CPA

O que é a CPA?

CPA – Comissão Própria de Avaliação.

Comissão Própria de Avaliação – CPA é uma comissão nomeada pelas IES Instituições de Ensino Superior para coordenar a auto avaliação institucional exigida pela legislação educacional brasileira (Lei n.º 10.861/2004), que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A CPA gestiona desde a elaboração dos métodos de avaliação, passando por sua implementação e sistematização dos resultados, até a elaboração de Relatórios Anuais e Trienais de Avaliação Institucional, que subsidiam os planejamentos administrativo e pedagógico de cada instituição, bem como fornecem subsídios  para a visita de comissões externas de avaliação do MEC.

Objetivos da CPA

A CPA da FLT possui os seguintes objetivos:

• Coordenar e articular o processo interno de avaliação, definir prazos da avaliação, incentivar à Auto-avaliação, bem como sistematizar informações e divulgação dos resultados da avaliação institucional aos docentes, discentes, funcionários e comunidade.
  • Promover a realização autônoma do projeto institucional, de modo a garantir a qualidade acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão e no cumprimento de sua pertinência e responsabilidade social
  • Apresentar os dados ao MEC – Ministério da Educação, vamos poder trabalhar os elementos obtidos em pesquisa para planejar os passos futuros.

Quem participa das auto avaliações da CPA?

Participam todos os membros da comunidade educativa – professores, estudantes, técnicos – administrativos, ex-alunos e outros grupos sociais relacionados à atuação da instituição.

Quem participa das auto avaliações da CPA?

Importância da auto avaliação

A importância da avaliação institucional consiste na busca da melhoria permanente em todos os níveis e processos, como também na busca de uma maior qualidade e eficiência da instituição. Pode-se dizer que a avaliação é um momento de autoeducação: é um pensar autocrítico sobre tudo o que acontece na instituição, sobre o que se tem feito ou deixado de fazer. É um perguntar-se constante e consciente sobre como se pode melhorar a gestão de todos os itens que fazem parte da avaliação institucional.

Diretrizes de Funcionamento da CPA

A CPA tem sua atuação normatizada através de um Regulamento específico, tendo diretrizes bem específicas de funcionamento. Ao final do processo de auto avaliação, a CPA presta contas de suas atividades aos órgãos colegiados superiores, apresentando relatórios, pareceres e recomendações.

Membros da CPA

A CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Os membros da CPA são nomeada através de Portarias da Direção Geral da FLT, sendo que atualmente as seguintes pessoas a compõe:

•  Juliana Andruschechen – Coordenadora da CPA
  • Dr. Klaus Andreas Stange – Representante do Corpo Docente