Perfil de Formação

A formação teológica e humana oferecida na FLT possui um perfil bem definido, caracterizado pelos seguintes aspectos:

Uma teologia bíblica em diálogo crítico com o legado cultural da humanidade

A teologia ensinada na FLT resgata o ensino bíblico do Antigo e do Novo Testamento, as confissões ecumênicas dos primeiros séculos e, neste caminho, a tradição teológica da Reforma luterana e do Pietismo protestante, confrontando-os criticamente com inúmeras contribuições do legado histórico, cultural, religioso e filosófico de toda a humanidade. A Palavra de Deus é ponto de referência e critério indiscutível de toda reflexão acadêmica, bem como norma para a vida pessoal e o ensino comunitário. Para nós, a revelação de Deus é um fenômeno histórico, político e público, verdade que diz respeito a todos os seres humanos, possui significado supra individual, bem como validade e reivindicação universais.

Uma teologia que cultiva e dá muito espaço para a espiritualidade pessoal e comunitária

A espiritualidade cristã vivida e praticada é muito valorizada e possui lugar central em nossos programas de educação, dentro do necessário respeito à diversidade de espiritualidades de nossos estudantes. Esse é um legado do movimento do Pietismo protestante na história e na atualidade. Entendemos que a “piedade”, ou melhor, a espiritualidade, o culto, o ouvir e o meditar a Palavra de Deus, a música e o louvor, a oração, a comunhão interpessoal e a ação diaconal a partir de uma atitude de amor contribuem para a transformação da pessoa, de sua personalidade e de seu caráter. E entendemos que essa transformação da pessoa é um pressuposto fundamental para que aconteça a transformação da igreja, da sociedade e do mundo, a partir da ação de Deus através de pessoas.

Uma teologia para a igreja, articulada num horizonte ecumênico e interreligioso

Nossa formação quer capacitar para as diferentes áreas de atuação e serviços das comunidades cristãs. O preparo teórico e prático para a missão, o pastorado, a ensino em todos os níveis da vida comunitária, a diaconia, o trabalho com todas as faixas etárias, a pregação e o aconselhamento perfaz o coração da maioria de nossos cursos. A FLT tem contribuído para a capacitação de pessoas de inúmeras igrejas cristãs no Brasil e até de outros países, sempre atuando em dimensão ecumênica, e sensibilizando e preparando para o diálogo crítico inter-religioso na sociedade globalizada.

Uma sólida formação geral, crítica, interdisciplinar e transversal

Os cursos e atividades ofertados pela FLT estão a serviço de uma sólida formação geral das pessoas, estimulando a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento crítico e reflexivo. Além disso, esses cursos promovem, sempre que possível, o diálogo crítico com outras ciências, teologias, filosofias e ideologias, no horizonte pós-moderno do encontro de diferentes culturas e saberes. A transversalidade e interdisciplinaridade também transparecem de modo intenso em seus cursos de Pós-graduação lato sensu e nas atividades de extensão.

Uma ênfase contextual, intercultural e missionária, que capacita a atuar na cultura e na sociedade

Por estarmos inseridos em sociedades complexas e pluriculturais, a FLT zela pela permanente atualidade, contextualidade e interculturalidade dos conhecimentos ministrados. A FLT motiva e capacita pessoas para articularem o Evangelho de Jesus Cristo e todos os demais conhecimentos teológicos e interdisciplinares numa perspectiva missionária, transmitindo conteúdos e realizando ações de forma simples e convincente, com sensibilidade cultural e competência comunicacional. Fomentamos formação de pessoas de mente renovada (Rm 12,1-2), aptas a atuar numa contra-cultura cristã e a cooperar para a paz e a justiça em todos os níveis de sua atuação na sociedade.

Permanentes práticas comunitárias e sociais inovadoras e transformadoras

Teologia é, ao mesmo tempo, uma sabedoria e uma ciência prática. Uma das ênfases da FLT reside na permanente articulação entre o milagre da fé cristã, de um lado, e a teoria e a prática, de outro. Por isso, oportuniza estágios e práticas comunitárias permanentes em sua graduação e “CBB”, viabiliza o contato com os mais diversos projetos diaconais, fomenta sensibilidade social, e promove a aplicação do saber teológico em práticas comunitárias transformadoras. Tais práticas e imersões comunitárias e sociais são uma dimensão transversal aos nossos currículos e cursos. Participantes de nossos cursos devem adquirir habilidades e competências práticas para atuar na comunidade, escola e sociedade.

Uma formação integral da personalidade humana e que habilita para o exercício profissional da vocação

A FLT observa de forma transversal os 4 pilares da educação da UNESCO (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser). Ela promove o conviver e o compartilhar da fé, da vida e do aprendizado em todos os níveis e cursos. Toda formação está focada na visão integral de ser humano enquanto ser biopsicosociocultural e espiritual. Através de sua Capelania Estudantil e do Programa de Acompanhamento Acadêmico e Pastoral, a FLT viabiliza, especialmente na Graduação e no “CBB”, cuidado aos futuros cuidadores, acompanhamento acadêmico e pessoal, em dimensão pastoral, psicológica e vocacional. Contribuímos com a formação da personalidade, em vistas ao exercício profissionalmente qualificado da vocação da pessoa.

Uma formação que oportuniza acesso universal ao conhecimento e é acessível a todos

A FLT possibilita acesso aos serviços, cursos e programas por ela oferecidos a todas as pessoas, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, condição social, credo político ou religioso, procurando sempre contemplar a pluralidade e a universalidade do saber humano.