Institucional

Institucional

Network Internacional

A FLT construiu ao longo das últimas décadas não apenas uma rede de instituições parceiras nacionais, mas também uma rede internacional de entidades, com as quais mantém relações institucionais. Através desse international networking  a FLT busca apoio financeiro para projetos institucionais, viabiliza intercâmbios e estágios internacionais, possibilita a mobilidade internacional de docentes, discentes e colaboradores. A FLT desenvolve também parcerias estratégicas visando a inovação e o desenvolvimento de novas propostas e materiais de ensino e extensão, bem como a realização de pesquisas e de projetos de doutorado.

Destacamos aqui as principais organizações, com as quais a FLT mantém relações institucionais.

A FLT possui acordo de cooperação com a FSU – Friedrich Schiller Universität Jena (Faculdade de Teologia da Universidade Friedrich Schiller de Jena), na Alemanha desde fevereiro de 2010. Finalidade geral é o intercâmbio e a cooperação regular em projetos de pesquisa, desenvolvimento de estudos, bem como o desenvolvimento conjunto de atividades das faculdades em cooperação com as igrejas em seus países e regiões de atuação. Como áreas de cooperação concreta tem-se: 1) o incentivo à estudos de pós-graduação stricto sensu, sendo que a Faculdade de Teologia da Universidade de Jena está aberta a receber egressos da FLT para programas de doutorado em teologia, dispondo seus docentes a orientá-los; 2) Intercâmbio do corpo docente e de pesquisadores. É praxe, desde 2010, que um docente de cada instituição passe um período de 2-3 semanas lecionando, ministrando palestras ou mesmo pesquisando no âmbito da instituição parceira – sendo que, sempre alternadamente, num ano vai um docente da FLT para Jena e no ano seguinte um docente de Jena visita a FLT; 3) intercâmbio de discentes; 4) Docentes pesquisadores das duas faculdades mantêm intercâmbio de informações sobre projetos de pesquisas nos quais atualmente estão envolvidos.

 

A FLT possui acordo de cooperação com a Theologische Fakultät der Universität Leipzig (Faculdade de Teologia da Universidade de Leipzig) desde maio de 2019. Finalidade geral é o intercâmbio e a cooperação regular em projetos de pesquisa, desenvolvimento de estudos, bem como o desenvolvimento conjunto de atividades das faculdades em cooperação com as igrejas em seus países e regiões de atuação. Como áreas de cooperação concreta tem-se: 1) intercâmbio de estudantes, pesquisadores e colaboradores das duas instituições; 2) a organização conjunta de cursos ou eventos acadêmicos; 3) A organização conjunta de projetos; 4) O intercâmbio de publicações.

O Acordo de Cooperação Científica foi aprovado por ambas as entidades em abril de 2019.

Desde 2016 a FLT possui ações conjuntas de intercâmbio discente e docente com a Augustana Hochschule (Escola Superior Augustana), em Neuendettelsau, na Baviera, República Federal Alemanha. E desde 2019 a FLT possui Acordo de Cooperação com essa IES alemã. Finalidade geral é o intercâmbio e a cooperação regular em projetos de pesquisa, desenvolvimento de estudos, bem como o desenvolvimento conjunto de atividades das faculdades em cooperação com as igrejas em seus países e regiões de atuação. Como áreas de cooperação concreta tem-se: 1) intercâmbio de estudantes, pesquisadores e colaboradores das duas instituições; 2) a organização conjunta de cursos ou eventos acadêmicos; 3) A organização conjunta de projetos; 4) O intercâmbio de publicações.

Desde 2019 a FLT mantém um Acordo de Cooperação e Mobilidade Internacional com a IHL – Internationale Hochschule Liebenzell (Escola Superior Internacional Liebenzell) localizada em Bad Liebenzell, na República Federal da Alemanha, visando viabilizar intercâmbio de discentes e de doscentes/pesquiadores, a viabilização de estágios internacionais mediados pelas 2 instituições nos países em que atuam, e o apoio a projetos de pesquisa de mútuo interesse.

A GBM – Gnadauer Brasilien Mission é uma instituição localizada na cidade de Schwieberdingen, na Alemanha, sem fins lucrativos, que visa viabilizar a criação e manutenção de uma ampla rede internacional de mútua cooperação entre pessoas e instituições cristãs alemãs e pessoas e instituições ligadas ao trabalho da MEUC – Missão Evangélica União Cristã no Brasil. A GBM é parceira alemã que apoia a FLT em diversas frentes: na viabilização, mediação e acompanhamento de intercâmbios e estágios internacionais; na captação de recursos financeiros para projetos de expansão institucional da FLT; no apoio logístico a deslocamentos internacionais de discentes, docentes e colaboradores da FLT; no apoio logístico e financeiro a projetos de pesquisa e de doutorado de egressos e docentes da FLT; e no envio regular de recursos para fins de manutenção do Fundo Rotativo da parceira da FLT – AACETEOL – Associação dos Amigos do CETEOL.

Em busca de uma maior internacionalização de sua atuação, a FLT atua desde 2015 como uma entidade cooperada da AMD – Arbeitsgemeinschaft Missinarischer Dienste, com sede em Berlim, na República Federal da Alemanha. A AMD é uma instituição que tem por finalidade o desenvolvimento de impulsos e programas voltados à missão, à evangelização, à edificação e à revitalização de igrejas, estando ligada a todas as igrejas territoriais evangélicas da Alemanha, e tendo por entidades parceiras outras organizações internacionais. Enquanto entidade ligada à AMD, a FLT possui desta a autorização para a adaptação e a contextualização de “Cursos da Fé”, tais como o Trilha8, bem como para o treinamento de multiplicadores no Brasil. A parceria com a AMD viabiliza o intercâmbio internacional de informações e de materiais, o intercâmbio internacional de pessoas que atuam no desenvolvimento dessas ferramentas, a troca de experiências e informações, constituindo-se assim em parceria que instiga novas pesquisas e o desenvolvimento, aprimoramento e aplicação de novas e inovadoras ferramentas na área da missiologia e da teologia prática.

Na busca por uma maior cooperação em nível internacional, a FLT possui desde 2016 uma acordo de cooperação com a Stiftung Pflanzschule, com sede em Obersulm, na República Federal da Alemanha. A finalidade da mesma consiste em projetos de adaptação e contextualização da coletânea de cursos da fé denominada de Cenários da Vida (alem. “Stufen des Lebens”). Objeto da parceria é, ainda, a formação de recursos humanos mediante a oferta de cursos de treinamento e de multiplicadores, bem como o intercâmbio internacional de informações e de materiais, o intercâmbio internacional de pessoas que atuam no desenvolvimento dessas ferramentas, a troca de experiências e informações, constituindo-se assim em parceria que instiga novas pesquisas e o desenvolvimento, aprimoramento e aplicação de novas e inovadoras ferramentas na área da missiologia e da Teologia Prática.

A FLT possui desde 2010 apoio da instituição alemã Gustav-Adolf-Werk e.V. (Obra Gustavo Adolfo), com sede em Leipzig, na República Federal da Alemanha, visando viabilizar a realização de intercâmbios e de mobilidade internacionais de estudantes de teologia da FLT. O Gustav-Adolf-Werk atua no acolhimento e na concessão de bolsas de estudo integrais para fins de realização de tais intercâmbios internacionais de estudantes de teologia durante o período de 1 ano, mediando sua inscrição e estudos na Faculdade de Teologia da Universidade de Leipzig ou na Faculdade de Teologia da Universidade de Heidelberg. A FLT envia anualmente estudantes para intercâmbio a partir das bolsas de estudo integrais viabilizadas por essa entidade.

Brot für die Welt é uma das grandes organizações de diaconia da Igreja Evangélica da Alemanha, com sede em Berlim, República Federal da Alemanha. Brot für die Welt tem atuado junto à FLT como entidade de fomento e financiamento de cursos de pós-graduação ligados a projetos sociais e diaconais, bem como na concessão de bolsas de estudos para estudantes da graduação, viabilizando a realização de estudos internacionais, cursos de línguas e intercâmbio em IES alemães.

A EKD – Evangelische Kirche in Deutschland  – a Igreja Evangélica na Alemanha –, com sede em Berlim, República Federal da Alemanha, é uma instituição que historicamente tem apoiado a realização de estudos, pesquisas e, em especial, de projetos de doutorado de docentes ou egressos da FLT na Alemanha, o que tem ocorrido na forma de concessão de bolsas de estudo integrais que viabilizem esses projetos.

Mission eine Welt é o centro de parceria, desenvolvimento e missão da Evangelisch-Lutherische Kirche in Bayern – Igreja Evangélica Luterana na Baviera. É uma instituição que tem apoiado nos últimos anos a realização de estudos, pesquisas e, em especial, de projetos de doutorado de docentes ou egressos da FLT na República Federal da Alemanha, o que tem ocorrido na forma de concessão de bolsas de estudo integrais ou auxílios financeiros parciais que viabilizem esses projetos. Tem contribuído também na integração de doutorandos na vida e no trabalho da Igreja Evangélica Luterana da Baviera.

Hilfe für Brüder International é uma organização com sede em Stuttgart, na República Federal da Alemanha, que atua em diversos países e continentes apoiando iniciativas e projetos diaconais e sociais de igrejas e movimentos cristãos. A FLT mantém relações institucionais com Hilfe für Brüder a muitos anos, sendo que a instituição tem apoiado a FLT principalmente em projetos de expansão de sua infraestrutura física, destinando recursos para a realização dos mesmos. Exemplos recentes são a estrutura de salas de professores baseada em containers, e a ampliação da estrutura física da biblioteca da FLT.

A FLT mantém relações institucionais a muitos anos com a Stiftung Hensolshöhe – Diakonissen Mutterhaus (Casa Matriz de Diaconisas da Fundação Hensolshöhe), localizada em Gunzenhausen, na República Federal da Alemanha, na forma de visitas e contatos regulares. A instituição de diaconisas é apoiadora do trabalho da FLT, auxiliando no custeio parcial de uma das cadeiras do corpo docente – um apoio que é mediado por outro parceiro alemão, a GBM – Gnadauer Brasilien-Mission.

O MLV – Martin-Luther-Verein in Bayern é uma obra diaconal livre da Igreja Evangélica Luterana da Baviera, cuja atuação está voltada para apoiar ações, projetos e iniciativas em igrejas luteranas da diáspora, em países como o Brasil, Costa Rica, El Salvador e Africa do Sul, entre outros. O MLV tem apoiado a FLT na realização de projetos sociais e no desenvolvimento e produção de cursos da fé. O apoio da entidade é mediado pela GBM – Gnadauer Brasilien-Mission.

Desde 2019 a FLT possui dois docentes sendo capacitados para serem “trainers” do método de leitura e interpretação bíblica Bibliolog, os Profs. Dr. Paulo A. Butze e Dr. Roger  M. Wanke. Ambos estão vinculados ao Bibliolog Netzwerk (Rede Internacional do Bibliolog), com sede na República Federal da Alemanha. Bibliolog Netzwerk é coordenada pela Profª Drª Uta Pohl-Patalong (Professora de Teologia Prática da Universidade de Kiel) e pelo P. Rainer Brandt (Studienzentrum für evangelische Judendarbeit Joseftal). A partir da atuação dos professores da FLT vinculados à rede internacional, a FLT é uma das primeiras instituições brasileiras a fazer parte da Rede Bibliolog Brasil, coordenado pelo casal de Pastores luteranos Adriane Sossmeier e Jandir Sossmeier, tendo constituído dentro da FLT o Núcleo de Bibliolog da FLT.

Bibliolog é um método de leitura, interpretação e vivência da Bíblia, baseado acima de tudo na interpretação judaica Midrasch, na qual se experimenta a Bíblia como algo vivo e significativo.

O trabalho em rede com Bibliolog Netzwerk possibilita a formação de lideranças, de Ministro/as e de estudantes de teologia para ministrar os cursos e as formações oferecidas pela rede Bibliolog.