centro de Ensino Teológico (1988 a 2001)

A partir de 1988, a educação teológica formal na MEUC encontrou no Centro de Ensino Teológico – CETEOL seu lugar adequado. Surge o seminário teológico, com um curso livre de graduação em teologia de duração total de 5 anos.

Três marcos merecem destaque quanto às credenciais desta casa de formação teológica, no período de 1988 a 2000:

1. O reconhecimento do curso de Bacharelado em Teologia pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB (luteranos.com.br), em 1994;

2. O credenciamento do CETEOL pela Associação de Seminários Teológicos Evangélicos – ASTE (aste.org.br), em 1995;

3. O credenciamento do CETEOL pela Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina – AETAL (aetal.com).

Credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC) e surgimento da FLT em 2000/2001

Com o reconhecimento dos cursos de teologia como cursos de graduação pelo governo brasileiro em março de 1999, instalou-se a possibilidade de que o CETEOL optasse pelo seu reconhecimento junto ao Ministério de Educação e Cultura – MEC. Para tanto, a partir de um convênio entre a Missão Evangélica União Cristã – MEUC e o Instituto Martinus de Educação e Cultura – IMEC, foi criada a Faculdade Luterana de Teologia – FLT, deixando de chamar-se CETEOL.

Após a visita de uma comissão de avaliação do MEC, nos dias 12 a 14 de novembro de 2000, a FLT obteve indicação de credenciamento. O fim desse processo ocorreu com a publicação da autorização do curso, pelo governo brasileiro, por meio da portaria no 1.915, de 22 de agosto de 2001, pelo Exmo. Sr. Ministro da Educação, Dr. Paulo Renato de Souza, sendo publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de agosto de 2001. O curso de Bacharel em Teologia e o Curso de Pós-graduação (lato sensu) em Teologia e Bíblia, bem como os Cursos de Extensão pertinentes à formação acadêmica oferecidos pela faculdade na área de teologia compõem a oferta de cursos da FLT. Seu curso de Bacharelado em Teologia foi reconhecido pela Portaria Ministerial 577, de 23 de fevereiro de 2006 e publicada no DOU em 1 de março de 2006.

Quanto ao seu credenciamento institucional pelo MEC, a FLT obteve o seu recredenciamento institucional através da Portaria Ministerial Nr. 546, de 27 de junho de 2014.

Quanto às credenciais da graduação em teologia, a FLT obteve a renovação do reconhecimento de seu curso de Bacharelado em Teologia através da Portaria Ministerial Nr. 175, de 20 de março de 2014.

A FLT foi a primeira Instituição de Ensino Superior a oferecer o Curso de Bacharelado em Teologia autorizado pelo MEC no Estado de Santa Catarina, constituindo-se, dessa forma, num marco municipal, regional e estadual de educação. A FLT construiu e ofereceu, desde seu credenciamento, cursos superiores sequenciais, cursos de pós-graduação lato sensu, e diversas atividades e cursos de extensão, oferecidos em todo o Brasil.